Jump to content

Teoria da inspiração - Varejo e Recuperação Judicial.


Recommended Posts

Oi S@rdinhas!!

Então; Americanas com prejuizo bilionário (para não fazer acusações), levando embora lucro dos bancões, rentabilidade de FIIs, grana de pequenos investidores.  Agora o mercado sinalizando dias difíceis para a Marisa; diretores pedindo demissão, contratando consultorias de reestruturação de dívidas.  Via dizendo que quer abocanhar a fatia do bolo que vai ser deixada pela Americanas.  Apesar dos juros lá na casa do chapéu, Magalu está se recuperando (ainda falta muito) pegando uma aba na desgraça alheia...

Será que o sr. Mercado vai logar a Magalu lá no alto novamente?  Ja subiu mais de 100% em relação ao fundo do poço que chegou.

Quanto à Americanas, vejo como muito difícil a recuperação...  Empresas que tem ativos (tal como a Light/RJ, que também está bem ruinzinha) podem atuar, reduzindo a quantidade de gatos e cortando custos para melhorar a adminsitração e a rentabilidade e eventualmente sair do buraco.  Já a Americanas, tem muitas despesas e passivos (lojas alugadas, folha de pagamento enorme, dívidas e mais dívidas).  Os estoques, até onde li, não são dela, são dos fornecedores ou dos bancos.  Não vejo como vão sair dessa, sem que os controladores ponham muita grana na empresa.  Pior que tudo isso é a perda de confiança do mercado na empresa.  Quem vai comprar algo na Americanas, pagando agora para receber "amanhã ou depois"?

Não é varejo, mas vejo situação de confiança similar na Oi.  A empresa, quando era boa, tratou muito mal os seus clientes.  Eu não conheço ninguém que goste da Oi, que diga que os serviços oferecidos por ela são bons; muito pelo contrário, vejo gente que fala que "Oi, nunca mais".

A confiança, ou perda ela, na minha opinião é um dos fatores que podem determinar uma saída mais difícil ou mais fácil da recuperação judicial.

Será que Americanas tem jeito?  Será que a especulação vai logar a Magalu lá no alto novamente?

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas!!

Então; Americanas com prejuizo bilionário (para não fazer acusações), levando embora lucro dos bancões, rentabilidade de FIIs, grana de pequenos investidores.  Agora o mercado sinalizando dias difíceis para a Marisa; diretores pedindo demissão, contratando consultorias de reestruturação de dívidas.  Via dizendo que quer abocanhar a fatia do bolo que vai ser deixada pela Americanas.  Apesar dos juros lá na casa do chapéu, Magalu está se recuperando (ainda falta muito) pegando uma aba na desgraça alheia...

Será que o sr. Mercado vai logar a Magalu lá no alto novamente?  Ja subiu mais de 100% em relação ao fundo do poço que chegou.

Quanto à Americanas, vejo como muito difícil a recuperação...  Empresas que tem ativos (tal como a Light/RJ, que também está bem ruinzinha) podem atuar, reduzindo a quantidade de gatos e cortando custos para melhorar a adminsitração e a rentabilidade e eventualmente sair do buraco.  Já a Americanas, tem muitas despesas e passivos (lojas alugadas, folha de pagamento enorme, dívidas e mais dívidas).  Os estoques, até onde li, não são dela, são dos fornecedores ou dos bancos.  Não vejo como vão sair dessa, sem que os controladores ponham muita grana na empresa.  Pior que tudo isso é a perda de confiança do mercado na empresa.  Quem vai comprar algo na Americanas, pagando agora para receber "amanhã ou depois"?

Não é varejo, mas vejo situação de confiança similar na Oi.  A empresa, quando era boa, tratou muito mal os seus clientes.  Eu não conheço ninguém que goste da Oi, que diga que os serviços oferecidos por ela são bons; muito pelo contrário, vejo gente que fala que "Oi, nunca mais".

A confiança, ou perda ela, na minha opinião é um dos fatores que podem determinar uma saída mais difícil ou mais fácil da recuperação judicial.

Será que Americanas tem jeito?  Será que a especulação vai logar a Magalu lá no alto novamente?

