Gabriel Sodré Postado Segunda-feira às 19:41 Postado Segunda-feira às 19:41 Em 2020 eu e meu pai abrimos uma loja de acessórios para celular que ao longo dos últimos anos se transformou em uma loja de móveis e elétros. Ele é responsável pela parte comercial e eu operação e finanças, eu gostaria que me ajudassem a qual a melhor metodologia, pratica ou ferramenta que eu posso usar para melhor gestão financeira? Devo ter diariamente conciliação bancária categorizando cada transação no meu plano de contas, meu ERP me fornece apenas um fluxo de caixa projetando o meu contas a receber e pagar em um período diário na data partindo de hoje até o dia que eu quiser. Porém eu gostaria de saber se eu mesmo deveria ter nem que seja em excel uma DFC pelo método direto mais um orçado e realizado na mesma estrutura para servir de orçamento e gestão financeira do negócio. Chegamos a ter três lojas, mas estamos com duas e iremos reduzir para apenas uma, pois crescemos sem planejamento, escolhemos voltar e construir o alicerce melhor. O que me sugerem para gestão? Fundamos eu tinha 14 anos, hoje estou com 19 anos e iremos fazer 6 anos de empresa. Faturamos gerencialmente um total de aproximadamente 1.5 mi a.a.
Paulo Bardella Postado Segunda-feira às 20:17 Postado Segunda-feira às 20:17 Não importa muito o jeito que vc controla. Importa mais a disciplina de manter sempre o mesmo jeito. 1
Erbbeson Pedro Araujo Macedo Postado ontem às 01:21 Postado ontem às 01:21 Olá Gabriel! Vocês precisam urgentemente ter mais clareza financeira. Vocês tem um DRE? Tem um Balanço Patrimonial? Você consegue ter clareza se a precificação está correta do seus produtos? Por exemplo, dentro do mix de produtos de vocês, conseguem saber que produto traz mais lucro, que produto tem a margem menor, que produto é o mais vendido? Como está o giro de estoque de vocês? A questão da conciliação bancária é algo que ajuda na conformidade fiscal e tributária. Mas a conciliação é apenas um aspecto. De preferencia o seu ERP precisa fornecer o mínimo de informações gerencias em sentido financeiro. Precisa ajudar você a ter uma visão do movimento de vendas, devoluções e estoque. Em minha opinião você não deve se preocupar tanto com o DFC agora. Porque pelo que entendi nem o Fluxo de Caixa está claro. O FC projetado é uma estimativa que precisa de uma base confiável pra que as projeções sejam o mais precisas possíveis. Independente de ser um ERP ou uma planilha no Excel, você precisa ter o domínio de todo o dinheiro que está entrando e saindo do negócio e isso tem que lhe deixar seguro pra fazer uma avaliação gerencial. Com um bom fluxo de caixa você consegue entender se há sazonalidades no negócio e quando elas acontecem, quais são as estimativas tributárias pra o tipo e o volume de vendas e que produtos se manterão no mix e em que quantidades. Se estiver tendo muita dificuldades pra enxergar as movimentações, verifique se estão com contas em muitos bancos. Isso dependendo da forma que você controla o financeiro pode facilitar ou dificultar o controle financeiro. Atualmente alguns ERPs usam o o Open Finance nas contas da empresa o que facilita muito a conciliação bancária e os relatórios gerenciais. 1
Gabriel Sodré Postado ontem às 11:23 Author Postado ontem às 11:23 (edited) 10 horas atrás, Erbbeson Pedro Araujo Macedo disse: Olá Gabriel! Vocês precisam urgentemente ter mais clareza financeira. Vocês tem um DRE? Tem um Balanço Patrimonial? Você consegue ter clareza se a precificação está correta do seus produtos? Por exemplo, dentro do mix de produtos de vocês, conseguem saber que produto traz mais lucro, que produto tem a margem menor, que produto é o mais vendido? Como está o giro de estoque de vocês? A questão da conciliação bancária é algo que ajuda na conformidade fiscal e tributária. Mas a conciliação é apenas um aspecto. De preferencia o seu ERP precisa fornecer o mínimo de informações gerencias em sentido financeiro. Precisa ajudar você a ter uma visão do movimento de vendas, devoluções e estoque. Em minha opinião você não deve se preocupar tanto com o DFC agora. Porque pelo que entendi nem o Fluxo de Caixa está claro. O FC projetado é uma estimativa que precisa de uma base confiável pra que as projeções sejam o mais precisas possíveis. Independente de ser um ERP ou uma planilha no Excel, você precisa ter o domínio de todo o dinheiro que está entrando e saindo do negócio e isso tem que lhe deixar seguro pra fazer uma avaliação gerencial. Com um bom fluxo de caixa você consegue entender se há sazonalidades no negócio e quando elas acontecem, quais são as estimativas tributárias pra o tipo e o volume de vendas e que produtos se manterão no mix e em que quantidades. Se estiver tendo muita dificuldades pra enxergar as movimentações, verifique se estão com contas em muitos bancos. Isso dependendo da forma que você controla o financeiro pode facilitar ou dificultar o controle financeiro. Atualmente alguns ERPs usam o o Open Finance nas contas da empresa o que facilita muito a conciliação bancária e os relatórios gerenciais. Muito obrigado pelo norte, mas devo confessar que são tantas coisas que estou com dificuldade para saber em qual começar. Regime tributário no Simples nacional, minha contabilidade só me dá a guia de DAS e mais nada. Posso contratar um plano para eles me fornecer o Balancete (DRE Mensal) e Balanço Patrimonial também, porém tem outra coisa, o básico eu não tenho. O FC (Fluxo de caixa). Quando falamos de Fluxo de caixa estamos falando de entrada e saída, mas devo ter ele provisionado (Futuro) ou que já foi realizado (passado)? Devo ter categorias para esse fluxo de caixa ou apenas entrada e saída é o suficiente? Editado ontem às 11:24 por Gabriel Sodré
