Jump to content

Soco Matinal - 15/02/2023 - Falas do presidente do Banco Central, tabela do Imposto de renda e resultado de WEG, Raízen e Totvs


Recommended Posts

Ouça as notícias pelo nosso podcast!

Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Declaração do imposto de Renda: início dia 15 de março de 2023 e encerramento dia 31 de maio de 2023.

IBOVESPA

De antemão, no pregão de terça-feira, (14/02/2023) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) fechou em queda de 0,91%, fechando em 107.848 pontos.

Tivemos dados sobre os dados de CPI (Índice de Preço ao Consumidor) que fizeram Wall Street cair e há quem diga que respinga na gente aqui. Outra questão é que o Lula insiste nessa questão da meta de inflação e agora fala em aumento dela em um ponto percentual. Isso é visto como interferência do governo na autonomia do Banco Central e não é bem vista pelo mercado. Agora falando do pregão:

Inicialmente, as empresas com os melhores desempenhos dentro do índice foram:

  • CARREFOUR: +2,92%
  • BANCO DO BRASIL: +2,34%
  • SABESP: +1,87%

Por outro lado, as empresas com as maiores quedas:

  • RAÍZEN: -7,45%
  • MELIUZ: -7,45%
  • CVC BRASIL: -6,72%

Enquanto isso, o dólar fechou em R$ 5,19 com uma alta de 0,64%.

Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

banco_central_0506202748.jpgBanco Central - EBC Brasil

Atualmente no cenário internacional as bolsas mundiais fecharam majoritariamente positivas.

Nos Estados Unidos as bolsas tiveram os seguintes desempenhos:

  • DOW JONES: -0,46%
  • S&P 500: -0,03%
  • NASDAQ: +0,57%

Já nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): -0,11%
  • FTSE 100 (Inglaterra): +0,08%
  • CAC 40 (França): +0,07%
  • FTSE MIB (Itália): +0,22%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): +0,64%
  • Shangai (China): +0,28%
  • KOSPI (Coreia do Sul): +0,53%

Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h (06h01min):

  • Bitcoin: +1,84% (US$ 22.095)
  • Ether: +3,20% (US$ 1.546)

Ainda, nas commodities: 

  • Ouro: +0,11% (US$ 1.854/Onça Troy)
  • Petróleo Brent (Futuros): -1,19% (US$ 85,58/Barril)
  • Gás Natural: +6,74% (US$ 2,56/m³)
  • Minério de Ferro (Futuros): +0,36% (US$ 124,20 a tonelada)

Agora vamos falar de ações e stocks (ações no exterior).

Morning call de ações

Raizen-investe-.jpgTratamento de água

BALANÇOS

RAÍZEN

A empresa divulgou o resultado somente após o fechamento do pregão, mas isso não evitou que ela despencasse durante a sessão anterior como vimos agora pouco.

No entanto, a empresa divulgou que teve um lucro líquido ajustado de R$ 255,7 milhões no 4T22.

Antes de continuar, vamos falar que a empresa divulga o resultado sempre mencionando o 3T para se referir ao 4T22, pois ela usa o ano-safra e isso significa que o exercício social começa em 1º de abril e vai até 31 de março do outro ano.

Dito isso, vamos aos resultados do quarto trimestre: O lucro líquido ajustado teve queda de 79% considerando o 4T21, assim como a Dívida Líquida pelo Ebitda ficou em 2,5 vezes nos últimos 12 meses, sendo que antes essa relação era de 1,7 vezes (referente a 2021).

O Capex (despesas de capitais - investimento para gerar mais proventos para a empresa) teve queda de 65% comparado ao mesmo período do ano retrasado.

Por outro lado, em comparação com o 4T21, a Receita Líquida subiu 9% na base anual com R$ 60,4 bilhões no 4T22. Assim como o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado ficou em R$ 3,0 bilhões, apresentando uma queda de 12%.

Por fim a empresa indicou que os problemas relacionados ao clima, assim como o projeto de renovar áreas de plantio fizeram com que ela tivesse redução na safra e consequentemente no processamento de cana-de-açúcar em 4%. Além disso, ela informou expansão da receita líquida e aumento da base de clientes.

WEG

De antemão eu tenho que falar: A monstrinha não dá trégua: ela informou agora pouco os resultados do 4T22 e eu estou atualizando essa edição porque Wegzinha não pode esperar:

A princípio a WEG informou um lucro líquido de R$ 1,193 bilhão com aumento de 36,5% referente ao 4T21, o que foi explicado pela empresa em razão da demanda positiva no mercado interno e também no exterior.

De acordo com o release, o setor de geração de energia eólica solar com os produtos voltados para a transmissão e distribuição de eletricidade bombou os negócio da nossa BlueChip (eu falo nossa porque eu acredito que você seja sócio dela).

