Jhonatan Falcochio De Melo Postado 8 de Maio Postado 8 de Maio Faz uns 3 meses que não comia um pastelzinho de Sexta, na feira aqui pertinho do trampo com aquela H2O limoneto 😋 Da última vez que comi o pastel estava 12 (hoje 13) e a H2O 8 (hoje 10). Agradeço por ter aprendido uma base aqui para o meu dinheiro estar redendo acima dos 4,14% da inflação atual no AUPO11 por exemplo com a Selic a 14,50% nominal (taxa real de 10,36%). E para vocês meus queridos Sardinhas, como está sendo o poder da inflação? 1
Eddy Paulini Postado 8 de Maio Postado 8 de Maio 3 horas atrás, Jhonatan Falcochio De Melo disse: Faz uns 3 meses que não comia um pastelzinho de Sexta, na feira aqui pertinho do trampo com aquela H2O limoneto 😋 Da última vez que comi o pastel estava 12 (hoje 13) e a H2O 8 (hoje 10). Agradeço por ter aprendido uma base aqui para o meu dinheiro estar redendo acima dos 4,14% da inflação atual no AUPO11 por exemplo com a Selic a 14,50% nominal (taxa real de 10,36%). E para vocês meus queridos Sardinhas, como está sendo o poder da inflação? Eu percebo muito na confeitaria, nos preços do chocolates. Saudades das épocas passadas em que eu mal pagava 50 mango o kg. Hoje é em média uns 100 por aqui 😅 1
José Ariola Postado Sábado às 20:02 Postado Sábado às 20:02 On 08/05/2026 at 11:52, Jhonatan Falcochio De Melo disse: Faz uns 3 meses que não comia um pastelzinho de Sexta, na feira aqui pertinho do trampo com aquela H2O limoneto 😋 Da última vez que comi o pastel estava 12 (hoje 13) e a H2O 8 (hoje 10). Agradeço por ter aprendido uma base aqui para o meu dinheiro estar redendo acima dos 4,14% da inflação atual no AUPO11 por exemplo com a Selic a 14,50% nominal (taxa real de 10,36%). E para vocês meus queridos Sardinhas, como está sendo o poder da inflação? O dia que você perceber que o IPCA não mede o aumento real de preços e que ele não é a inflação real você vai entrar em choque 😅 1
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Sábado às 20:06 Postado Sábado às 20:06 On 08/05/2026 at 10:52, Jhonatan Falcochio De Melo disse: Faz uns 3 meses que não comia um pastelzinho de Sexta, na feira aqui pertinho do trampo com aquela H2O limoneto 😋 Da última vez que comi o pastel estava 12 (hoje 13) e a H2O 8 (hoje 10). Agradeço por ter aprendido uma base aqui para o meu dinheiro estar redendo acima dos 4,14% da inflação atual no AUPO11 por exemplo com a Selic a 14,50% nominal (taxa real de 10,36%). E para vocês meus queridos Sardinhas, como está sendo o poder da inflação? A inflação é algo inevitável, o melhor é justamente fazer o básico bem feito. 2 1
Jhonatan Falcochio De Melo Postado Domingo às 05:21 Author Postado Domingo às 05:21 9 horas atrás, José Ariola disse: O dia que você perceber que o IPCA não mede o aumento real de preços e que ele não é a inflação real você vai entrar em choque 😅 Bom ponto @José Ariola como poderia ser medida a inflação real no seu ponto de vista?
