Felippe Nalim Postado 27 de Abril Postado 27 de Abril (edited) Fala, pessoal! Estou com uma dúvida sobre o rumo que devo tomar na minha carreira nos próximos anos (a forma como vou me arriscar, no caso) e gostaria de conselhos de pessoas mais experientes. Bom, vamos lá: atualmente trabalho no setor público, tenho um salário mediano para dev júnior (estou conversando para subir para pleno), conto com bons benefícios que o setor público proporciona e lembrando, não sou concursado. Consigo investir boa parte do salário por morar com meus pais e tenho uma flexibilidade de horário muito boa. No meu tempo livre, estou focando no desenvolvimento da minha startup. A minha dúvida é a seguinte: na minha situação, vocês focariam em desenvolver o próprio negócio (como eu estou tentando), enquanto aproveitam a flexibilidade do setor público, ou prefeririam arriscar em empresas privadas com salários mais altos? Ou até mesmo tentar vagas para a gringa? Editado 27 de Abril por Felippe Toscano Nalim 1
Eddy Paulini Postado 27 de Abril Postado 27 de Abril 1 minute ago, Felippe Toscano Nalim disse: Fala, pessoal! Estou com uma dúvida sobre o rumo que devo tomar na minha carreira nos próximos anos (a forma como vou me arriscar, no caso) e gostaria de conselhos de pessoas mais experientes. Bom, vamos lá: atualmente trabalho no setor público, tenho um salário mediano para dev júnior (estou conversando para subir para pleno) e conto com bons benefícios que o setor público proporciona. Consigo investir boa parte do salário por morar com meus pais e tenho uma flexibilidade de horário muito boa. No meu tempo livre, estou focando no desenvolvimento da minha startup. A minha dúvida é a seguinte: na minha situação, vocês focariam em desenvolver o próprio negócio (como eu estou tentando), enquanto aproveitam a flexibilidade do setor público, ou prefeririam arriscar em empresas privadas com salários mais altos? Ou até mesmo tentar vagas para a gringa? Fala, @Felippe Toscano Nalim ! Tudo bom? Rapaz, não sou mais da área de TI (abandonei depois de trabalhar 10 anos nela haha), mas aqui tá cheio de gente que pode te ajudar nisso! O melhor na minha humilde opinião, é você marcar um bate papo com algumas pessoas do nosso Programa de Conselheiros da AUVP, pois lá tem conselheiros que tem experiência nessa área e tenho certeza que vão te ajudar a explorar novos horizontes! Um deles que inclusive é bem ativo aqui na comunidade e é um cara que eu recomendo, tanto como profissional como pessoa, é o @Henrique Magalhães ! Espero que ajude e sucesso aí na sua jornada na carreira =D 1
Felippe Nalim Postado 27 de Abril Author Postado 27 de Abril 10 minutes ago, Eddy Paulini disse: Fala, @Felippe Toscano Nalim ! Tudo bom? Rapaz, não sou mais da área de TI (abandonei depois de trabalhar 10 anos nela haha), mas aqui tá cheio de gente que pode te ajudar nisso! O melhor na minha humilde opinião, é você marcar um bate papo com algumas pessoas do nosso Programa de Conselheiros da AUVP, pois lá tem conselheiros que tem experiência nessa área e tenho certeza que vão te ajudar a explorar novos horizontes! Um deles que inclusive é bem ativo aqui na comunidade e é um cara que eu recomendo, tanto como profissional como pessoa, é o @Henrique Magalhães ! Espero que ajude e sucesso aí na sua jornada na carreira =D Opa, muito obrigado pela dica! Vou seguir ele e quem sabe marcar esse bate papo, tmj! 1
Rodolfo Hanke Postado Domingo às 13:32 Postado Domingo às 13:32 On 27/04/2026 at 11:32, Felippe Nalim disse: Fala, pessoal! Estou com uma dúvida sobre o rumo que devo tomar na minha carreira nos próximos anos (a forma como vou me arriscar, no caso) e gostaria de conselhos de pessoas mais experientes. Bom, vamos lá: atualmente trabalho no setor público, tenho um salário mediano para dev júnior (estou conversando para subir para pleno), conto com bons benefícios que o setor público proporciona e lembrando, não sou concursado. Consigo investir boa parte do salário por morar com meus pais e tenho uma flexibilidade de horário muito boa. No meu tempo livre, estou focando no desenvolvimento da minha startup. A minha dúvida é a seguinte: na minha situação, vocês focariam em desenvolver o próprio negócio (como eu estou tentando), enquanto aproveitam a flexibilidade do setor público, ou prefeririam arriscar em empresas privadas com salários mais altos? Ou até mesmo tentar vagas para a gringa? Bom dia meu caro! Tudo bem? Lidar com as incertezas são sempre nossos maiores desafios, quando escolhemos um caminho precisamos negar os demais e esse jogo psicológico é que nos causa esses anseios!! Importante você sempre mapear os riscos e ter um plano para tomar esse tipo de decisão. Sobre o cenário que você passou: Você tem um emprego estável com salário mediano e flexibilidade para desenvolver seu projeto pessoal. Partir para empresa privada com salários maiores você pode se deparar com o desafio de conciliar tempo para seu projeto pessoal, sendo que, como no mercado financeiro: quanto maior o prêmio, maior o risco. Empresas que pagam muito bem naturalmente vão exigir mais de você e do seu tempo, a estabilidade vai depender muito do seu desempenho. Claro que é possível você trabalhar em uma área tech de um banco, por exemplo, que ganha muito e bem mas exige muito e ter projetos paralelos, possível sempre é, acredito que é apenas uma questão de medir riscos e sua disponibilidade, ainda mais num cenário em que você não tem dependentes. Sobre a gringa eu não tenho experiência de mercado de trabalho e nem das exigências sobre formação e experiência. Levante as informações sobre todos os caminhos que você tem em mente e mapeie os riscos, com planejamento, com o objetivo bem claro, as chances de sucesso são sempre muito maiores, e sabendo dos riscos, fica mais fácil de você ajustar a rota. Pense nisso também!
Rafael Miazaki Postado 3 horas atrás Postado 3 horas atrás Acabei de entrar para AUVP estava explorando as comunidades e encontrei essa thread. Dá uma olhada nesse vídeo do Mano Deyvin falando sobre alguns ramos na carreira de TI que achei bem bacana. Apesar do título ser sobre salário, ele comenta sobre a fábrica de software, consultoria, startup e Big Tech e achei que faz sentido para entender as possibilidades.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login