Jump to content

Previdência e Sonhos? Como planejar?


Recommended Posts

Fala sardinhas 🐟? Beleza? Feliz 2023 pra todos, todas e todes.

Estou na dúvida de como intercalar a previdência e o sonho de adquirir um casa melhor.

Minha meta de previdência é acumular algo em torno de 2 milhões para obter uma renda de 10 mil mês em 16 anos. Porém que quero também me aposentar em uma casa maior. Quero erguer uma casa que iria me custar algo entre 600 ~ 800 mil.

Qual a melhor estratégia de aportes pra essas duas metas? Hoje eu tenho dividido os aportes mensais em previdência e um parcela bem menor pra casa dos sonhos. Na previdência terei de tudo. Renda Fixa, Variável, Exterior e Cripto. Já na casa dos sonhos tenho aportado só em renda fixa.

Acredito que seria bom as duas "carteiras" seguires as mesmas estratégia mas fica difícil de ter um diagrama pra cada uma e tal.

Outra alternativa seria fazer uma carteira só e em determinado ponto eu sacar o dinheiro da casa e aportar full previdência dali em diante. Mas penso no imposto todo que teria que pagar, e também o desfalque que faria pois talvez eu não teria títulos de renda fixa vencendo na data que preciso tendo que vendar ações, fiis e cripto.

Escrevendo este tópico me veio a ideia de financiar a compra/construção. Posso dar uma entrada, tipo 300 ou 400 mil e tentar me organizar para pagar as parcelas com parte do aporte. Iria comprometer algo em torno de 40% do valor do aporte. Mas como eu faço com o dinheiro da entrada? Continuo acumulando total renda fixa?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu ja fiz uma simulação com exatamente 1 milhão em 15 FII's... em media pagaria 8 mil por mês de rendimentos. Com 2 milhões em FII's vc provavelmente iria ganhar o dobro montando uma boa carteira diversificada de FII, se fosse a carteira que montei você conseguiria o dobro, então uns 16 mil

 

Agora sobre a casa não sei como ajudar a planejar.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

Depois assistindo a live de segunda (09/01) cheguei a conclusão que é melhor guardar o dinheiro pra meta da casa em uma carteira de renda fixa. É um dinheiro que eu não posso ficar brincando com volatilidade de mercado e daqui 10 anos eu irei precisar de usar 100% do montante.

A live também disparou um gatilho de memória de algum outro vídeo/live onde o Raul disse algo parecido com:
"Se você tem uma data pra usar e não pode 'perder' então deixa em renda fixa."

Fazendo as contas aqui, se eu conseguir no pior dos casos títulos  pagando 6% real no mínimo eu já consigo alcançar a meta. Então parece que está tranquilo.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/01/2023 at 18:10, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Eu ja fiz uma simulação com exatamente 1 milhão em 15 FII's... em media pagaria 8 mil por mês de rendimentos. Com 2 milhões em FII's vc provavelmente iria ganhar o dobro montando uma boa carteira diversificada de FII, se fosse a carteira que montei você conseguiria o dobro, então uns 16 mil

 

Agora sobre a casa não sei como ajudar a planejar.

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza você está considerando 0,80% de DY mensal? Para o período atual acaba sendo fácil calcular e prever este valor , mas se forma conservadora e não ter surpresas ruins , o ideal seria projetar 0,60% mensal e pensar no longo prazo (e tudo que vier acima disso será uma grata e bela recompensa )

lembro que no início da turma 13 algumas pessoas estavam com quase ou ate 100% em fii de papel como se o Dy fosse durar pra sempre nas alturas … 

e olhando pra situação mencionada pelo @Heberth Jorge Feres mesmo para carteira de previdência (eu mesmo com 44 anos já estou pensando assim) será bom ter não apenas FII (aqui muito mais tijolo que papel) mas boas ações perenes pagadoras de dividendos , assim posso ter o DY e a reposição  da inflação de forma mais equilibrada … 

De certa forma vamos sempre ter que pensar no patrimônio e em como mantê-lo gerando os dividendos que queremos ou almejamos , e tentando não perder da inflação ….

sobre a casa, @Heberth Jorge Feres eu estou neste dilema , tenho um terreno , queria construir , mas se adiantar este plano vou prejudicar minha carteira de previdência , então no momento estou aportando mais de 45% mensais (acredito que por mais 2 anos) para na sequência dividir entre aporte e casa (construção ) … mas é uma decisão pessoal e difícil (a negociação com a patroa tá fluindo kkkk)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/01/2023 at 18:06, Heberth Jorge Feres disse:

Fala sardinhas 🐟? Beleza? Feliz 2023 pra todos, todas e todes.

Estou na dúvida de como intercalar a previdência e o sonho de adquirir um casa melhor.