Por outro lado o Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 1,559 bilhão e isso reflete um aumento de 38,6% comparado ao 4T21, sendo que a Receita Líquida teve crescimento de 22% comparado ao último trimestre de 2021, com o resultado final de R$ 7,979 bilhões. Desta forma, a margem Ebitda foi de 19,5% no período e com isso registrou alta de 2,3 pontos percentuais. Diante disto, a empresa informa que houve estabilização dos custos e com isso uma crescente melhora nas operações da fabricante.

Por fim, o ROIC (retorno sobre o capital investido) foi de 29,4% com queda de 1,1 ponto percentual comparado ao mesmo período de 2021. Despesas de vendas, gerais e administrativas (VG&A) consolidadas tiveram queda de 19% comparado ao 4T21 e o caixa líquido ficou em R$ 1,433 bilhão, sendo que no ano retrasado o valor final foi de R$ 1,820 bilhão. Ainda, foram R$ 1,820 bilhão de investimentos para modernizar e expandir a produtividade, assim como máquinas e equipamentos como também softwares, a maior parte investido no Brasil, 52%.

DIVIDENDOS

E agora o faz-me rir: Dividendos de R$ 0,226303730 por ação com data ex de 20 de fevereiro em diante. Eles, assim como os JCPs complementares, serão pagos em 15 de março.

TOTVS

A empresa de software informou os seus resultados referente ao quarto trimestre de 2022, conforme os dados a seguir:

Receita Líquida: R$ 156,3 milhões, aumento de 24% na comparação com o 4T21. Assim como o Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado teve aumento de 12,7%, comparado ao quatro trimestre de 2021,  com o valor de R$ 248,4. Por outro lado, a margem Ebitda teve queda de 1,7 ponto percentual comparada com o 4T21.

A empresa indicou que teve problemas pontuais como o valor de R$ 9,6 milhões em razão da recuperação judicial de um afiliado e também R$ 8,1 milhões em Contingências da dimensão Gestão.

Ainda, a Receita Líquida foi de R$ 1,080 bilhão, 20,9% maior que a do 4T21, assim como 26% maior na receita líquida recorrente que foi de R$ 878,4 milhões sobre o mesmo período.

Com isto, o resultado financeiro líquido restou positivo em R$ 4,9 milhões no último trimestre de 2022 e significa mais 225,3% sobre os ganhos financeiros indicados da mesma época de 2021.

EXTERIOR

COCA - COLA

A fabricante de bebidas mundialmente conhecida reportou lucro líquido com queda de 15,8% no 4T22. Durante o ano passado o lucro dela teve queda de 2,34% na comparação anual com seus US$ 9,54 bilhões. (uma merreca)

Com receita de US$ 10,1 bilhões, a Coca-Cola teve crescimento de 6,98% comparado ao ano retrasado. No entanto, o que levou a empresa ter esse aumento foi a elevação de preços que por sua vez tiveram acréscimo de 12%. Claro que na América Latina o resultado foi bom, a empresa teve aumento de 32% nas vendas orgânicas. Além disso, foram 26% de aumento nos preços e 7% de impacto negativo do câmbio. Ninguém desiste da coquinha, mesmo ela custando 1/4 mais cara.

De toda forma, a empresa teve US$ 43 bilhões de receita no ano de 2022 e isso representa uma alta de 11,2% referente a 2021.

Em conclusão, para este ano a projeção é de que ela tenha crescimento de 7% a 8% nas receitas e ainda sinta o impacto negativo do câmbio e os efeitos da inflação nos custos, mas não tanto quanto em 2022. Desta forma, o lucro por ação poderá ser de 7% a 9% neste ano.

VOLKSWAGEN SUSPENDE PRODUÇÃO

A empresa suspendeu temporariamente a sua produção no Brasil em 3 de suas 4 fábricas por falta de peças. Esse é o efeito da crise global de escassez de componentes que temos visto desde o começo da pandemia de forma aguda.

Em comunicado, a montadora informou que dará férias coletivas aos funcionários.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

presidente-do-bc-roberto-campos-netojpg.Roberto Campos Neto - Inteligência Financeira

CAMPOS NETO E O JOGO DA INFLAÇÃO

Antes de mais nada, esse dias o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu uma entrevista sobre todos os assuntos que rondam o Banco Central, meta de inflação e Selic.

O presidente do BC negou que tenha feito qualquer proposta de flexibilização da meta de inflação deixando bem claro que este papel é do governo. No entanto, ele afirmou que o Brasil não está em um momento no qual possa ficar experimentando coisas e que o resultado de se mexer na inflação para aumentar a meta e baixar a Selic pode dar um efeito oposto ao que se espera. Inclusive pelo fato de que a meta de inflação não é instrumento de política monetária para redução de juros.

Por fim, ele pontuou que é necessário focar na melhoria da credibilidade enquanto que na entrevista concedida na TV Cultura ele mencionou um exemplo a não ser seguido quando o assunto é meta de inflação, como é o caso da Turquia.

