Jump to content
  • 0

Quebrando a resistência de investir em RF para longo prazo


William Redig

Pergunta

Oi Sardinhas,

Não sei vocês, mas eu tenho uma certa resistência em fazer um aporte em investimentos que vão deixar minha grana presa por prazos maiores que 1 ou 2 anos.  As melhores taxas são normalmente para prazos maiores, mas não gosto da sensação da minha grana não ser minha por tanto tempo.

Tenho feito o seguinte:  Suponha que você tenha 10 mil para investir.  Eu pego esse valor e divido em 3 partes, 1/3 eu aporto em investimento para 1 ano, outro terço para 2 anos e a última parte para 3 anos.  Daqui a um ano, o primeiro terço volta para minha conta e eu o reinvisto para 3 anos e assim sucessivamente.

Descobri que dessa forma, depois de alguns anos, eu sempre vou ter parte vencendo em até um ano e vou sempre aportar o que resgatar com prazos e taxas maiores.

Foi a forma que descobri para enganar o meu cérebro...

Vocês tem algum outro método?  Compartilhem com a gente, por favor....

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

William,

 

o problema desse método é que você não está deixando os juros compostos trabalharem para você... pense no desenho da curva de uma exponencial (aquela que todo mundo conheceu por causa do Corona vírus...), quanto maior o tempo do investimento maior seus juros - se você sempre investe em curto prazo sua curva nunca sái daquela parte inicial que é bem baixinha...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu estou tentando diversificar os prazos dos meus investimentos em renda fixa, primeiramente me baseando no diagrama (pra saber se devo aportar) e no cenário do mercado (qual ativo aportar - ipca, cdi ou prefixado) e to bem satisfeito com minha carteira de RF atualmente

Disclaimer: 2029 e 2035 são títulos do tesouro

image.png.0e9115aac80568ee9f06d09773a7408e.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, William Redig disse:

Oi Sardinhas,

Não sei vocês, mas eu tenho uma certa resistência em fazer um aporte em investimentos que vão deixar minha grana presa por prazos maiores que 1 ou 2 anos.  As melhores taxas são normalmente para prazos maiores, mas não gosto da sensação da minha grana não ser minha por tanto tempo.

Tenho feito o seguinte:  Suponha que você tenha 10 mil para investir.  Eu pego esse valor e divido em 3 partes, 1/3 eu aporto em investimento para 1 ano, outro terço para 2 anos e a última parte para 3 anos.  Daqui a um ano, o primeiro terço volta para minha conta e eu o reinvisto para 3 anos e assim sucessivamente.

Descobri que dessa forma, depois de alguns anos, eu sempre vou ter parte vencendo em até um ano e vou sempre aportar o que resgatar com prazos e taxas maiores.

Foi a forma que descobri para enganar o meu cérebro...

Vocês tem algum outro método?  Compartilhem com a gente, por favor....

@William Redig eu tenho vários títulos de renda fixa com vencimentos em basicamente todos os anos até 2030, com várias rentabilidades contratadas ao longo dos aportes. Acabei fazendo isso sem pensar em enganar o cérebro, mas lendo seu post acho que no fundo foi isso mesmo que fiz sem perceber kkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Tatiana Siqueira Lemos disse:

William,

 

o problema desse método é que você não está deixando os juros compostos trabalharem para você... pense no desenho da curva de uma exponencial (aquela que todo mundo conheceu por causa do Corona vírus...), quanto maior o tempo do investimento maior seus juros - se você sempre investe em curto prazo sua curva nunca sái daquela parte inicial que é bem baixinha...

Oi Tatiana, entendo o seu ponto de vista e até concordo com ele.  O que acontece no meu caso é que tenho 64 de idade.  Para min, 5 anos é longuíssimo prazo e não quero ter grana presa por mais que 5 anos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acho uma boa estrategia, eu também não curto ter renda fixa, eu gosto de ter caixa/reserva de oportunidade, por isso que eu gostei de LCI/LCA com carência de 90 dias, passa rapidão e claro, não coloquei um valor muito alto, e depois que passar os 3 meses, eu já tenho um fluxo desses ativos, só que não sei se teria coragem de colocar algo para 5/10 anos hoje, que me vejo com grandes chances de ter que usar esse dinheiro oportunidades, para contas/oportunidades fora da bolsa

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Acho uma boa estrategia, eu também não curto ter renda fixa, eu gosto de ter caixa/reserva de oportunidade, por isso que eu gostei de LCI/LCA com carência de 90 dias, passa rapidão e claro, não coloquei um valor muito alto, e depois que passar os 3 meses, eu já tenho um fluxo desses ativos, só que não sei se teria coragem de colocar algo para 5/10 anos hoje, que me vejo com grandes chances de ter que usar esse dinheiro oportunidades, para contas/oportunidades fora da bolsa

Essa estratégia de investir em "pacotes" para 1, 2 e 3 anos alivia.  Tenho uma planilha que mostra graficamente quanto eu tenho para vencer em 30, 60, 90, 180, 360, 720, 3 anos e mais de 3 anos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, William Redig disse:

Essa estratégia de investir em "pacotes" para 1, 2 e 3 anos alivia.  Tenho uma planilha que mostra graficamente quanto eu tenho para vencer em 30, 60, 90, 180, 360, 720, 3 anos e mais de 3 anos.

Sim, com o tempo fica pratico, claro que eu não colocaria a maior parte nessa estratégia, já que eu quero ter renda fixa para ter caixa, então não faz sentido ter uma boa parte da carteira travada

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...