Jump to content

Conta errada?


Recommended Posts

Oi S@rdinhas!!

Eu tenho uma planilha de controle de investimentos que me faz um resumão geral, por classe de ativo.  Ela totaliza quando eu aportei, quanto está valendo hoje e quanto recebi de proventos.

Todos os meses eu aporto, no total, consideravelmente mais que os proventos recebidos, conforme manda meu diagrama, mas não "carimbo" os proventos, eles entram no meu giro do mês, às vezes pagam contas, mas no final do mês, o valor aportado excede os proventos em mais de 100% (ainda estou ganhando pouco....).

Dito isso, a minha dúvida é em quanto eu aportei:  Aportei o simples somatório de quanto eu comprei/vendi de ativos ou, esse somatório menos o valor dos proventos?

Exemplo:

  • Total de Aportes até mês anterior: 40.000,00
  • Proventos no mês: 1.000,00
  • Aportes no mês: 3.500,00

O meu total investido agora é 43.500,00 ou 42.500,00 (deduzido 1000,00 dos proventos)?

Espero ter conseguido explicar minha dúvida.  Minha carteira total está negativa em 7%, incluindo proventos nos aportes.  Se abater os proventos, fica positiva em 2%.

Não quer me auto-enganar com números, apenas fica a dúvida de qual é a conta certa....

Link para compartilhar
Share on other sites

51 minutes ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas!!

Eu tenho uma planilha de controle de investimentos que me faz um resumão geral, por classe de ativo.  Ela totaliza quando eu aportei, quanto está valendo hoje e quanto recebi de proventos.

Todos os meses eu aporto, no total, consideravelmente mais que os proventos recebidos, conforme manda meu diagrama, mas não "carimbo" os proventos, eles entram no meu giro do mês, às vezes pagam contas, mas no final do mês, o valor aportado excede os proventos em mais de 100% (ainda estou ganhando pouco....).

Dito isso, a minha dúvida é em quanto eu aportei:  Aportei o simples somatório de quanto eu comprei/vendi de ativos ou, esse somatório menos o valor dos proventos?

Exemplo:

  • Total de Aportes até mês anterior: 40.000,00
  • Proventos no mês: 1.000,00
  • Aportes no mês: 3.500,00

O meu total investido agora é 43.500,00 ou 42.500,00 (deduzido 1000,00 dos proventos)?

Espero ter conseguido explicar minha dúvida.  Minha carteira total está negativa em 7%, incluindo proventos nos aportes.  Se abater os proventos, fica positiva em 2%.

Não quer me auto-enganar com números, apenas fica a dúvida de qual é a conta certa....

Pra mim todo dinheiro aportado é investimento. Eu poderia ter utilizado o provento em qualquer outra coisa, mas eu resolvi aportar mais investimentos.
Mas eu tenho outro cálculo que é pra ter ideia de quanto vou receber no futuro, por exemplo quanto vou receber se investir R$ 5.000,00 todo mês a 10% ao ano. Nesse caso eu coloco os R$: 5.000,00 como "dinheiro novo" e o dinheiro novo é sempre dinheiro que eu tiro do meu esforço, então no exemplo que deu, R$: 3.500,00 seria dinheiro novo e total investido R$: 43.500,00.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu uso como base o mesmo cálculo que o Meu Dinheiro faz pra mim. Acredito que faz sentido pois esse mês por exemplo eu comprei 5.349,11 em ativos, sendo que desse valor 2.094,27 foram referentes a um CDB que eu vendi e reinvesti, então não seria útil levar em consideração no cálculo.

Ainda não tenho uma quantidade relevante de proventos recebidos para afirmar se faz diferença pra mim ou não incluir no gráfico (50,10 esse mês). 

No final, acredito que tudo depende de que informação vc quer extrair! Se vc quer saber quanto dinheiro vc tirou do seu bolso (aportou), faz sentido excluir os proventos, sendo eles reinvestidos ou não.

image.png.800021c2ef5518ad18df18f1951ac263.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Não sei se minha explicação vai estar correta. Mas quando você vende um ativo para comprar outro, eu entendo que não se trata de aporte, e sim substituição de ativo na carteira.

 

Oi Douglas,  nessse caso não há dúvida, na venda/compra, subtrai o recebido da venda e soma o valor gasto na compra.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

Pra mim todo dinheiro aportado é investimento. Eu poderia ter utilizado o provento em qualquer outra coisa, mas eu resolvi aportar mais investimentos.
Mas eu tenho outro cálculo que é pra ter ideia de quanto vou receber no futuro, por exemplo quanto vou receber se investir R$ 5.000,00 todo mês a 10% ao ano. Nesse caso eu coloco os R$: 5.000,00 como "dinheiro novo" e o dinheiro novo é sempre dinheiro que eu tiro do meu esforço, então no exemplo que deu, R$: 3.500,00 seria dinheiro novo e total investido R$: 43.500,00.

Oi Levy, a questão é se os proventos são dinheiro novo ou não.  Cabem as duas interpretações.  É uma grana que eu não botei; ela foi gerada pelo trabalho do próprio investimento.  Com LCI fica mais fácil explicar:  Investi 1000,00 e depois de um ano recebi de volta 1100,00 e reinvesti os 1100,00.  Não tem dinheiro novo na transação:  Reinvesti 1000,00+100,00 de proventos.  O meu aporte continuou sendo os 1000,00 originais.  O lucro foi de 10%; reinvestidos.

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas!!

Eu tenho uma planilha de controle de investimentos que me faz um resumão geral, por classe de ativo.  Ela totaliza quando eu aportei, quanto está valendo hoje e quanto recebi de proventos.

Todos os meses eu aporto, no total, consideravelmente mais que os proventos recebidos, conforme manda meu diagrama, mas não "carimbo" os proventos, eles entram no meu giro do mês, às vezes pagam contas, mas no final do mês, o valor aportado excede os proventos em mais de 100% (ainda estou ganhando pouco....).

Dito isso, a minha dúvida é em quanto eu aportei:  Aportei o simples somatório de quanto eu comprei/vendi de ativos ou, esse somatório menos o valor dos proventos?

Exemplo:

  • Total de Aportes até mês anterior: 40.000,00
  • Proventos no mês: 1.000,00
  • Aportes no mês: 3.500,00

O meu total investido agora é 43.500,00 ou 42.500,00 (deduzido 1000,00 dos proventos)?

Espero ter conseguido explicar minha dúvida.  Minha carteira total está negativa em 7%, incluindo proventos nos aportes.  Se abater os proventos, fica positiva em 2%.

Não quer me auto-enganar com números, apenas fica a dúvida de qual é a conta certa....

Boa noite, William!

Acredito que não tem uma resposta correta, mas apenas desde que o total que você tenha investido ao menos 25% da sua renda e reinvestido todos os seus proventos, tudo certo! Além disso, nem se preocupe se sua carteira está negativa, só foco no longo prazo hehe

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...