Jump to content
  • 0

Dinheiro parado (como colocar no Tesouro Selic?)


Ronald

Pergunta

Pessoal,

Comecei o Curso agora, ainda no módulo 2, nas Lives o Raul fala sempre de colocar o dinheiro no Tesouro Selic...

Desde que comecei o curso, ainda não fiz nada com o dinheiro, para aprender direito agora e não fazer mais "cagada"rs. Ele está parado, um pouco no Itaú, um pouco PicPay e um pouco Iti. Como faço para colocar no Tesouro Selic, como o Raul diz? É na iSaEx? Qual opção vou?

Mas, daí colocando lá, daqui a 1 ou 2 meses p.ex., eu aprendendo no curso, posso sacar tudo de lá e colocar nas recomendações do diagrama do serrado... Não terei nenhuma multa, IR,...?

Obrigado pela ajuda galera!!

* Meu primeiro tópico aqui na comunidade... :)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Ronald Pessoa Rabello disse:

Pessoal,

Comecei o Curso agora, ainda no módulo 2, nas Lives o Raul fala sempre de colocar o dinheiro no Tesouro Selic...

Desde que comecei o curso, ainda não fiz nada com o dinheiro, para aprender direito agora e não fazer mais "cagada"rs. Ele está parado, um pouco no Itaú, um pouco PicPay e um pouco Iti. Como faço para colocar no Tesouro Selic, como o Raul diz? É na iSaEx? Qual opção vou?

Mas, daí colocando lá, daqui a 1 ou 2 meses p.ex., eu aprendendo no curso, posso sacar tudo de lá e colocar nas recomendações do diagrama do serrado... Não terei nenhuma multa, IR,...?

Obrigado pela ajuda galera!!

* Meu primeiro tópico aqui na comunidade... :)

@Ronald Pessoa Rabello para investir no Tesouro Selic basta você ir no menu lateral esquerdo na iSaEx e entrar em INVESTIR AGORA>TESOURO DIRETO. Você vai escolher uma opção entre os dois Tesouro Selic que estão disponíveis.

Vale lembrar que não se deve resgatar parcial ou total antes de completar 30 dias do investimento, pois tem o IOF. Após 30 dias você vai poder sacar parcial ou total. Não há multa para movimentar o valor investido e o IR segue a tabela normal do IR de Renda Fixa. Provavelmente você vai resgatar parte do valor antes de 180 dias, então o IR sobre a rentabilidade é de 22,50% e tem retenção automática quando se faz o resgate. Após 180 dias o IR vai para 20% e vai até 15% para investimentos superiores a 2 anos.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ia criar um tópico com essa dúvida, que bom que achei esse aqui antes!

Comecei a turma 17 agora e ainda tenho uma quantia além da reserva de emrgência pra investir. Esse dinheiro está parado na conta MEI.

A dúvida é: eu já aplico essa quantia na SELIC enquanto faço o curso ou deixo onde está até terminar o curso a fazer o planejamento da carteira de fato?

Pela resposta do @Flavio Prado, se entendi certo, esse dinheiro parado pode ir pra Selic mesmo, né?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Ronald Pessoa Rabello disse:

Pessoal,

Comecei o Curso agora, ainda no módulo 2, nas Lives o Raul fala sempre de colocar o dinheiro no Tesouro Selic...

Desde que comecei o curso, ainda não fiz nada com o dinheiro, para aprender direito agora e não fazer mais "cagada"rs. Ele está parado, um pouco no Itaú, um pouco PicPay e um pouco Iti. Como faço para colocar no Tesouro Selic, como o Raul diz? É na iSaEx? Qual opção vou?

Mas, daí colocando lá, daqui a 1 ou 2 meses p.ex., eu aprendendo no curso, posso sacar tudo de lá e colocar nas recomendações do diagrama do serrado... Não terei nenhuma multa, IR,...?

Obrigado pela ajuda galera!!

* Meu primeiro tópico aqui na comunidade... :)

 

11 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Ronald Pessoa Rabello para investir no Tesouro Selic basta você ir no menu lateral esquerdo na iSaEx e entrar em INVESTIR AGORA>TESOURO DIRETO. Você vai escolher uma opção entre os dois Tesouro Selic que estão disponíveis.

