Gabriel Coelho Postado 28 de Fevereiro de 2023 Compartilhar Postado 28 de Fevereiro de 2023 Bom dia, galera! Comecei a investir mais sério a partir desse ano e estou montando minha carteira ideal, queria a opinião de vocês. Estou com 27 anos e pretendo me aposentar aos 55-60, então ainda possuo um bom prazo para tomar mais riscos. Inicialmente eu pensei em dividir minha carteira assim: -30% exterior -30% ações nacionais -20% RF -15% FII -5% Criptos Além disso, pretendo ter entre 5-10% do total do valor investido guardado em algum título de RF com liquidez diária como reserva de oportunidade. A carteira que eu estou montando está ficando assim (não tem FIIS porque ainda estou montando quais vão ser minhas opções): Ações nacionais: MYPK3, SCHUL4, STBP3, TRPL4, VIVT3, ARZZ3, BBAS3, ITSA3, RSUL4, FLRY3, TOTS3, JHSF3, BBDC4, VALE3, SAPR4, PCAR3, EGIE3, NEOE3, KLBN11, RANI3, UNIP6, MOVI3, MRFG3. ETFs exterior: MCHI, VWO, VEA, INDA, QQQ, VNQ, VOO, SLYV, DVY, XLK, VNQI Nem todo ativo dessa lista já está na minha carteira, porque como comecei a investir com aportes mais relevantes esse ano, ainda não deu tempo de comprar todos os ativos. Estou com receio de estar exagerando na quantidade. Meu aporte mensal é de R$ 5k e acredito que conseguiria acompanhar todos esses ativos, lendo seus resultados trimestrais e acompanhando as notícias do mercado financeiro. Desde já agradeço a atenção!! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Malheiros Pinto Postado 28 de Fevereiro de 2023 Compartilhar Postado 28 de Fevereiro de 2023 22 minutes ago, Gabriel Coelho disse: Bom dia, galera! Comecei a investir mais sério a partir desse ano e estou montando minha carteira ideal, queria a opinião de vocês. Estou com 27 anos e pretendo me aposentar aos 55-60, então ainda possuo um bom prazo para tomar mais riscos. Inicialmente eu pensei em dividir minha carteira assim: -30% exterior -30% ações nacionais -20% RF -15% FII -5% Criptos Além disso, pretendo ter entre 5-10% do total do valor investido guardado em algum título de RF com liquidez diária como reserva de oportunidade. A carteira que eu estou montando está ficando assim (não tem FIIS porque ainda estou montando quais vão ser minhas opções): Ações nacionais: MYPK3, SCHUL4, STBP3, TRPL4, VIVT3, ARZZ3, BBAS3, ITSA3, RSUL4, FLRY3, TOTS3, JHSF3, BBDC4, VALE3, SAPR4, PCAR3, EGIE3, NEOE3, KLBN11, RANI3, UNIP6, MOVI3, MRFG3. ETFs exterior: MCHI, VWO, VEA, INDA, QQQ, VNQ, VOO, SLYV, DVY, XLK, VNQI Nem todo ativo dessa lista já está na minha carteira, porque como comecei a investir com aportes mais relevantes esse ano, ainda não deu tempo de comprar todos os ativos. Estou com receio de estar exagerando na quantidade. Meu aporte mensal é de R$ 5k e acredito que conseguiria acompanhar todos esses ativos, lendo seus resultados trimestrais e acompanhando as notícias do mercado financeiro. Desde já agradeço a atenção!! Bom dia, Gabriel! Tudo certo? Acredito que se você pretende tomar mais riscos, poderia diminuir um pouco a parcela de renda fixa na carteira (eu tenho 10%, como reserva de oportunidade). Se você está montando sua carteira, não comece definindo vários ativos de uma vez só, vai aos poucos conforme você sentir necessidade e aproveitando as oportunidades. Inclusive, mesmo falando que conseguiria acompanhar todos esses ativos, sinceramente, acho difícil. 23 ações + 11 ETFs + FIIs + criptomoedas, você pode chegar fácil em 50 ativos, pode até ser pulverização dependendo do seu patrimônio. Lembre, não é pra você ser escravo dos investimentos. Sobre os ativos, no geral achei ótimos, mas Marfrig é tenso, esse setor é horrível. Também tem algumas empresas bem cíclicas na sua carteira, como Vale, Unipar, Movida e por aí. Fique esperto que esses ativos vão ser mais voláteis e passarão por períodos de alta e baixa, então faça um bom estudo para investir em um momento mais favorável. Também senti falta de seguradoras na carteira, é um ótimo setor (PSSA3, BBSE3 e CXSE3 são alguns bons exemplos, aconselho colocar na lista de estudo). Por fim, acredito que 11 ETFs pode ser até demais. Cada um já tem centenas de ativos, só o VOO já tem 500, então aí já passou fácil dos 1000. XLK e QQQ por exemplo, são bem parecidos - o primeiro rastreia empresas de tecnologia, que também é cerca de 60% do Nasdaq 100, índice acompanhado pelo QQQ. Resumindo o que eu faria diferente: teria menos ações (pelo menos no começo, e nunca investiria em Marfrig), deixaria menos em renda fixa e teria menos ETFs. 1 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Coelho Postado 28 de Fevereiro de 2023 Author Compartilhar Postado 28 de Fevereiro de 2023 51 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse: Bom dia, Gabriel! Tudo certo? Acredito que se você pretende tomar mais riscos, poderia diminuir um pouco a parcela de renda fixa na carteira (eu tenho 10%, como reserva de oportunidade). Se você está montando sua carteira, não comece definindo vários ativos de uma vez só, vai aos poucos conforme você sentir necessidade e aproveitando as oportunidades. Inclusive, mesmo falando que conseguiria acompanhar todos esses ativos, sinceramente, acho difícil. 23 ações + 11 ETFs + FIIs + criptomoedas, você pode chegar fácil em 50 ativos, pode até ser pulverização dependendo do seu patrimônio. Lembre, não é pra você ser escravo dos investimentos. Sobre os ativos, no geral achei ótimos, mas Marfrig é tenso, esse setor é horrível. Também tem algumas empresas bem cíclicas na sua carteira, como Vale, Unipar, Movida e por aí. Fique esperto que esses ativos vão ser mais voláteis e passarão por períodos de alta e baixa, então faça um bom estudo para investir em um momento mais favorável. Também senti falta de seguradoras na carteira, é um ótimo setor (PSSA3, BBSE3 e CXSE3 são alguns bons exemplos, aconselho colocar na lista de estudo). Por fim, acredito que 11 ETFs pode ser até demais. Cada um já tem centenas de ativos, só o VOO já tem 500, então aí já passou fácil dos 1000. XLK e QQQ por exemplo, são bem parecidos - o primeiro rastreia empresas de tecnologia, que também é cerca de 60% do Nasdaq 100, índice acompanhado pelo QQQ. Resumindo o que eu faria diferente: teria menos ações (pelo menos no começo, e nunca investiria em Marfrig), deixaria menos em renda fixa e teria menos ETFs. Cara, muito obrigado pelo retorno. Estava justamente na dúvida se estava avacalhando muito na quantidade ou não! kkkkk vou dar uma avaliada e começar os aportes em um número menor, no futuro avalio se incluo mais ações ou não. Também vou reavaliar a quantidade de ETFs. Bom dia!! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts