Jump to content

Sócrates tem toda razão....


Recommended Posts

So sei que nada sei.

Quanto mais eu estudo sobre investimentos mais eu descubro que Sócrates estava certo.

Quando eu comecei, há cerca de 2 anos, eu compra um pacote de sopa de letrinhas e descobria onde investir.  Era bem fácil, eu não sabia nada e achava que sabia muito.  (não era investir... rssss)

Daí a gente vai estudando FIIs, Ações, RF, Investimentos fora do Brasil, Fiagro, Fi Infra, etc... e quanto mais a gente aprende, em vez de ficar mais fácil investir, fica mais difícil.

Passar a peneira de forma correta nos ativos, analisando quem é bom e quem não é, descorrelacionar ramos de atividades para ter real diversificação; manter a carteira balanceada intra-classe e extra-classe; se livrar de viéses comportamentais, não se deixar influenciar pela manada...

De tudo isso, acho que o mais valioso dos estudos é o que NÃO devemos fazer.  Buscar motivos para investir em algo que você quer é fácil (e tendencioso), mas cada vez mais eu descubro o valor de me perguntar porque eu não deveria investir em determinado ativo...

Acho que só de saber que eu não sei já me da uma certa vantagem.....  Pensa menos e segue o plano.  Diagrame-se!!

Vocês tem uma sensação parecida com a minha?

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, William Redig disse:

So sei que nada sei.

Quanto mais eu estudo sobre investimentos mais eu descubro que Sócrates estava certo.

Quando eu comecei, há cerca de 2 anos, eu compra um pacote de sopa de letrinhas e descobria onde investir.  Era bem fácil, eu não sabia nada e achava que sabia muito.  (não era investir... rssss)

Daí a gente vai estudando FIIs, Ações, RF, Investimentos fora do Brasil, Fiagro, Fi Infra, etc... e quanto mais a gente aprende, em vez de ficar mais fácil investir, fica mais difícil.

Passar a peneira de forma correta nos ativos, analisando quem é bom e quem não é, descorrelacionar ramos de atividades para ter real diversificação; manter a carteira balanceada intra-classe e extra-classe; se livrar de viéses comportamentais, não se deixar influenciar pela manada...

De tudo isso, acho que o mais valioso dos estudos é o que NÃO devemos fazer.  Buscar motivos para investir em algo que você quer é fácil (e tendencioso), mas cada vez mais eu descubro o valor de me perguntar porque eu não deveria investir em determinado ativo...

Acho que só de saber que eu não sei já me da uma certa vantagem.....  Pensa menos e segue o plano.  Diagrame-se!!

Vocês tem uma sensação parecida com a minha?

Você esta correto, lembro de um vídeo que o @Raul Sena usou como exemplo Magazine Luísa.

É muito comum você gostar da empresa como consumidor, mas ao estudar descobri que ela não é boa. Então prefiro dividir. Gosto de ser consumidor de uma empresa, eu irei comprar produtos nela, mas ao estudar, se ela não for uma boa empresa, apenas continuo como consumidor.

Eu por exemplo sou consumidor da Kabum, ela foi comprada pela Magazine Luísa, mas eu nunca compraria Magazine Luísa só por eu gostar da Kabum.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Você esta correto, lembro de um vídeo que o @Raul Sena usou como exemplo Magazine Luísa.

è muito comum você gostar da empresa como consumidor, mas ao estudar descobri que ela não é boa. Então prefiro dividir. Gosto de ser consumidor de uma empresa, eu irei comprar produtos nela, mas ao estudar, se ela não for uma boa empresa, apenas continuo como consumidor.

Eu por exemplo sou consumidor da Kabum, ela foi comprada pela Magazine Luísa, mas eu nunca compraria Magazine Luísa só por eu gostar da Kabum.

No meu pacote de sopa tinha MGLU e eu entrei em Magalu a 12,00.  Ainda bem foram só 1200 reais.  Agora ela está de castigo - não ganha mais aportes ate voltar a se comportar direitinho.  Varejo, Aéreas, Armas e estatais, não vou comprar mais e quando der, me livro das que tenho.  Só não vou vender no preju; deixa elas de castigo..... rsss

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...