Vale lembrar que não se deve resgatar parcial ou total antes de completar 30 dias do investimento, pois tem o IOF. Após 30 dias você vai poder sacar parcial ou total. Não há multa para movimentar o valor investido e o IR segue a tabela normal do IR de Renda Fixa. Provavelmente você vai resgatar parte do valor antes de 180 dias, então o IR sobre a rentabilidade é de 22,50% e tem retenção automática quando se faz o resgate. Após 180 dias o IR vai para 20% e vai até 15% para investimentos superiores a 2 anos.

Espero ter ajudado.

Apenas complementado o que o Flavio disse:

Eu te dou a seguinte sugestão:

Ao final de curso vc vai saber e vai poder definir os percentuais que vc vai deixar em cada tipo de investimento, e consequentemente e provavelmente vc irá definir um percentual para a RENDA FIXA, por exemplo 20% do seu investimento.

Acontece que através do diagrama do cerrado ele irá apontar onde vc deverá investir considerando N coisas que vc definir lá e certamente vc demorará um pouco até ter que aportar novamente em renda fixa.

Não sei o valor que vc está querendo colocar lá, eu consideraria deixar lá e apontar nos outros seguimentos que vc vai definir para a sua estratégia de investimento.

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Rafael Vasconcellos Leite disse:

Ia criar um tópico com essa dúvida, que bom que achei esse aqui antes!

Comecei a turma 17 agora e ainda tenho uma quantia além da reserva de emrgência pra investir. Esse dinheiro está parado na conta MEI.

A dúvida é: eu já aplico essa quantia na SELIC enquanto faço o curso ou deixo onde está até terminar o curso a fazer o planejamento da carteira de fato?

Pela resposta do @Flavio Prado, se entendi certo, esse dinheiro parado pode ir pra Selic mesmo, né?

@Rafael Vasconcellos Leite exato, se não está rendendo pelo menos 100% do CDI com liquidez diária, o melhor é mandar para a iSaEx e aplicar no Tesouro Selic, cuidando para não resgatar parcial ou total antes de 30 dias.

Outro ponto que vale falar, você falou que o dinheiro está na conta MEI. O ideal é separar o que é da Pessoa Física e o que é da Pessoa Jurídica, não misturando os "dinheiros".

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Ronald Pessoa Rabello para investir no Tesouro Selic basta você ir no menu lateral esquerdo na iSaEx e entrar em INVESTIR AGORA>TESOURO DIRETO. Você vai escolher uma opção entre os dois Tesouro Selic que estão disponíveis.

Vale lembrar que não se deve resgatar parcial ou total antes de completar 30 dias do investimento, pois tem o IOF. Após 30 dias você vai poder sacar parcial ou total. Não há multa para movimentar o valor investido e o IR segue a tabela normal do IR de Renda Fixa. Provavelmente você vai resgatar parte do valor antes de 180 dias, então o IR sobre a rentabilidade é de 22,50% e tem retenção automática quando se faz o resgate. Após 180 dias o IR vai para 20% e vai até 15% para investimentos superiores a 2 anos.

Espero ter ajudado.

@Flavio PradoMaravilha resposta!! E o rendimento nessas 2 opções de Tesouro Selic, que você passou, são maiores que nos atuais que estou: PicPay ou ITI? Compensa realmente eu trocar? Quais prós e contras? Valeu!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Ronald Pessoa Rabello disse:

@Flavio PradoMaravilha resposta!! E o rendimento nessas 2 opções de Tesouro Selic, que você passou, são maiores que nos atuais que estou: PicPay ou ITI? Compensa realmente eu trocar? Quais prós e contras? Valeu!!

@Ronald Pessoa Rabello difícil dizer se compensa ou não, pois vai muito de cada um. Na minha visão:

Prós Tesouro: garantido pelo Governo, rende Selic + um fixo pequeno, até R$10.000 é isento da taxa 0,20%aa

Contra Tesouro: acima de R$10.000 tem cobrança de 0,20%aa. Governo pode suspender as negociações por algumas horas ou dias depende do da situação. 

Pros PicPay/iTi: até onde sei o uso é imediato (não precisa resgatar), precisa ver se é garantido pelo FGC (até R$250.000).

Contra PicPay/iTi: se der pau na fintech vai precisar esperar para receber do FGC. Se for 100% do CDI vai render 0,10% a menos que a Selic. A plataforma da fintech pode estar fora do ar quando mais precisamos.

Tem outros prós e contras, mas já ajuda para pensar se vale ou não a troca.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...