Jump to content
  • 0

Dúvida sobre dividendos


Marcelo De Farias Neto

Pergunta

Opa galera, quem puder ajudar agradeço
Minha duvida é a seguinte, os dividendos sempre serão um percentual mínimo obrigatório sobre os lucros, ou seja 25%, sobre os lucros da empresa.
Esse percentual de pagamentos varia de empresa para empresa? Ou na grande maioria fica esses 25% mesmo?
E se varia, onde consigo ver em cada empresa, quantos % de dividendos a empresa paga pelo lucro?

Editado por Marcelo De Farias Neto
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Qualquer site como Status Invest, investidor 10... você consegue ver o Payout da empresa, é o valor de distribuição de lucros que as empresas listadas na bolsa de valores pagam aos seus cotistas, sendo que esse montante pode ser pago na forma de juros sobre capital próprio ou dividendos. Quanto maior o Payout maior a porcentagem de lucros que uma empresa paga. 

Você também tem essas informações no RI da empresa. E lembrando ela só vai pagar esses 25% se tiver lucro, empresa que tem prejuízo não paga!

Não vou saber te dizer exemplos agora, mas tem algumas empresas que chegam a pagar 100% do lucro, tem casos que a empresa chega a pagar mais de 100%, como foi o caso da PETR4 ano passado

Captura de Tela 2023-03-05 às 13.47.26.png

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Marcelo De Farias Neto disse:

Pelo que percebi no gráfico da PETR4 o Payout não é estático, o percentual de dividendos variou ano a ano nessa caso da Petrobrás.
Eu não sabia que o Payout era sinônimo de dividendos, valeu pela ajuda
Vou me aprofundar mais.

Payout seria: proventos pagos/ receita liquida.

E sobre o a Petr4, como é uma empresa cíclica, esta conseguindo pagar bastante dividendos porque esta lucrando muito, esta aproveitando bastante do preço do petróleo. Mas lembre-se, dividendos passados, não são garantias de dividendos futuros, sem falar que é uma empresa estatal, enquanto tiver paridade de preços vai pagar excelentes dividendos com esse preço do petróleo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...