Jump to content
  • 0

GETT4 - Cancelamento das Ações

Fabiano Gomes

Pergunta

Bom dia, sardinhas.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, em 2021 eu recebi algumas ações na minha posição de GETT4 fruto da cisão do Santander, eis que agora retornando de férias fui dar uma conferida marota nas minhas posições e o ativo simplesmente desapareceu da posição na corretora e não há nenhum crédito em $ referente a essa posição nem nada.

Sem saber a causa fui tentar entender o porquê no RI da empresa e me parece que o ativo foi encerrado na CVM.

Minha pergunta é, quando isso ocorre não se recebe de fato nada por um ativo que estava na carteira? O ativo simplesmente desaparece e está tudo certo? Alguém sabe dizer mais sobre isso?

Além disso, como fica a declaração disso no imposto de renda? No ano passado o ativo estava declarado e na desse ano simplesmente removo a ação do mesmo como se nada tivesse ocorrido?

image.png.fc52a76469082dd0a8762529df19a235.png

Editado por Fabiano Gomes
Pergunta Complementar
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
31 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Bom dia, sardinhas.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, em 2021 eu recebi algumas ações na minha posição de GETT4 fruto da cisão do Santander, eis que agora retornando de férias fui dar uma conferida marota nas minhas posições e o ativo simplesmente desapareceu da posição na corretora e não há nenhum crédito em $ referente a essa posição nem nada.

Sem saber a causa fui tentar entender o porquê no RI da empresa e me parece que o ativo foi encerrado na CVM.

Minha pergunta é, quando isso ocorre não se recebe de fato nada por um ativo que estava na carteira? O ativo simplesmente desaparece e está tudo certo? Alguém sabe dizer mais sobre isso?

Além disso, como fica a declaração disso no imposto de renda? No ano passado o ativo estava declarado e na desse ano simplesmente removo a ação do mesmo como se nada tivesse ocorrido?

image.png.fc52a76469082dd0a8762529df19a235.png

@Fabiano Gomes neste caso você receberá o valor definido na OPA. Pelo que vi, ainda não foi definida a data do pagamento, porém é válido você enviar um e-mail para o RI questionando.

Com relação a declaração anual, a informação certamente vai constar no informe de rendimento como você deve considerar a posição destas ações em 31/12/2022.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Fabiano Gomes neste caso você receberá o valor definido na OPA. Pelo que vi, ainda não foi definida a data do pagamento, porém é válido você enviar um e-mail para o RI questionando.

Com relação a declaração anual, a informação certamente vai constar no informe de rendimento como você deve considerar a posição destas ações em 31/12/2022.

Boa Flavio!!! muito obrigado por sua resposta, na verdade eu nem estou tão preocupado com o $$$ porque foram muito poucas ações que recebi e o valor delas é baixo, porém o dobro de IRBR kkkkkk...

Estava mesmo interessado em entender como funciona esse tipo de evento, porque foi algo que não apareceu nas aulas e não se comentou sobre isso no módulo de IRPF (ou pelo menos não me recordo), então o grande valor aqui para mim é o conhecimento (fora a questão prática do que faço com isso na minha carteira para baixar a posição).

Até porque não encontrei nenhuma informação sobre esse tipo de evento nos sites de análise como Investidor 10 / Status Invest / etc.

Link para compartilhar

• Criar novo...