Emerson Sousa Postado ontem às 16:20 Postado ontem às 16:20 Salve Sardinhas! Desde que iniciei o curso, comecei a pensar em empreender para construir uma fonte de renda além da CLT. Ultimamente tenho pesquisado sobre vending machines e me chamou a atenção que, apesar de parecer um mercado consolidado em outros países, ainda é relativamente pouco explorado no Brasil. Pelo que pesquisei até agora, o investimento inicial não parece tão alto e a operação também não demanda tanto tempo, principalmente optando por uma franquia. Como nunca empreendi, sequer tenho CNPJ, nem experiência com esse tipo de negócio, então vejo valor em pagar a taxa da franquia pelo suporte, know-how e orientação, ao menos nesse início. Não tenho pressa para recuperar o investimento, pois tenho um emprego CLT estável e uma reserva financeira. Enxergo isso como um risco relativamente controlado. Gostaria de ouvir a opinião de algum empresário experiente sobre esse mercado. Algumas dúvidas que tenho: Quais seriam as maiores dificuldades na prática (negociação dos pontos, manutenção, furtos/vandalismo, etc)? Franquia realmente faz diferença ou é melhor começar por conta própria? (das consultas que fiz até o momento praticamente ninguém recomenda ser franqueado) Se estivessem começando hoje, teriam coragem de fazer esse investimento? Toda experiência é bem-vinda. Obrigado!
Juan Paladino Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás Vending machine parece simples, mas na prática é um jogo de estratégia. O ponto é tudo. Uma máquina mal posicionada é só um armário caro. Negociar espaço em hospital, faculdade ou estação de metrô exige jogo de cintura, porque os donos do espaço sabem o valor do fluxo de pessoas e vão querer comissão. É aí que muitos empreendedores travam não é só colocar a máquina, é convencer o dono do espaço de que vale a pena. A manutenção também é mais trabalhosa do que parece. Produto vencido ou máquina travada gera reclamação imediata. Se você não tiver disciplina ou alguém de confiança para repor e limpar, vai gastar mais tempo do que imagina. E tem o risco de vandalismo em áreas públicas sem vigilância, a máquina vira alvo fácil. Algumas empresas blindam ou seguram, mas isso aumenta o custo. Sobre franquia: ela dá suporte, treinamento e até ajuda na negociação de pontos. Para quem nunca empreendeu, pode ser um colchão de segurança. Mas a taxa e os royalties comem parte da margem. Quem começa independente sofre mais no início, mas ganha liberdade para testar mix de produtos e negociar direto. Espero ter ajudado um pouco para ajudar na reflexão sobre se vale a pena.
Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Postado 6 horas atrás Postado 6 horas atrás Tem um cara chamado Thayron Pereira que trabalha com isso, eu acredito que pode te ajudar com essa sua ideia. Eu não manjo da área e não vou dar pitaco errado, mas espero ter ajudado com a referência pelo menos kkkkkk
Recommended Posts