Jhonatan Falcochio De Melo Postado Domingo às 05:23 Author Postado Domingo às 05:23 9 horas atrás, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: A inflação é algo inevitável, o melhor é justamente fazer o básico bem feito. Concordo @Antonio De Matos Teixeira Neto
Jhonatan Falcochio De Melo Postado Domingo às 05:27 Author Postado Domingo às 05:27 On 08/05/2026 at 15:16, Edison Luis Paulini disse: Eu percebo muito na confeitaria, nos preços do chocolates. Saudades das épocas passadas em que eu mal pagava 50 mango o kg. Hoje é em média uns 100 por aqui 😅 Sim @Edison Luis Paulini e isso faz um efeito cascata fazendo os seus produtos ficarem como maior valor para o consumidor final. Mas como o Antonio disse, inflação é algo inevitável, mas é bom entendermos como ela funciona. Eu lembro na época de escola que via passar reportagens que meu avô e minha vó acompanhavam sobre o assunto eu achava um tédio hahaha, e mais de 18 anos depois fui começar a entender isso e me importar kkk. 1
José Ariola Postado Domingo às 12:52 Postado Domingo às 12:52 7 horas atrás, Jhonatan Falcochio De Melo disse: Bom ponto @José Ariola como poderia ser medida a inflação real no seu ponto de vista? Acredito que a melhor forma de medir inflação (AUMENTO DA OFERTA MONETÁRIA) com o que temos disponível seria o aumento do agregado monetário M2 (dinheiro em espécie + depósitos à vista + Poupança + Títulos emitidos por bancos) por envolver moeda em circulação e os ativos com liquidez alta (quase-moeda). IPCA mede aumento de preço de uma cesta específica e não a inflação. Aumento de preço não é inflação, aumento de preço é consequência da inflação. Inflação é aumento da oferta monetária (mais dinheiro injetado na economia, ou seja, dinheiro novo criado do nada). Por isso o M2 seria o medidor mais indicado. IPCA mede aumento de preços, mas aumento de preços pode ocorrer por diversas coisas: aumento da demanda pelo bem, diminuição da oferta do bem, aumento da oferta monetária (dinheiro vale menos porque tem mais em circulação). Você não acha estranho que apesar dos avanços tecnológicos as coisas ficam cada vez mais caras? Isso é porque esse ganho de produção que temos com os avanços não consegue compensar o aumento da oferta monetária, ou seja, o aumento da oferta monetária é maior que os avanços de produção (por isso não tem um ano se quer que o IPCA seja zero ou negativo). Agora para você entrar em choque, o aumento do M2 médio nos últimos 20 anos foi de 13,75% ao ano e nos últimos 10 anos a média está em 11,90% ao ano. Me diz aí qual tá sendo seu ganho real com relação a inflação agora? 😅 Obs: o crescimento médio do M1 (dinheiro em espécie + depósitos à vista) foi de 10,80% ao ano nos últimos 10 anos. Você vai me dizer "ah, mas pra mim só importa o aumento do custo de vida, então o IPCA serve". Na verdade não serve, o aumento de preços seria um vetor. Cada produto pode sofrer de forma diferente e cada pessoa tem o seu vetor específico em cada momento (você consome coisas diferentes de mim e cada período da sua vida essas coisas que consome podem mudar). O IPCA é uma fórmula genérica e muitos itens ali podem não se aplicar a você, mas existe algo ainda pior com relação a esse índice: ele mede o aumento de um produto sem considerar as mudanças de composição desse produto. Tome como exemplo a gasolina que entra no cálculo do IPCA e é um dos itens de MAIOR PESO. A gasolina tinha 5% de etanol somente, hoje tem 30% e está com previsão de chegar a 35%. Apesar disso o IPCA continua calculando somente o preço do litro da gasolina (independentemente de quanto etanol tem nela). Dizer que o aumento da gasolina foi de x% quando sua composição já não é a mesma é a forma que o governo tem para mascarar o IPCA que muitos não percebem. Isso acontece com outros produtos também não só com a gasolina. Além disso, as % de cada produto podem mudar ao longo do tempo, com isso esse índice pode comparar o preço de uma cesta com 5 bananas e 10 maças em um período e em outro uma cesta com 7 bananas e 8 maças. No final vai te dizer que a cesta ficou x% mais cara, mas ela nem tem as mesmas coisas na mesma proporção. Tá vendo o problema? Essas coisas no cálculo do IPCA ocorrem por ser considerada uma família média imaginária (o que uma família média imaginária consumiria naquele mês), não é bem um aumento de preços de produtos. Num mês a família imaginária do IBGE pode consumir x e no outro y. Esse índice mede esse aumento de custo de vida. Para mim isso está longe de ser inflação. Se o preço de um item aumenta e a família migra para um item mais barato, a porcentagem desse item mais barato aumento, isso dilui o aumento do IPCA (item mais barato passa a ter % maior que o item mais caro). Como mostrei a inflação é melhor medida pelo M2, não corrigir seu dinheiro pelo M2 significa que você está sendo diluído (seu dinheiro representa a cada ano uma % menor do dinheiro em circulação). Além disso, o IPCA é só uma fotografia do aumento de preços de uma cesta específica que não se aplica necessariamente a nós e que possui métodos de análise questionáveis. 2 1
