Jump to content

Não sou totalmente inútil; sirvo de mau exemplo - Incentivo aos novatos em investimentos.


Recommended Posts

Oi S@ardinhas!

Eu escrevi esse post, ou parecido com esse, há pouco mais de um ano atrás, quando entrei para a AUVP.

Eu hoje tenho 64 anos de idade e até há 2 anos atrás eu nunca tinha feito investimentos.  Tinha uma mixaria numa poupança para eventual emergência e dívidas, muitas dívidas.  Cheque especial, cartão de crédito, refinanciamentos...  Enfim, eu tinha tudo para ser o cliente preferido dos bancões.

Eu sou analista de sistemas, sempre gostei do novo, do bacana, de tecnologias inovadoras.  Sempre gostei de estudar e aprender e sempre fui bom no meu trabalho, o que me levava a ganhar bem, muito mais do que eu precisava para viver mas, em termos de gastar, eu era muito melhor do que em ganhar grana.  A consequência de eu ser assim me fez pagar verdadeiras fortunas em juros para bancos e cartões de crédito.

Não me lembro de quantos Natais eu passei jurando para mim mesmo que nunca mais passaria um ano novo devendo, mas como a maioria das promessas de ano novo, durante esses quase 60 anos, nunca consegui transformar esse grande desejo em realidade....

Como a maioria das pessoas, eu nunca tinha sequer ouvido falar em educação financeira.  Foi durante a pandemia, com tempo em casa sobrando que comecei a me interessar pelo assunto.  Assisti muitos vídeos sobre o tema, elegi alguns canais do Youtube que me pareciam confiáveis.  Comecei a organizar as minhas finanças pessoais, anotando despesas, descobrindo muitos ralos por onde grana era jogada fora todos os meses e tracei um plano e uma meta de quitar as minhas dívidas e começar a investir.  Fazendo justiça a quem merece, a Jornada da Desfudência do Mepoupe me ajudou muito na organização da minhas finanças e a tirar o pé da lama. (Acho que se eu já conhecesse o Raul nessa época, a história poderia ter sido diferente)