Jump to content
  • 0

Tributação de proventos internacionais

Carlos Renato Resende De Freitas

Pergunta

Olá pessoal!

Estou começando aos investimentos lá fora e algumas dúvidas surgiram com relação à tributação dos dividendos das stocks e proventos dos REITs. 

_Os REITs também são isentos de IR lá fora, como os nossos FIIs?
_Além do recolhimento automático feito pelo governo americano, tenho que recolher algum imposto aqui no Brasil, no caso das ações ? Se sim, devo fazê-los obrigatoriamente pelo carne leão ou posso deixar para a declaração de ajuste anual?

Achei varias respostas nos site de investimento mas tudo muito desencontrado!

Obrigado

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Carlos Renato Resende De Freitas disse:

Olá pessoal!

Estou começando aos investimentos lá fora e algumas dúvidas surgiram com relação à tributação dos dividendos das stocks e proventos dos REITs. 

_Os REITs também são isentos de IR lá fora, como os nossos FIIs?
_Além do recolhimento automático feito pelo governo americano, tenho que recolher algum imposto aqui no Brasil, no caso das ações ? Se sim, devo fazê-los obrigatoriamente pelo carne leão ou posso deixar para a declaração de ajuste anual?

Achei varias respostas nos site de investimento mas tudo muito desencontrado!

Obrigado

Carlos, 

Não há isenção para proventos recebidos de investimentos do exterior, apenas terá isenção quando vender até R$ 35 mil em ações por mês. (veja que o limite é em reais, não em dólar)

O recolhimento de imposto que for feito pelo Governo dos EUA poderá ser abatido para que você não seja bitributado, então quando você declarar o recebimento do valor que tiver tido desconto, deverá informar. 

A regra do Carnê Leão é sempre de lançamento mensal, visto que a regra é de que: havendo o dever de pagar algum imposto, ele deverá ser quitado até o último dia útil do mês seguinte ao fato gerado (fato que deu causa). 
Portanto, é mês a mês, sim. Inclusive para fins de compensação. Algumas pessoas deixam de declarar mensalmente por não ter imposto a pagar.

Por último, é possível fazer a compensação do imposto, que aparece ao final da última linha do carnê leão, conforme demonstra o link a seguir: Site Oficial - Carnê leão - Forma de preenchimento

Se não entendeu alguma coisa, por favor, pode perguntar novamente. 

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...