Jump to content

Módulo 2 - Aula 06 - Seu Primeiro Milhão e Viver de Renda - o Cálculo Conservador de Raul


Recommended Posts

Colegas, gostaria de trazer algo para refletir com vocês, durante a aula 06 do módulo 2 o mestre Raul apresenta o cálculo aproximado para a liberdade financeira como o seguinte.

(1) 8% (taxa conservadora) do valor total investido

(2) Esse valor obtido é divido por 4 (somente utilizar 25% para viver de renda e o restante reaplicar para aumentar o montante)

(3) O valor dividido por 4 é ai sim dividido por 12 para ter o valor mensal para viver de renda!

A primeira vez que fiz esse cálculo tomei um susto! Pois o valor para viver de renda que pretendo atingir irá necessitar ser muito maior se irei "somente" retirar 25%! Imediatamente veio na minha cabeça que seria o investidor mais rico do cemitério!!!! 

Após algumas cervejas olhando para o infinito, veio o conforto!

Criei mais 3 níveis para analisar o valor para viver de renda além da opção de Raul!

(a) Ao invés de dividir por 4 dividir por 3 que seria 33% para viver de renda (para ser sincero ainda não estava feliz!) Opção realista!

(b) Dividir por 2 e reinvestir 50% (Melhora mas ainda com gostinho amargo!) Opção Agressiva!

(c) Pegar 80% do valor e investir somente 20% para falar que ainda estava investindo e não torrando tudo! Opção Neeee!, vou morrer mesmo mas pelo menos gasto algo! 😁

Grande Abraço a todos!

 

Editado por Marcelo Freire
Link para compartilhar
Share on other sites

@Marcelo Ribeiro

Obrigado pelo link, o que gostaria de chamar a atenção é como operacionalizar as ações para realmente viver de renda, como mencionado nas aulas alguns investimentos não tem liquidez imediata e temos e se sugere em ainda continuar reinvestindo, o que as vezes não fica claro quando a pessoa junta dinheiro a vida inteira e ao final ainda segue reinvestindo!

Creio que para a maioria viver de renda é chegar em uma determinada idade e iniciar a consumir o valor investido, o como uilizar o valor investido ai sim é o ponto interessante e depende de cada caso! 

Muita reflexão não é mesmo? 

Grande abraço 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...