Jump to content
  • 0

Titulos com amortização


Tatiana Siqueira Lemos

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Tatiana Siqueira Lemos disse:

Oi pessoal,

outra dúvida, alguns títulos tem amortização semestral - o que exatamente é isso e como vai impactar o resultado final do meu investimento? Como posso fazer uma simulação real do meu lucro se não tenho dados sobre quanto a empresa vai amortizar a cada semestre???

 

@Tatiana Siqueira Lemos quando há pagamentos semestrais (ou qualquer outro período) e os títulos têm incidência de IR, você estaria pagando alíquotas maiores de IR nesses pagamentos parciais. Por exemplo, o vencimento de um título é daqui 3 anos, se o pagamento fosse somente no final a alíquota seria de 15%, porém como os pagamentos vão ocorrer ao longo do tempo haverão pagamentos parciais com IR em todas as faixas, iniciando em 22,50%.

Outra influência é relacionada a bola de neve dos juros compostos, para não perder você precisaria pegar o valor recebido e reinvestir.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

oi @Tatiana Siqueira Lemos,

Se você precisa da renda do investimento para o seu dia-a-dia, já na fase de usufruir dos rendimentos, o título com amortização semestral pode até valer a pena.  Se você está na fase de acúmulo, não compensa receber os juros antecipadamente e perder 2x - no IR maior retido nas amortizações e na perda da bola de neve dos juros compostos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Tatiana Siqueira Lemos disse:

Oi pessoal,

outra dúvida, alguns títulos tem amortização semestral - o que exatamente é isso e como vai impactar o resultado final do meu investimento? Como posso fazer uma simulação real do meu lucro se não tenho dados sobre quanto a empresa vai amortizar a cada semestre???

 

Oi @Tatiana Siqueira Lemosa amortização é a redução do principal, ou seja, é a devolução do valor emprestado. Os juros é o rendimento e a amortização a devolução do valor.

Por exemplo você investiu R$ 1.000,00 ele vai rendendo sobre esse valor, se algum momento tiver amortização, não é o recebimento de juros, mas sim a redução desse investimento de R$ 1.000,00. Eu nunca achei nenhum material que explique certinho e nenhuma lâmina que tenha qual o percentual de amortização, então eu comprei um CRI e to tentando aprender na prática, mas honestamente não me ajudou muito, hahaha. Tem mês que só cai juros, tem mês que cai juros e amortização e são pagamentos separados, o juros nunca reduz o valor investido, é como se fosse um dividendo de ação, já a amortização reduz o valor investido e consequentemente passo a receber menos juros nos meses seguinte.

E no extrato vem discriminado o que é referente a juros e o que é referente a amortização:

image.png.55a7bc2fbda40f723f459ecd0895b059.png

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Tatiana Siqueira Lemos quando há pagamentos semestrais (ou qualquer outro período) e os títulos têm incidência de IR, você estaria pagando alíquotas maiores de IR nesses pagamentos parciais. Por exemplo, o vencimento de um título é daqui 3 anos, se o pagamento fosse somente no final a alíquota seria de 15%, porém como os pagamentos vão ocorrer ao longo do tempo haverão pagamentos parciais com IR em todas as faixas, iniciando em 22,50%.

Outra influência é relacionada a bola de neve dos juros compostos, para não perder você precisaria pegar o valor recebido e reinvestir.

@Flavio Prado, acho sua resposta está confundindo os juros semestrais com a amortização...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Tatiana Siqueira Lemos disse:

@Flavio Prado, acho sua resposta está confundindo os juros semestrais com a amortização...

@Tatiana Siqueira Lemos perfeito, era um teste para ver se vocês estavam prestando atenção kkkkk brincadeira.

Sim, acabei lendo a sua mensagem e pensando nos pagamentos dos juros. Quando falamos em amortização do principal não há incidência do IR, porém deixamos de ter o efeito bola de neve dos juros compostos e teremos que aportar a amortização em outro título para que possamos voltar com os juros compostos. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...