Minha meta de previdência é acumular algo em torno de 2 milhões para obter uma renda de 10 mil mês em 16 anos. Porém que quero também me aposentar em uma casa maior. Quero erguer uma casa que iria me custar algo entre 600 ~ 800 mil.

Qual a melhor estratégia de aportes pra essas duas metas? Hoje eu tenho dividido os aportes mensais em previdência e um parcela bem menor pra casa dos sonhos. Na previdência terei de tudo. Renda Fixa, Variável, Exterior e Cripto. Já na casa dos sonhos tenho aportado só em renda fixa.

Acredito que seria bom as duas "carteiras" seguires as mesmas estratégia mas fica difícil de ter um diagrama pra cada uma e tal.

Outra alternativa seria fazer uma carteira só e em determinado ponto eu sacar o dinheiro da casa e aportar full previdência dali em diante. Mas penso no imposto todo que teria que pagar, e também o desfalque que faria pois talvez eu não teria títulos de renda fixa vencendo na data que preciso tendo que vendar ações, fiis e cripto.

Escrevendo este tópico me veio a ideia de financiar a compra/construção. Posso dar uma entrada, tipo 300 ou 400 mil e tentar me organizar para pagar as parcelas com parte do aporte. Iria comprometer algo em torno de 40% do valor do aporte. Mas como eu faço com o dinheiro da entrada? Continuo acumulando total renda fixa?

 

Bom dia amigo, interessante a questão.

Qual a sua idade ???

Link para compartilhar
Share on other sites

32 minutes ago, Júlio César Paz disse:

Bom dia amigo, interessante a questão.

Qual a sua idade ???

E ai Júlio. Completo 34 anos agora. Minha meta é aposentar com 50. Se as coisas continuarem indo bem ou ao menos como está hoje consigo adiantar essa data ou receber uma renda maior quando estiver nos 50.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

sobre a casa, @Heberth Jorge Feres eu estou neste dilema , tenho um terreno , queria construir , mas se adiantar este plano vou prejudicar minha carteira de previdência , então no momento estou aportando mais de 45% mensais (acredito que por mais 2 anos) para na sequência dividir entre aporte e casa (construção ) … mas é uma decisão pessoal e difícil (a negociação com a patroa tá fluindo kkkk)

Esse dilema é osso. Para metas curtas, tipo fazer uma viagem, comprar isso ou aquilo eu deixo uso caixinha do nubank. Metas curtas para até 2 anos.

Agora o da casa que é uma meta de longo prazo, com valor muito alto fiquei na dúvida. Mas depois caiu a ficha. Fiz umas projeções na calculadora do site e vi que aportando em Renda Fixa da pra chagar no valor com tranquilidade. 

Defini que do total do aporte x valor deve ser colocado na meta da casa nova. Se um dia a renda diminuir ai eu vou ter que penalizar essa meta pra não prejudicar a aposentadoria que é prioridade.

Editado por Heberth Jorge Feres
Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

E ai Júlio. Completo 34 anos agora. Minha meta é aposentar com 50. Se as coisas continuarem indo bem ou ao menos como está hoje consigo adiantar essa data ou receber uma renda maior quando estiver nos 50.

Neste caso vc tem o benefício do tempo a seu favor. No momento a renda fixa possui ótimas opções a médio prazo, mas estamos num cenário de análise ainda sobre as políticas do novo governo.

Creio que dê para ir acumulando patrimônio na renda fixa para a casa, mas eu focaria os esforços em construir o patrimônio da aposentadoria, porque quando chegar essa data pode ser que não seja sua prioridade ficar em casa e sim viajar, mudar de estado, de país.

Uma vez com patrimônio criado também as oportunidades de comprar algo mais barato que o mercado também aparecem.

Enfim, decisão pessoal e difícil.

Deus te abençoe e ótimos investimentos pra ti.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Júlio César Paz disse:

Neste caso vc tem o benefício do tempo a seu favor. No momento a renda fixa possui ótimas opções a médio prazo, mas estamos num cenário de análise ainda sobre as políticas do novo governo.

Creio que dê para ir acumulando patrimônio na renda fixa para a casa, mas eu focaria os esforços em construir o patrimônio da aposentadoria, porque quando chegar essa data pode ser que não seja sua prioridade ficar em casa e sim viajar, mudar de estado, de país.

Uma vez com patrimônio criado também as oportunidades de comprar algo mais barato que o mercado também aparecem.

Enfim, decisão pessoal e difícil.

Deus te abençoe e ótimos investimentos pra ti.

Com certeza. Fiz umas projeções aqui e mantendo a renda atual e conseguindo títulos 6% de rentabilidade real da pra alcançar a meta com folga. Vou focar em títulos de longo prazo tanto no tesouro quanto nos CDBs. Conforme o mercado vai se alterando eu vou estudando as melhores oportunidades.

Caso minha renda diminua eu reduzo o aporte da casa pra não prejudicar a previdência. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...