Jhonatan Falcochio De Melo Postado Domingo às 18:10 Author Postado Domingo às 18:10 5 horas atrás, José Ariola disse: Acredito que a melhor forma de medir inflação (AUMENTO DA OFERTA MONETÁRIA) com o que temos disponível seria o aumento do agregado monetário M2 (dinheiro em espécie + depósitos à vista + Poupança + Títulos emitidos por bancos) por envolver moeda em circulação e os ativos com liquidez alta (quase-moeda). IPCA mede aumento de preço de uma cesta específica e não a inflação. Aumento de preço não é inflação, aumento de preço é consequência da inflação. Inflação é aumento da oferta monetária (mais dinheiro injetado na economia, ou seja, dinheiro novo criado do nada). Por isso o M2 seria o medidor mais indicado. IPCA mede aumento de preços, mas aumento de preços pode ocorrer por diversas coisas: aumento da demanda pelo bem, diminuição da oferta do bem, aumento da oferta monetária (dinheiro vale menos porque tem mais em circulação). Você não acha estranho que apesar dos avanços tecnológicos as coisas ficam cada vez mais caras? Isso é porque esse ganho de produção que temos com os avanços não consegue compensar o aumento da oferta monetária, ou seja, o aumento da oferta monetária é maior que os avanços de produção (por isso não tem um ano se quer que o IPCA seja zero ou negativo). Agora para você entrar em choque, o aumento do M2 médio nos últimos 20 anos foi de 13,75% ao ano e nos últimos 10 anos a média está em 11,90% ao ano. Me diz aí qual tá sendo seu ganho real com relação a inflação agora? 😅 Obs: o crescimento médio do M1 (dinheiro em espécie + depósitos à vista) foi de 10,80% ao ano nos últimos 10 anos. Você vai me dizer "ah, mas pra mim só importa o aumento do custo de vida, então o IPCA serve". Na verdade não serve, o aumento de preços seria um vetor. Cada produto pode sofrer de forma diferente e cada pessoa tem o seu vetor específico em cada momento (você consome coisas diferentes de mim e cada período da sua vida essas coisas que consome podem mudar). O IPCA é uma fórmula genérica e muitos itens ali podem não se aplicar a você, mas existe algo ainda pior com relação a esse índice: ele mede o aumento de um produto sem considerar as mudanças de composição desse produto. Tome como exemplo a gasolina que entra no cálculo do IPCA e é um dos itens de MAIOR PESO. A gasolina tinha 5% de etanol somente, hoje tem 30% e está com previsão de chegar a 35%. Apesar disso o IPCA continua calculando somente o preço do litro da gasolina (independentemente de quanto etanol tem nela). Dizer que o aumento da gasolina foi de x% quando sua composição já não é a mesma é a forma que o governo tem para mascarar o IPCA que muitos não percebem. Isso acontece com outros produtos também não só com a gasolina. Além disso, as % de cada produto podem mudar ao longo do tempo, com isso esse índice pode comparar o preço de uma cesta com 5 bananas e 10 maças em um período e em outro uma cesta com 7 bananas e 8 maças. No final vai te dizer que a cesta ficou x% mais cara, mas ela nem tem as mesmas coisas na mesma proporção. Tá vendo o problema? Essas coisas no cálculo do IPCA ocorrem por ser considerada uma família média imaginária (o que uma família média imaginária consumiria naquele mês), não é bem um aumento de preços de produtos. Num mês a família imaginária do IBGE pode consumir x e no outro y. Esse índice mede esse aumento de custo de vida. Para mim isso está longe de ser inflação. Se o preço de um item aumenta e a família migra para um item mais barato, a porcentagem desse item mais barato aumento, isso dilui o aumento do IPCA (item mais barato passa a ter % maior que o item mais caro). Como mostrei a inflação é melhor medida pelo M2, não corrigir seu dinheiro pelo M2 significa que você está sendo diluído (seu dinheiro representa a cada ano uma % menor do dinheiro em circulação). Além disso, o IPCA é só uma fotografia do aumento de preços de uma cesta específica que não se aplica necessariamente a nós e que possui métodos de análise questionáveis. Excelente Análise @José Ariola👏👏👏
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login