Jump to content
  • 1

Qual o calculo que devo fazer ALUPAR


Edson Galvao Costa

Pergunta

Bom dia 

Sou recém chegado no curso, mas acompanho leituras e afins sobre ações

Quando acontece uma data limite para compra, que possibilita participação e pgtos de dividendos

Como calcular esse valor ao preço de compra

Eu poderia entender isso "o dividendos como um desconto" no ato da compra

Geralmente após pagamento de dividendos as ações tem queda de preço, 

Como ver isso na pratica

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Edson Galvao Costa disse:

Bom dia 

Sou recém chegado no curso, mas acompanho leituras e afins sobre ações

Quando acontece uma data limite para compra, que possibilita participação e pgtos de dividendos

Como calcular esse valor ao preço de compra

Eu poderia entender isso "o dividendos como um desconto" no ato da compra

Geralmente após pagamento de dividendos as ações tem queda de preço, 

Como ver isso na pratica

 

@Edson Galvao Costa bem-vindo ao curso. Seguem as respostas:

1) cada empresa define a data-com, a data-ex e a data de pagamento dos dividendos. Não há uma regra que padronize.

2) não entendi a sua dúvida. 

3) dividendo não é desconto. O dividendo é simplesmente uma parte do valor da empresa que está saindo do "bolso da empresa" (caixa) e indo para o seu bolso e portanto ele é diminuído do valor da ação. Imagina que você tenha R$10,00 na sua conta do banco (eles representam 1 ação). Você vai e saca R$1,00 (ele representa os dividendos). Agora você tem R$9,00 na sua conta no banco (ainda representa 1 ação). Antes de "receber" os dividendos você tinha R$10,00. Depois de "receber" os dividendos você continua tendo R$10,00, porém estão em "lugares" diferentes. 

4) não há uma regra. Na data-ex a ação pode cair, subir ou se manter. De forma simplificada, antes da aberturado mercado na data-com, a B3 derruba todas as ordens de negociação que tenham a empresa que pagou os dividendos e ajusta o preço dela, ou seja, se ela fechou a R$10,00 e pagou R$1,00 a B3 ajusta o preço para R$9,00.

5) você vai ver que na data-com parece que a ação teve uma queda na cotação. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite, sim muito

Na verdade as datas dos dividendos são anunciadas com antecedência e pelo que entendi, existe a data com, tenho visto que no momento do anuncio da data com, as ações acabam subindo de valor.

Eu so considerei, por exemplo, comprar mesmo estando com preço um pouco acima, pois o dividendo pago a seguir eu poderia encarar como um desconto em cada ação (chegando próximo do preço médio)  ....... não sei se consegui me explicar

 

mas me auxiliou sim

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
24 minutes ago, Edson Galvao Costa disse:

Boa noite, sim muito

Na verdade as datas dos dividendos são anunciadas com antecedência e pelo que entendi, existe a data com, tenho visto que no momento do anuncio da data com, as ações acabam subindo de valor.

Eu so considerei, por exemplo, comprar mesmo estando com preço um pouco acima, pois o dividendo pago a seguir eu poderia encarar como um desconto em cada ação (chegando próximo do preço médio)  ....... não sei se consegui me explicar

 

mas me auxiliou sim

A grande maioria das ações quando divulga pagamento de dividendos a ação sobe mais ou menos o valor do dividendos, e quando fica data ex, cai o valor do dividendos (descontado do valor da ação), as vezes acontece de subir ou cair, isso depende das perspectivas. Por isso que não faz sentido comprar uma empresa só por culpa do dividendos anunciados, se é uma empresa que você gosta, que já queria aportar, se esta no momento de aportar, aporta independente de ser data com, data ex. Claro que se ela costuma anunciar dividendos agora em Abril, é uma ação que você quer ter, faz todo sentido você aproveitar e já comprar ela agora em Março 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...