Jump to content

Recommended Posts

Postado

Pessoal, já estou planejando entrar na carreira de consultor de investimentos no futuro mas vi algumas divergências em torno das certificações necessárias para tal, gostaria de tirar essas duvidas para traçar o melhor caminho para mim.

Em pesquisas verifiquei que a certificação obrigatória seria o CEA, porém ela exige um ensino superior para sua aplicação, nesse cenário precisaria esperar mais 2 anos e meio para eu concluir minha atual formação e depois focar nessa certificação.

Porem recentemente ouvi dizer que ela foi atualizada para o C PRO I no qual só exige como certificação prévia o CPA no qual não exige ensino superior.

Isto está correto? existem outras formas de atuar como consultor de investimentos? digo principalmente sem a exigência de ensino superior para tal.

• Brabo 3
Postado

Então,  as certificações da Anbima mudaram no fim do ano passado. Então a certificações, cpa-10 e cpa-20 deixaram de ser emitidas, e foram substituídas, e agora a equivalente a cea para investimentos é de fato a c pro-i, não exigindo mais ensino superior, segundo o site da própria Anbima.

As certificações da Anbima são mais para quem vai trabalhar vinculado à uma instituição financeira, seja banco, ou cooperativa,  etc. Mas existe também a Ancord, que é para agentes autônomos. 

Acredito que ter pelo menos uma dessas certificações seja obrigatório para poder administrar os investimentos alheios.

Num curso preparatório para certificações provavelmente expliquem melhor os motivos dessas exigências e qual certificação você deveria escolher para atuar no que deseja.

• Brabo 4
Postado

Olá, à todos.
Fala @Christoffer Felisberto De Abreu , tudo bem? Estou nessa também.

Vim aqui falar com a comunidade pois ontem na aula um dos alunos fez uma pergunta que condiz com meu momento e o Raul aconselhou trazer esse assunto aqui e como encontrei esse post também na mesma situação resolvi complementar.

Fui empreendedor (pequenos negócios) desde os 17 anos e por fim em 2022 as 42 fiz a venda de uma empresa e resolvi parar. 

Desde lá venho estudando sobre investimentos (praticamente 100% o canal do Raul), para cuidar do meu patrimônio.

Resumo rápido feito, estou no último módulo da AUVP, ainda tem os módulos extras para estudar e depois disso pretendo estudar para entrar no mercado financeiro. Meu plano seria fazer o AUVP PRO, como início dessa jornada, estou certo, é esse o próximo passo a ser dado?

Conto com os palpites, dicas e sugestões de todos, grande abraço.

• Brabo 2
Postado
On 17/05/2026 at 11:34, Christoffer Felisberto De Abreu disse:

Pessoal, já estou planejando entrar na carreira de consultor de investimentos no futuro mas vi algumas divergências em torno das certificações necessárias para tal, gostaria de tirar essas duvidas para traçar o melhor caminho para mim.

Em pesquisas verifiquei que a certificação obrigatória seria o CEA, porém ela exige um ensino superior para sua aplicação, nesse cenário precisaria esperar mais 2 anos e meio para eu concluir minha atual formação e depois focar nessa certificação.

Porem recentemente ouvi dizer que ela foi atualizada para o C PRO I no qual só exige como certificação prévia o CPA no qual não exige ensino superior.

Isto está correto? existem outras formas de atuar como consultor de investimentos? digo principalmente sem a exigência de ensino superior para tal.

@Christoffer Felisberto De Abreu O CEA deixou de existir, abrindo espaço para o caminho através das certificações CPA -> C-PRO R. Quem já tinha CEA migrou para ter as certificações CPA + C-PRO R + C-PRO I.
https://anbimaedu.com.br/certificacoes#transicao

Não tem exigência para ensino superior.

2 horas atrás, Alan Ricardo Rodrigues disse:

Resumo rápido feito, estou no último módulo da AUVP, ainda tem os módulos extras para estudar e depois disso pretendo estudar para entrar no mercado financeiro. Meu plano seria fazer o AUVP PRO, como início dessa jornada, estou certo, é esse o próximo passo a ser dado?

@Alan Ricardo Rodrigues É isso mesmo. A AUVP Pro é preparatório para as provas da ANBIMA. :)

15 minutes ago, Guilherme Marques disse:

Dá uma luz pra rapaziada aqui @Eddy Paulini @Bolívar Luiz

Tamo junto, @Guilherme Marques. rsrs

• Brabo 2
Postado
2 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

@Christoffer Felisberto De Abreu O CEA deixou de existir, abrindo espaço para o caminho através das certificações CPA -> C-PRO R. Quem já tinha CEA migrou para ter as certificações CPA + C-PRO R + C-PRO I.
https://anbimaedu.com.br/certificacoes#transicao

Não tem exigência para ensino superior.

@Alan Ricardo Rodrigues É isso mesmo. A AUVP Pro é preparatório para as provas da ANBIMA. :)

Tamo junto, @Guilherme Marques. rsrs

Valeu @Bolívar Luiz já fiz meu pré cadastro. #tmj.

• Brabo 2
  • Criar novo...