Jump to content

Recommended Posts

Postado

Bom domingo meus caros.

Trago esse post como um pedido e um incentivo a fazerem um brainstorm comigo e somar em tudo que eu já tenho pensado nos últimos meses. 
Meus pais comandam um restaurante de 40 anos de idade. Começou como um negócio bem pequeno do bairro e hoje é um expoente na cidade (talvez na região). Ao longo dos últimos meses eu estou buscando a melhor opção para aposentá-los de vez. A princípio é isso o tópico. 
Alguns fatos relevantes:

- Eu não tenho A MENOR ideia de como se toca/administra um restaurante. Eu tenho dois empregos e nenhum deles tem nada a ver com isso. Apesar de eu já ter trabalhado muito lá durante minha adolescência eu nunca tive cargo na gestão então a situação real da empresa, balanço, receitas etc eu tenho em estimativas. Eu tenho tempo e conhecimento geral em administração, organização financeira e investimentos, tenho uma microempresa por meu emprego quase sempre contratar por PJ e um sonho de aposentar os dois.

- Meus pais tem muita dificuldade de largar o osso já que eles estão inseridos diretamente no dia a dia da produção preparação e vendas do serviço

- Temos um gestor que apesar de ser da família eu não confio, ele que tem todos os balanços e resultados e meus pais não tem ideia de fato do que está acontecendo (e acho que nem querem ter).

- Pela minha estimativa apenas por calculo dos impostos tivemos receita por volta de 6 Mi em 2025 e as receitas de janeiro e fevereiro foram as maiores da história da empresa. Apesar dos 40 anos ainda é uma empresa em crescimento. 

-  o capital social da empresa teoricamente só tem participação dos dois como sócios, não temos nenhum sócio externo. Em caso de arrendamento/venda todo o dinheiro viria diretamente para eles.

Me ajudem estruturar o pensamento e mandem opções viáveis e plausíveis, por favor. Mãe, você tá na comunidade, aproveita e vem cá ver esse post também. 

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado
10 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Bom domingo meus caros.

Trago esse post como um pedido e um incentivo a fazerem um brainstorm comigo e somar em tudo que eu já tenho pensado nos últimos meses. 
Meus pais comandam um restaurante de 40 anos de idade. Começou como um negócio bem pequeno do bairro e hoje é um expoente na cidade (talvez na região). Ao longo dos últimos meses eu estou buscando a melhor opção para aposentá-los de vez. A princípio é isso o tópico. 
Alguns fatos relevantes:

- Eu não tenho A MENOR ideia de como se toca/administra um restaurante. Eu tenho dois empregos e nenhum deles tem nada a ver com isso. Apesar de eu já ter trabalhado muito lá durante minha adolescência eu nunca tive cargo na gestão então a situação real da empresa, balanço, receitas etc eu tenho em estimativas. Eu tenho tempo e conhecimento geral em administração, organização financeira e investimentos, tenho uma microempresa por meu emprego quase sempre contratar por PJ e um sonho de aposentar os dois.

- Meus pais tem muita dificuldade de largar o osso já que eles estão inseridos diretamente no dia a dia da produção preparação e vendas do serviço

- Temos um gestor que apesar de ser da família eu não confio, ele que tem todos os balanços e resultados e meus pais não tem ideia de fato do que está acontecendo (e acho que nem querem ter).

- Pela minha estimativa apenas por calculo dos impostos tivemos receita por volta de 6 Mi em 2025 e as receitas de janeiro e fevereiro foram as maiores da história da empresa. Apesar dos 40 anos ainda é uma empresa em crescimento. 

-  o capital social da empresa teoricamente só tem participação dos dois como sócios, não temos nenhum sócio externo. Em caso de arrendamento/venda todo o dinheiro viria diretamente para eles.

Me ajudem estruturar o pensamento e mandem opções viáveis e plausíveis, por favor. Mãe, você tá na comunidade, aproveita e vem cá ver esse post também. 

Amigo anônimo, primeiro desafio parece ser que seus pais não querem "aposentar" e esse sonho parece ser seu.

Você não confia na pessoa que esta lá, eles confiam ?

Caso eles queiram, você pode inicialmente se envolver na parte de administração financeira, e acompanhar o que esta acontecendo com os números, fazer uma auditoria, etc... e começar a pensar como seria essa transição.

Mas penso que tudo isso deva acontecer se seus pais tiverem essa vontade, e não for uma vontade somente sua.

Postado

Bom dia Anônimo, tudo bem?

Primeiramente seus pais estão de parabéns. Ter um negócio é desafiador e eles estão a muitos anos nessa jornada 👏

Primeiro a questão da aposentadoria, talvez valha aqui você verificar com um advogado previdenciário um planejamento para que seus pais possam se aposentar o quanto antes. Importante você contratar um bom advogado, para que ele avalie todo o histórico de contribuição e realmente envie pra vocês um planejamento correto.

17 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

E sentar com a contabilidade para analisar os relatórios contábeis não seria uma opção? Dessa forma vocês podem visualizar o histórico de faturamento, o histórico das despesas, onde estão os maiores gastos e o resultado da empresa nos últimos meses (lucro/prejuízo). Isso com certeza vai poder dar uma visualização para vocês e com base nisso realmente poderem pensar em decisões que precisam tomar. Sem essa visualização vocês estão no escuro.

Os seus pais tem um jeito de ser e isso vai impactar na forma como eles cuidam do negócio. A pergunta aqui é: Por que você quer mudar isso? Se você não sabe ao certo como está a saúde do negócio? O que você quer realmente mudar? Porque se você não tem essa visualização dos números, como você sabe que mudanças são necessárias?

Por que você não confia nesse gestor? A minha pergunta é para que você realmente reflita se você está realmente pensando no negócio ou se está deixando seus sentimentos pessoais impactar nesses temas.

Eu não entendi qual é o seu objetivo. Você quer mudar algo no negócio mas você não entende nada disso. Se você sente que tem algo errado, acho válido agendar uma reunião com a contabilidade para analisar os números.

Mas se você não vai ajudar seus pais a tomar conta do negócio, fica difícil entender porque você quer mudar as coisas.

E o mais importante: O que os seus pais querem para o negócio deles? Acho válido você entender isso também. Até para um planejamento futuro.

Espero que dê tudo certo

• Criar novo...