Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala aí, pessoal. Belezinha? Vou ser bem direto, hoje sou CLT e recebi uma proposta de uma startup early stage brasileira.

Com relação a remuneração equipararam o líquido do que eu recebo de CLT + benefícios e somaram uma quantia considerável em phantom stocks.

Aqui vão minhas dúvidas:

1. Contratar um serviço de contabilidade, tipo Conta Dev, Contabilizei, etc ou um contador ou vale a pena assumir a peteca e fazer tudo sozinho?
  2. Dado que é PJ, quando é o momento ideal de pedir as contas do CLT?

Qualquer pitaco é bem vindo!

Postado
32 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Contratar um serviço de contabilidade, tipo Conta Dev, Contabilizei, etc ou um contador ou vale a pena assumir a peteca e fazer tudo sozinho?

Sou PJ trabalhando em uma startup também. Se você for ser MEI, que é bem simplificado de gerenciar, dá para fazer tudo sozinho, mas o limite de faturamente é R$6750 por mês. Pode ser interessante entrar em uma contabilidade para conseguir retirar os lucros como dividendos, e não pagar IR no ano seguinte.

Caso vá receber mais que isso, acredito que terá que se enquadrar como ME. Nesse caso, um contador vai valer mais a pena, pois tem toda a questão de abrir e deixar o CNPJ em dia, calcular e gerar todos os impostos do DAS de acordo com o faturamento todo mês, preparar documentação do IRPJ, além de acompanhar toda a mudança fiscal com o IBS e CBS que está tendo... Talvez algum contador aqui da comunidade possa explicar melhor essas etapas, mas eu recomendo pesquisar antes o buraco que vai ser caso queira assumir a peteca sozinho

39 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Dado que é PJ, quando é o momento ideal de pedir as contas do CLT?

Cara, eu diria que se você conseguir gerenciar os dois, e tiver interesse nisso, daria até para continuar sendo CLT e PJ kkkk

PJ não impede de você ser CLT. Porém, algumas startups acabam pedindo "exclusividade", mesmo sendo PJ. Nesses casos, talvez não dê para manter o CLT

Abrir um CNPJ é relativamente rápido, e dependendo você só vai começar a gerar nota fiscal no mês seguinte aos serviços que prestou (dependendo de quando forem fazer o contrato contigo), então você poderia, por exemplo, sair do CLT logo quando for começar na startup. Mas acho que isso vai depender da sua situação

Postado

Já recebi ofertas assim, por padrão eu sempre rejeitei. PJ tem alguns riscos a mais que devem obrigatóriamente refletir como um % a mais sobre o valor da CLT. No caso eu uso 50% (mas aqui vem a pegadinha, orcei um plano de saúde igual o meu na empresa (nacional sem coparticipação) + VR/VA + PLR + FGTS) isso tudo anualizado para não ter a pegadinha do PJ (muitos contratos são apenas 12 meses e não 13 como a CLT).
Outro ponto sobre a PJ, para fazer as coisas corretamente não existe Dev MEI (a galera coloca como digitador e coisas assim para escapar, mas se tu ganha abaixo para encaixar como MEI, vale refletir se mais tempo na empresa atual não permitem mudar para outra empresa como CLT e um cargo acima, trocar 6 por meia duzia não compensa). 
Para fins de emissão de NF e tudo mais coloca uns 20% ao menos entre impostos de emissão + contabilidade. Ainda podem entrar prolabore para tu ter um backup de INSS (lembre-se que pode dar m...).
Sempre faz a comparação por pior cenário, no mundo do melhor cenário nem contrato precisaria. 

Sobre manter duas atividades: como CLT você pode ter uma PJ desde que não conflite com o horário da CLT nem com as demandas, porém precisa verificar se tem algum complaince que impede atividade concorrente, se a startup poderia ser cliente da tua empregadora e coisas do tipo. Se não, abre uma PJ e pega como freela por hora.

Postado
  1. Contratar um serviço de contabilidade, tipo Conta Dev, Contabilizei, etc ou um contador ou vale a pena assumir a peteca e fazer tudo sozinho?

Vale a pena contratar um bom contador, MEI dev é complicado.

Com relação a remuneração equipararam o líquido do que eu recebo de CLT + benefícios e somaram uma quantia considerável em phantom stocks.

Phantom stock é a empresa te prometendo uma compensação sem te dar participação direta.

Você vai largar o seu CLT para:
- Não ter a segurança do CLT
- Trabalhar por MUITO tempo, muitas horas extras não remuneradas (PJ é entrega, não tem essa de chegou 18h vai pra casa)
- Receber uma PROMESSA de compensação futura que a empresa sequer tá assumindo um risco, pois podem te demitir com um valuation muito baixo e essas stocks valerem pouco

1. Dado que é PJ, quando é o momento ideal de pedir as contas do CLT?

Quando você tiver a confiança de que esse é seu caminho.

Eu particularmente acredito que esse modelo é venda de alma por promessa de remuneração que pode nunca vir.

• Brabo 1
Postado

Fala, Antônio! Tudo bem?

Cara, na parte contábil eu faria questão de entender como funciona: quais impostos estou pagando, qual meu regime tributário, quanto realmente sobra líquido, quais são minhas obrigações etc. Agora, fazer tudo sozinho, eu particularmente não faria. Procuraria um bom contador e acompanharia de perto. Você entende o processo, mas deixa a execução com quem trabalha com isso todos os dias.

Principalmente porque PJ não é simplesmente pegar o líquido CLT e comparar com o valor da nota. Tem imposto, contador, previdência, férias, 13º, benefícios e outros custos que você precisa colocar na conta.

Sobre quando sair do CLT, eu faria uma transição gradual. Não queimaria a ponte antes de atravessar.

Se existir a possibilidade de começar o PJ mantendo o CLT por algum período, eu faria isso. Esperaria o novo contrato começar a pagar com regularidade e ter segurança de que aquela renda cobre tranquilamente meus custos fixos. Aí sim pensaria em fazer a migração completa.

E, se tiver que sair do CLT de uma vez, eu gosto de ter pelo menos 12 meses dos meus custos fixos guardados. Startup early stage pode dar muito certo, mas também tem bastante risco.

E uma última coisa: eu trataria essas phantom stocks como upside, não como salário. Para tomar a decisão, faria as contas principalmente com o dinheiro que efetivamente vai cair na conta todo mês.

Boa sorte nessa nova fase! Se puder, me segue aqui na comunidade e também no Instagram: @paulobardella. Um grande abraço!

Postado

Fala Anônimo!!
Tudo lindo?

Sair de CLT pra virar PJ você não poderá ser MEI se for DEV. E não aconselho a dar jeitinho porque se for pra dar jeitinho a avaliação já ficará distorcida porque você terá uma exposição a risco tributário maior. Se você for abrir uma ME como DEV, se encaixará em alíquotas do Simples Nacional que vão desde 15,5% a 30,5% sobre o faturamento. Se o pagamento com folha, o que inclui o seu Pró Labore, foi maior ou igual a 28% do seu faturamento você muda pra outra faixa de alíquotas no simples nacional que vão desde 6% até 19,5% do seu faturamento. Ou seja, você terá que ter ajuda de uma contabilidade pra acompanhar isso de perto pra que essa estrutura tributária seja alcançada e sua ME tenha o melhor benefício tributário.

Em uma contabilidade online, você poderá pagar algo a partir de R$ 200/mês pra um acompanhamento bem simplificado, mas que pode atender à sua necessidade. Se for um escritório de contabilidade é possível que lhe cobrem a partir de meio salário mínimo. Ter uma contabilidade ajudará muito na sua regularidade com as responsabilidades, e lhe dará a oportunidade de declarar lucros que serão isentos de IR se respeitarem o teto mensal de R$ 50k e anual de R$ 600k, acima desses limites pagará impostos de renda  de 10% sobre a distribuição de lucros e dividendos, que passar o teto, com base na Lei 15.270/25. 

Em relação à Phanton Stocks, considere com bastante atenção esse fator porque isso é promessa de ganhos futuros e não há qualquer garantia de se converterão em vantagem financeira compatível que possam ser usadas no momento atual em sua decisão.

Com base nos custos que você terá como PJ e a perda dos benefícios, avalie como deve ser o rendimentos bruto como PJ. Mas, o valor em geral fica pelo menos entre 20% e 50% acima do valor bruto da CLT. 

Espero ter ajudado!

Grande abraço

• Criar novo...