Olha, Americanas vai ficar mais uns bons anos nessa novela, se fosse abandona ia ficar um tempo falindo, mas ainda tem o trio de bilionários da 3G Capital. 

Sobre a Magalu, acredito no case, já estudei a fundo e tem bons diferenciais e fontes de receita, sendo bem posicionada no mercado. Caindo as taxas de juros, pode ter um bom desempenho, por conta de três principais fatores: redução da despesa financeira, maior consumo e um menor desconto natural de valuation.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho Via, mas porque caiu muito, e não vejo sentido em vender no preju de 85%. Também tenho Magalu com 82% de preju, só que magalu eu tinha só meio lote, então nem machucou a carteira, ao contrario de Via que deu uma dorzinha. 

Não vou mentir, que já pensei varias vezes em comprar uns 50 lotes de Via por 2 reais e quando subir próximo do PM sair para o todo sempre dela, mas ai lembro, que o prejuízo em um ativo não precisa ser recuperado no mesmo ativo, ai prefiro seguir fazendo meus aportes em boas empresas mesmo, num futuro pode ser que tenha sempre Via em carteira, para lembrar dos erros do passado

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...

Ouvi uma executiva fazendo o seguinte comentário.

"Se fosse eu a tomar a decisão, deixaria Americanas Morrer, a única duvida que eu teria é se seria uma morte rápida ou lenta"

 

Ela Continuou "Ela só não tomaria essa decisão por conta da AMBEV. Americanas não tem patrimônio, todos os imóveis são alugados, diferente da AMBEV que tem patrimônio, imóveis, fabricas."

 

Eu entendi os comentários dela. Quando um ato ilícito como a da Americanas ocorre, os Diretores e Administradores envolvidos além dos sócios controladores respondem com seu próprio patrimônio, ou seja, no momento que os credores não conseguissem penhorar dinheiro e bens da Americanas, a primeira ação seria penhorar o patrimônio dos diretores, administradores envolvidos e do trio da 3G Capital.

Ao Penhorar patrimônio do 3 da 3G Capital, o alvo seria a AMBEV e demais empresas que eles possuem grande participação.
 

Até o ano passado a Americanas era dividida em 3 empresas, então a fraude era mais fácil de esconder pois eram dividas menores dividias em 3 empresas. Quando as 3 fundiram, muitos executivos compraram ações, mas logo quando perceberam a fraude chamaria atenção da CVM, venderam no prejuízo. Ja que ao fundir as empresas, somou todos os ativos e passivos, o que fez chamar grande atenção ao total da dívida. Por isso acredito que dividir a Americanas foi proposital para esconder pelo máximo de tempo a fraude, até que ficou tão insustentável que decidiram unir as 3, por burrice ou falta de consenso interno.

 

Outro ponto importante a se destacar é a situação do Sérgio Rial. Por ter trabalhado anteriormente no Santander, ele só tinha conhecimento da dívida do Santander, e que a divida estava dividida entre 3 empresas "independentes". O Problema que ao assumir, ele não só percebeu que a dívida somada das 3 empresas referente ao Santander era tão grande, que a varejista estava fazendo o mesmo com vários Bancos.

 

A Explicação para a renuncia dele é simples. Quando um Diretor, Administrador toma conhecimento de uma ilegalidade em assembleia, é importante constar em ata sua discordância e renunciar. Caso a decisão tenha sido tomada sem o conhecimento dele, o correto é lançar um fato relevante, demonstrar que não concorda com o ato praticado e renunciar, assim, fica juridicamente demonstrado que ele não teve participação em qualquer atividade ilícita.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/02/2023 at 16:55, William Redig disse:

Oi S@rdinhas!!

Então; Americanas com prejuizo bilionário (para não fazer acusações), levando embora lucro dos bancões, rentabilidade de FIIs, grana de pequenos investidores.  Agora o mercado sinalizando dias difíceis para a Marisa; diretores pedindo demissão, contratando consultorias de reestruturação de dívidas.  Via dizendo que quer abocanhar a fatia do bolo que vai ser deixada pela Americanas.  Apesar dos juros lá na casa do chapéu, Magalu está se recuperando (ainda falta muito) pegando uma aba na desgraça alheia...