Erbbeson Pedro Araujo Macedo Postado 18 horas atrás Postado 18 horas atrás Oi Gabriel, boa tarde! Você está se saindo bem. Lidar com o financeiro de uma empresa é uma questão de organização, você vai conseguir ajustar o que precisa, fique tranquilo. Apesar de ser muitas coisas, há coisas que são prioritárias. Uma delas é o Fluxo de Caixa, a partir dele você consegue muita coisa. Vamos por parte e com calma. Pense assim: o Fluxo de Caixa vai ajudar você a entender o futuro olhando o passado. Tente fazer o seguinte exercício. Inicialmente pegue o de mês de julho de 2026, pegue toda a movimentação financeiras das contas da empresa, os extratos serão fundamentais. Veja se descobre algumas informações: 1) Quanto vocês tiveram de receitas no mês (o dinheiro que entrou); 2) Quantos vocês gastaram no mês (o dinheiro que saiu). Apenas com esses 2 dados, já temos uma informação importante: julho foi lucro ou prejuízo? Aqui, cabe um detalhe importantíssimo. Lembre que nos Simples Nacional, o seu boleto DAS de julho vencerá até o dia 20/08. Ou seja, o seu faturamento de julho precisa ter gerado dinheiro pra pagar as contas de julho e ainda precisa ter o valor pra pagar o DAS que vencerá até 20/08. Mas quanto será o valor da DAS? Se você não souber o percentual, pergunte à sua contabilidade o seguinte: "Qual é minha alíquota nominal do Simples Nacional? e Qual a minha alíquota efetiva do Simples Nacional? Com a alíquota efetiva em mãos, você multiplica ela pelas receitas de julho e terá o valor estimado do DAS. Não vamos considerar agora se foram emitidas todas as notas fiscais ou não, apenas concentre em ter essas informações. Veja se consegue e depois me conte como você se sentiu com o exercício. Sugestão: Se você souber mexer um pouco com o Excel tente pegar os estratos em CSV ou Excel. Dependendo da instituição financeira você tem as 2 opções. Com o arquivo no Excel você tem muitas possiblidades de filtrar informações. 1
Gabriel Sodré Postado 14 horas atrás Author Postado 14 horas atrás 4 horas atrás, Erbbeson Pedro Araujo Macedo disse: Oi Gabriel, boa tarde! Você está se saindo bem. Lidar com o financeiro de uma empresa é uma questão de organização, você vai conseguir ajustar o que precisa, fique tranquilo. Apesar de ser muitas coisas, há coisas que são prioritárias. Uma delas é o Fluxo de Caixa, a partir dele você consegue muita coisa. Vamos por parte e com calma. Pense assim: o Fluxo de Caixa vai ajudar você a entender o futuro olhando o passado. Tente fazer o seguinte exercício. Inicialmente pegue o de mês de julho de 2026, pegue toda a movimentação financeiras das contas da empresa, os extratos serão fundamentais. Veja se descobre algumas informações: 1) Quanto vocês tiveram de receitas no mês (o dinheiro que entrou); 2) Quantos vocês gastaram no mês (o dinheiro que saiu). Apenas com esses 2 dados, já temos uma informação importante: julho foi lucro ou prejuízo? Aqui, cabe um detalhe importantíssimo. Lembre que nos Simples Nacional, o seu boleto DAS de julho vencerá até o dia 20/08. Ou seja, o seu faturamento de julho precisa ter gerado dinheiro pra pagar as contas de julho e ainda precisa ter o valor pra pagar o DAS que vencerá até 20/08. Mas quanto será o valor da DAS? Se você não souber o percentual, pergunte à sua contabilidade o seguinte: "Qual é minha alíquota nominal do Simples Nacional? e Qual a minha alíquota efetiva do Simples Nacional? Com a alíquota efetiva em mãos, você multiplica ela pelas receitas de julho e terá o valor estimado do DAS. Não vamos considerar agora se foram emitidas todas as notas fiscais ou não, apenas concentre em ter essas informações. Veja se consegue e depois me conte como você se sentiu com o exercício. Sugestão: Se você souber mexer um pouco com o Excel tente pegar os estratos em CSV ou Excel. Dependendo da instituição financeira você tem as 2 opções. Com o arquivo no Excel você tem muitas possiblidades de filtrar informações. Muito obrigado pelo conselho. Sei de cabeça qua a minha alíquota é 7,07%, eu mesmo estou junto com uma secretária que contratamos, estruturando o plano de contas e colocando os lançamentos correspondente a cada histórico do plano de contas. Assim que finalizar irei fazer o exercício olhando tudo que entro e saiu e do que pertence cada lançamento.
Recommended Posts