Jump to content

O que mudou na sua estratégia pós live do Investimento vs. Idade?


Recommended Posts

Oi S@ardinhas,

Eu tenho 64 e comecei somente há dois anos atrás.  Eu tinha uma certa dificuldade com as estratégias de vários lugares, inclusive da AUVP, onde fala de longo prazo, longo prazo, longo prazo...   Afinal, o que define o longo prazo.  Para mim, longo prazo são 3-6 anos; longuíssimo praza, 7-8 anos; médio prazo, 2-3 anos.

Minha principal meta quanto aos meus ativos é crescer a renda passiva progressivamente.  Eu meço os proventos recebidos nos últimos 12 meses e o crescimento que quero (e preciso) é de 3% a.m. em relação aos 12 meses anteriores (Fev/22-Jan/23 vs Jan/22-Dez/22, por exemplo).  Estabeleci o valor que quero de renda passiva em 12 meses para Dezembro/23 e também para Janeiro/24. Esse é um aumento previsto de Renda Passiva da ordem de 43% a cada 12 meses.

Projetando só os proventos de FIIs, eu vejo que não vai ser muito difícil de chegar na meta de dez/23, pois só o que devo receber dos FIIs entre março e julho/23 e outubro/23 supera o total de proventos recebidos em igual mês de 2022.  Além disso, eu hoje tenho uma posição bem maior tanto em ações quanto FIIs e também RF, em relação ao que tinha há um ano atrás, então isso vai alavancar mais ainda os proventos.  Trabalhando para superar as metas o mais cedo possível.

Essa tabelinha abaixo é o resumo dos meus controles de proventos, com as seguintes colunas:  Mes | Crescimento 12m. vs 12m anteiores | % da Renda Passiva Desejada ref aos proventos do mês | % Renda Passiva Desejada - média de 12 meses anteriores.  Até agora está demorando 4 meses para crescer 1% na renda passiva desejada.

image.png.dd41df97dd25ae386f8082fac088c9bf.png

Minha carteira é atualmente 40% FIIs (sendo 60% papel e 40% tijolo); 35% Ações Brasil (metade de ações baratas e metade de dividendos), 10% IVVB11, EURP11 e BDRs (preparando para investir direto lá fora) e 15% RF.

Investindo há 2 anos, até agora só consegui chegar em 4,2% da renda passiva que desejo ter em 8 anos.

A live de ontem foi a força que eu estava precisando para sacramentar o que já vinha pensando há algum tempo; então decidi:

  • Ações BR:  aumentar para 35%, sendo 15% na carteira de crescimento e 20% na de dividendos (sempre reinvestindo os proventos).  Reduzir o número de ativos dos atuais 35 para 25;
  • FIIs: reduzir para 35% da carteira; aportando mais em tijolo, mas buscando manter o YOC na casa de 1,1% a.m. = 14%aa.
  • RF: Manter na casa de 15%, partes iguais de CDI, IPCA+ e Pre-Fixado.  Vencimentos em 1a, 2a, 3a, sendo que IPCA+ e Pre-Fixados são preferíveis para vencimentos de 2 e 3 anos;
  • Internacional: aumentar para 15%, saindo aos poucos do IVVB11 e EURP11 migrando para SP500 e outros ETFs direto lá fora.  Talvez parte da carteira de ações Brasil virem BDRs (ainda estou pensando nisso).

 

Vamos que vamos!!

A cabeça de vocês mudou de alguma foram depois da live de ontem?

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

William, tudo bem?

Eu tenho 45 anos e não tenho um R$ investido em lugar nenhum.

A live dessa semana foi esclarecedora demais pra mim, pois eu ainda acreditava que tinha tempo suficiente para construir patrimônio investido e viver de renda.

Estou começando a construir a minha reserva de emergência e seguirei a sugestão do @Raul Sena de colocar 50% em Tesouro Selic, 45% em Poupança e 5% em dinheiro papel guardado em casa.

Depois que eu conseguir isso, iniciarei os meus investimentos respeitando as proporções de 40% em ações pagadoras de dividendos, 30% em RF IPCA+CDI e 30% em FIIs ou REITs pagadores de dividendos.

Minha meta é de R$ 15~20 mil de renda passiva após 60 anos de idade.

Valeu!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...