Jump to content
  • 0

Devo investir mais?

Convidado Anônimo

Pergunta

Fala comunidade, espero que todos estejam bem!

Tenho 25 anos e me formei no final de 2019, o começo de toda a loucura que foi a pandemia, peguei um mercado completamente devastada e não consegui entrar na minha área de atuação. Meus pais desde sempre trabalham em feira livre aqui no Rio de Janeiro (sempre tive muito orgulho deles). Com a pandemia; o crescimento do delivery e a falta de oportunidade no mercado de trabalho, passei a ir trabalhar com eles, realizando entrega de bicicleta pela região onde ocorrem as feiras. Resolvi me formalizar, abrindo um Mei e pegando uma máquina de cartão. Por pegar uma base de clientes que meus pais já tinham e que estavam com o medo de sair de casa, as entregas aumentaram consideravelmente as vendas, mantive esses clientes e essa "base de clientes" cresceu ainda mais em 2022, chegando no ponto de chegar muito perto do faturamento limite do Mei, apenas na máquina e no pix, isso não contando o dinheiro que estou vendo como vai ser para declarar, pois não quero ser desenquadrado do Mei, devido aos custos de uma ME. Até estava esperançoso que o limite do faturamento aumentasse, chegou a ser debatido na Câmara, mas o atual governo temendo uma perda de arrecadação, acabou não indo pra frente, mesmo não sendo reajustado esse limite desde 2016, mas é lidar de acordo com o que a vida oferece e não reclamar do que não se pode ser mudado.  

Dai o meu "problema", a margem de lucro em cima do faturamento fica entre 30% a 35%. já tenho uma reserva de emergência montada (12 meses por ser autônomo), ainda moro com meus pais, então meus custos acabam não sendo muito alto, hoje faço aportes de R$1000,00 e reinvisto os dividendos, conseguiria aumentar um pouco esse aporte e investir mais $300,00/ $400,00 (proveniente do dinheiro em espécie que recebo), sei que esse valor no longo prazo, faz muita diferença. Mas na hora de realizar a declaração, fico com receio da conta não ia fechar para a receita, pois sobraria apenas $700,00 declarado para o custo de vida. Se puderem dar uma opinião sobre o que fazer, eu agradeço muito.

(OBS: A maior parte das vendas são decorrentes de pix e maquina de cartão, o dinheiro que eu recebo em espece guardo 2 meses da reserva de emergência em casa mesmo, para uma eventual necessidade e gasto o resto em em lugares que eu gosto.

Link para compartilhar

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Então amigo, esse é o ponto. Pois se eu investir mais, vai mostrar que eu faturei mais do que 81 mil no ano, e meu receio é ser desenquadrado do Mei, que a possibilidade de ter um CNPJ é pagar apenas a contribuição de 5% do salario mínimo me ajuda muito, se fosse para ME, só de contador já ia embora metade do meu lucro mensal, por ser uma margem mais apertada. Então fico naquela, o valor da máquina e pix, fechou ano passado em um pouco mais que 79 mil, muito próximo dos 81 mil que é o limite do mei, sem contar o dinheiro... Então se eu fazer aportes de 1300, por exemplo, eu correria esse risco de cair em uma malha fina? Isso que me trava. 

Link para compartilhar

• 0

Ahhhhhh, ai já não sei te dizer, a dica que eu iria te dar, já vi que não vai te ajudar, iria falar para você entrar em contato com algum contador para te explicar como funciona :/ 

Uma solução é esperar alguma alma caridosa da comunidade que tenha esse conhecimento lhe ajudar 

Link para compartilhar

• Criar novo...