Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala pessoal,

Nos últimos meses eu estava com dificuldade de ter uma visão clara dos meus investimentos. Usava planilhas e alguns apps, mas nada me dava uma organização simples de verdade, principalmente na hora de planejar novos aportes.

Como sou desenvolvedor, acabei criando uma ferramenta para resolver isso pra mim mesmo.

A ideia foi manter tudo bem direto ao ponto:

• visualizar a carteira de forma clara
  • planejar novos aportes
  • organizar os ativos sem complicação

Depois de usar por um tempo, resolvi deixar disponível gratuitamente para quem quiser testar:

http://smartcarteira.com/

Não tem nada pago nem intenção de monetizar, é mais um projeto pessoal mesmo.

Se alguém puder testar e dar um feedback (principalmente pontos de melhoria), já ajuda bastante. Estou evoluindo com base no uso real.

Valeu!

• Brabo 3
Postado

Bom dia, lindão. Entrei lá e fiz alguns testes. Você é desenvolvedor, mas investe já pouco tempo, né?

1 - Os valores dos ativos renda variável estão fixos. O ideal seria ter data e hora da compra, e o valor da compra ser digitável.

2 - Renda fixa também não tem a data, e não tem o tipo de ativo depois da classe. (viceversa), por exemplo, simulei um Tesouro Direto, não perguntou se era prefixado, Selic, educa+, Taxa de juros, prêmio, etc. Isso se aplica a todos os ativos de renda fixa. Suas particularidades não foram levadas em consideração.

3 - stocks permitem compra de fração. Números fracionários não são permitidos, além de não ter a data e o valor não ser alterável.

4 - Não use IA para gerar alocação. Você está terceirizando para uma máquina pouco inteligente a vida de outra pessoa. No meu teste de resposta, me deu sugestão muito ruim de alocação. Ou talvez tenha sido porque o prompt de geração não é dentro da realidade.

5 - seria interessante ter uma "carteira" para ter lá um saldo restante e proventos recebidos. Ah, e nós ativos, ter a possibilidade de lançar os proventos.

• Me ajudou 1
Postado
14 horas atrás, Melquesedek Oliveira disse:

Bom dia, lindão. Entrei lá e fiz alguns testes. Você é desenvolvedor, mas investe já pouco tempo, né?

1 - Os valores dos ativos renda variável estão fixos. O ideal seria ter data e hora da compra, e o valor da compra ser digitável.

2 - Renda fixa também não tem a data, e não tem o tipo de ativo depois da classe. (viceversa), por exemplo, simulei um Tesouro Direto, não perguntou se era prefixado, Selic, educa+, Taxa de juros, prêmio, etc. Isso se aplica a todos os ativos de renda fixa. Suas particularidades não foram levadas em consideração.

3 - stocks permitem compra de fração. Números fracionários não são permitidos, além de não ter a data e o valor não ser alterável.

4 - Não use IA para gerar alocação. Você está terceirizando para uma máquina pouco inteligente a vida de outra pessoa. No meu teste de resposta, me deu sugestão muito ruim de alocação. Ou talvez tenha sido porque o prompt de geração não é dentro da realidade.

5 - seria interessante ter uma "carteira" para ter lá um saldo restante e proventos recebidos. Ah, e nós ativos, ter a possibilidade de lançar os proventos.

Boa noite, Melquesedek Oliveira! Tudo certo?

Valeu demais por entrar lá e testar de verdade. Esse tipo de feedback é exatamente o que eu estava buscando

Acho que talvez eu não tenha conseguido comunicar bem a proposta do projeto ainda, então vou aproveitar teus pontos pra esclarecer melhor:

1) A ideia do projeto não é acompanhar valorização ou performance dos ativos, até porque isso a corretora já faz muito bem.
O foco é mais em controle de aportes e balanceamento da carteira, pra ajudar na decisão de onde alocar nos próximos aportes com base na distribuição atual e na alocação alvo.

2) Sobre renda fixa, perfeito teu ponto.
Hoje ainda não tem cálculo automático de rendimento, então acaba ficando mais manual mesmo, mas já estou trabalhando nessa parte pra evoluir.
Sobre os tipos (Selic, prefixado, etc.), hoje a ideia seria usar o campo de identificação, mas concordo totalmente contigo, faz mais sentido estruturar isso melhor com seleção. Já entrou como melhoria.

3) Boa observação sobre stocks.
Vou ajustar pra permitir valores fracionários sim.
E o valor hoje está puxando baseado na cotação atual, justamente porque o foco está mais nos aportes do que no histórico de compra, mas concordo que isso pode gerar confusão, então preciso melhorar a forma como isso é apresentado.

4) Sobre a parte de alocação com IA, concordo contigo que é um ponto sensível.
A ideia não é substituir análise profissional, e sim dar um norte inicial pra quem ainda está perdido.
Mas claramente ainda precisa de ajustes pra melhorar a qualidade das sugestões, e vou adicionar avisos mais claros sobre isso também.
Se tiver sugestões de como melhorar essa parte, vou achar muito válido.

5) Sobre proventos, acabei não incluindo porque nem sempre eles são reinvestidos, e isso poderia impactar na lógica de novos aportes.
Mas faz sentido ter isso como informação separada, talvez sem interferir diretamente no balanceamento, vou estudar melhor essa possibilidade.

No geral, acho que pode ter parecido algo mais próximo de ferramentas como Investidor10, mas a proposta aqui é um pouco diferente.
A ideia é ajudar na tomada de decisão dos próximos aportes com base na carteira atual, alocação alvo e uma nota de qualidade dos ativos.

De qualquer forma, obrigado mesmo pelo nível de detalhe do feedback, ajudou muito a clarear pontos importantes.
Conforme eu for evoluindo essas melhorias, volto aqui pra compartilhar 👍

Postado
13 horas atrás, Sergio T disse:

pelo q eu vi eh next.js e me parece q vc ta hospedando no vercel
da uma olhada na falha de seguranca que foi reportado essa semana, e caso vc esteja hospedando no vercel mesmo, rotaciona suas chaves/tokens urgente

Fala! Valeu demais pelo toque

Eu tinha visto essa falha ontem mesmo e já fiz os ajustes hoje, inclusive já rotacionei as chaves/tokens como recomendado.

Pelo que saiu sobre o incidente, foi algo mais relacionado a acesso interno via ferramenta de terceiros, mas mesmo assim preferi tratar com cautela e revisar tudo do meu lado também.

Postado

Fala, Henrique. Tudo certo ? 

Boa demais a idea, gostei bastante da UX/UI. Bem bonita e limpa. 

Eu já sou dev a uns 5 anos então gosto de testar produtos novos, por esse motivo comecei com uma proposta de auditoria gratuita aqui pro pessoal da comunidade, tava usando e fazendo alguns testes e encontrei alguns pontos de Segurança/LGPD que seria importante ce dar uma olhada. 

Se tiver a fim te passo por DM. 

Parabéns pela idea, abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...