CORREÇÃO DA TABELA DE IMPOSTO

Muitos brasileiros que recebem um salário insuficiente para os gastos básicos estão em uma faixa elevada de imposto de renda a ser pago. Isso por conta de uma tabela que está desatualizada há anos.

Com esse atraso na atualização da tabela até mesmo as pessoas que ganham um salário mínimo e meio pagarão o imposto sobre a renda.

Atualmente o Ministério da Fazenda está em um projeto para ampliar a faixa de isenção que deverá ser autorizada ou não pelo presidente Lula.

DADOS DE CPI DOS EUA

O CPI é o Índice de Preços ao Consumidor (basicamente a inflação) e foi divulgado demonstrando uma alta de 0,5% no mês de janeiro comparando com o mês anterior, conforme dados do Departamento do Trabalho dos EUA.

Neste sentido, temos uma inflação que atingiu o patamar de 6,4% nos últimos 12 meses, no entanto esse resultado está dentro do que era estimado pelos analistas.

Dentre os itens analisados: alimentos tiveram alta de 0,5% e energia 2%. Enquanto que o núcleo de inflação retirando alimentos e energia foi de 5,6% nos últimos 12 meses e é o menor aumento desde dezembro do ano retrasado. Falando do índice de energia e de alimentos, nos últimos 12 meses o aumento foi de 8,7% e 10,1%, respectivamente.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

agr.pngMoney Times

Primeiramente, no pregão de terça-feira (14/02) o nosso IFIX fechou com queda de 0,15% aos 2.779 pontos. Com isto, o ano tem 3,08% de queda e o mês -1,5%.

Inicialmente as maiores altas foram:

  • TORD11: +3,98%
  • GALG11: +1,41%
  • HFOF11: +1,22%

Por outro lado, os destaques negativos da sessão foram:

  • TEPP11: -2,12%
  • SNFF11: -2,06%
  • VILG11: -1,75%

Assim termina nosso morning call. Bons investimentos.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Evelyn Santos mudou o título para Soco Matinal - 15/02/2023 - Falas do presidente do Banco Central, tabela do Imposto de renda e resultado de WEG, Raízen e Totvs
  • Evelyn Santos fixou tópico

@Evelyn Santos e nao é que este seu soco matinal além de ótimas informações trouxe uma nostalgia especial aqui para mim...

RAIZEN - empresa que comprou/incorporou o grupo nova américa (que foi onde iniciei como menor aprendiz em 1993 e fiquei até 2002, na verdade desde 1990 em projeto social da empresa)

TOTVS - da qual fui cliente desde 2004 e colaborador de 2008 a 2016 (Franquia em Bauru-SP) - aqui eu praticamente consolidei minha carreira como analista em sistemas ERP

Em ambas estas empresas eu adorava trabalhar e bateu ótimas lembranças e uma novela na cabeça... (somando as duas sao praticamente 25 anos de historias vividas)

 

Soco Matinal também é reviver ótimas historias  🙃

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Evelyn Santos e nao é que este seu soco matinal além de ótimas informações trouxe uma nostalgia especial aqui para mim...

RAIZEN - empresa que comprou/incorporou o grupo nova américa (que foi onde iniciei como menor aprendiz em 1993 e fiquei até 2002, na verdade desde 1990 em projeto social da empresa)

TOTVS - da qual fui cliente desde 2004 e colaborador de 2008 a 2016 (Franquia em Bauru-SP) - aqui eu praticamente consolidei minha carreira como analista em sistemas ERP

Em ambas estas empresas eu adorava trabalhar e bateu ótimas lembranças e uma novela na cabeça... (somando as duas sao praticamente 25 anos de historias vividas)

 

Soco Matinal também é reviver ótimas historias  🙃

Nossa, que massa. 
Meu Deus, 25 anos.. é história, einh?
E esse negócio de ERP (que eu sou mega leiga), mas estou vendo aqui de alguns departamentos que querem fazer a modernização de processos, e por eles citarem isso eu li essa sigla no documento. (Eu acho que as repartições públicas são muito atrasadas...)
E que legal que você teve esse gostinho aí de nostalgia hahahah 

Um abraço

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Eu vejo um problema na raizen, por ser uma joinventure, só é possível investir em ações preferenciais, por isso acho que seria mais pratico investir na COSAN

Eu não tinha parado para pensar nisso, mas vou dar uma olhada. Não invisto nessas, então não tinha observado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Evelyn Santos disse:

Eu não tinha parado para pensar nisso, mas vou dar uma olhada. Não invisto nessas, então não tinha observado.

Eu ja pensei em investir em COSAN, mas ja basta ITAUSA como holding. Além disso a Vibra tem um potencial de crescimento maior segundo Graham. COSAN ja superou o valor intrínseco.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...