Será que o sr. Mercado vai logar a Magalu lá no alto novamente?  Ja subiu mais de 100% em relação ao fundo do poço que chegou.

Quanto à Americanas, vejo como muito difícil a recuperação...  Empresas que tem ativos (tal como a Light/RJ, que também está bem ruinzinha) podem atuar, reduzindo a quantidade de gatos e cortando custos para melhorar a adminsitração e a rentabilidade e eventualmente sair do buraco.  Já a Americanas, tem muitas despesas e passivos (lojas alugadas, folha de pagamento enorme, dívidas e mais dívidas).  Os estoques, até onde li, não são dela, são dos fornecedores ou dos bancos.  Não vejo como vão sair dessa, sem que os controladores ponham muita grana na empresa.  Pior que tudo isso é a perda de confiança do mercado na empresa.  Quem vai comprar algo na Americanas, pagando agora para receber "amanhã ou depois"?

Não é varejo, mas vejo situação de confiança similar na Oi.  A empresa, quando era boa, tratou muito mal os seus clientes.  Eu não conheço ninguém que goste da Oi, que diga que os serviços oferecidos por ela são bons; muito pelo contrário, vejo gente que fala que "Oi, nunca mais".

A confiança, ou perda ela, na minha opinião é um dos fatores que podem determinar uma saída mais difícil ou mais fácil da recuperação judicial.

Será que Americanas tem jeito?  Será que a especulação vai logar a Magalu lá no alto novamente?

Ja fui clientes da OI décadas atrás. @0mb de velocidade, do nada a internet parava de funcionar e o técnico dizia que o cabeamento estava velho e a qualidade do sinal era reduzida no trajeto, meses depois o mesmo problema e tive que reduzir para 5mb, até que tive o mesmo problema e fui obrigado a reduzir para o mínimo 2mb.

Chegou ao ponto de 2mb de internet ficar péssima, então cancelei. Na época a OI era monopólio na cidade. Quando empresas de outras cidades souberam do problema da OI, desde as empresas minúsculas como as grandes começaram a cabear a cidade inteira, o que garantiu uma grande concorrência contra o OI que sequer fazia manutenção no cabeamento.

 

Hoje em dia a variedade de internet é tão grande, se se a OI decidir voltar, provavelmente vai ouvir exatamente essas mesmas palavras da cidade inteira: "Oi, nunca mais".

Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/02/2023 at 22:03, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Ja fui clientes da OI décadas atrás. @0mb de velocidade, do nada a internet parava de funcionar e o técnico dizia que o cabeamento estava velho e a qualidade do sinal era reduzida no trajeto, meses depois o mesmo problema e tive que reduzir para 5mb, até que tive o mesmo problema e fui obrigado a reduzir para o mínimo 2mb.

Chegou ao ponto de 2mb de internet ficar péssima, então cancelei. Na época a OI era monopólio na cidade. Quando empresas de outras cidades souberam do problema da OI, desde as empresas minúsculas como as grandes começaram a cabear a cidade inteira, o que garantiu uma grande concorrência contra o OI que sequer fazia manutenção no cabeamento.

 

Hoje em dia a variedade de internet é tão grande, se se a OI decidir voltar, provavelmente vai ouvir exatamente essas mesmas palavras da cidade inteira: "Oi, nunca mais".

Eu tive Oi na Bahia, era muito ruim, mas lá também só tinha Oi. Hoje tenho Oi na casa da minha vó, não é a melhor do mundo, mas funciona bem até

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tive Oi na Bahia, era muito ruim, mas lá também só tinha Oi. Hoje tenho Oi na casa da minha vó, não é a melhor do mundo, mas funciona bem até

Uso a INTERNET da VIVO, elas compraram uma internet local provedora de internet chamada GVT e implantaram toda tecnologia dela.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Uso a INTERNET da VIVO, elas compraram uma internet local provedora de internet chamada GVT e implantaram toda tecnologia dela.

GVT o povo tinha lá em Floripa, lá em casa era da Net, em Rio Preto coloquei da vivo 300 por 110 reais 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...