Jump to content

Recommended Posts

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Eu sou CLT e estou indo bem na minha profissão mas sempre tive o pensamento de empreender.

Eu tenho uma ideia e produto para vender por internet, eu queria a opinião de vcs que pontos devo tomar atenção/estudar tipo tributação, plano de negocios, etc... antes de colocar em pé minha ideia

Desde já obrigado pela ajuda de vcs

Postado
2 horas atrás, Marco Vinicio Pozo Velez disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Eu sou CLT e estou indo bem na minha profissão mas sempre tive o pensamento de empreender.

Eu tenho uma ideia e produto para vender por internet, eu queria a opinião de vcs que pontos devo tomar atenção/estudar tipo tributação, plano de negocios, etc... antes de colocar em pé minha ideia

Desde já obrigado pela ajuda de vcs

Oi, @Marco Vinicio Pozo Velez, como vai?

Para não travar na burocracia antes da hora, primeiro, valide a demanda: faça os primeiros testes de venda antes de investir muito dinheiro em estoque ou estrutura. Segundo, calcule a margem real: coloque no papel o custo do produto, taxas de plataforma e frete para garantir que sobra lucro de verdade. Terceiro, comece simples: abra um MEI para formalizar o básico e deixe planejamentos tributários complexos para quando o caixa já estiver girando.

Venda primeiro, ajuste a estrutura no caminho.

Ah, e separe o que é seu do que é da empresa, claro!

Espero que ajude!

• Me ajudou 2
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

Fala Marco!!
Tudo lindo?

Alguns pontos acho importante considerar:
1) Qual o seu objetivo ao querer vender pela internet? Você tem um produto que já está consolidado no mercado ou vai validar a ideia e o produto para depois escalar?
2) Que tamanho sua estrutura de negócio precisa ter para considerar para o Mínimo Produto Viável?
3) Quanto de tempo isso vai consumir de você quando for implantado e em quanto tempo você estima que o negócio começará a ter ponto de equilíbrio e devolver o dinheiro aplicado?
4) Quanto de capital de giro será necessário para o negócio e quantos meses de capital de giro você já tem? (Considere a possibilidade de ter pelo menos 6 meses de capital de giro)
5) Que tipo de produto você vai comercializar, é possível ser MEI ou tem que ser ME?
6) Qual é o nível de risco que esse produto apresentará pra sua empresa? É possível que você sofra demandas da justiça pelo Direito do Consumidor, Trabalhista ou Previdenciário? Esse é um dos pontos mais fortes porque se você for MEI seu patrimônio pessoal responde como patrimônio da empresa.

Espero ter contribuído!

Forte abraço 

• Me ajudou 1
  • Criar novo...