Jump to content

Fazer faculdade ou investir o dinheiro ! Eis a questão .


Recommended Posts

Ola a  todos  sou a Glauce, tenho 38 anos,  e queria ver a visão e opinião de voces, ate que eu possa terminar o curso e aclarar bem as ideas e conceitos .

Eu nao tive oportunidade de estudar uma faculdade ate faz 2 anos atras. Agora estou terminando meu segundo ano de odontologia  e esta puxando pra combinar com o trabalho e realmente nao sabe o quanto era difícil. Ainda faltam 3 anos ( se for tudo bem  tudo kkk) , isso significa que ainda falta por pagar  uns 250 mil reais, entre mensalidade e materiais de odontologia que sao super caros .

Então hoje me peguei (triste e cansada, acabei de levar pau em uma prova kkk) pensando .... e se deixo de estudar e invisto o dinheiro? Estou no modulo de renda variável agora , tenho que ver todo o curso e logo ver outra vez com mais calma . O meu objetivo inicial de entrar na AUVP era pra aprender a investir principalmente em renda variável no Brasil e no exterior.

 

Fiquei pensando hoje no tempo que vou demorar em recuperar o dinheiro total gasto na faculdade  e me entrou a depressão....agora que descobri( tarde) os juros compostos , fiquei sem chao kkkkk , ainda sem acreditar como nao descobrir isso antes.

Investindo esses 250 mil a 8% anual em 5 anos ja sao mais de 350 mil, sem contar  que quero reinvestir os dividendos e fazer aportes do meu bolso. E vendo que o fator "tempo", conta muito ,  é importante começar o quanto antes , e acho que posso demorar quanto?  3, 4, 5 anos , em recuperar esse valor ? 

Honestamente ja nao estou buscando uma profissão por amor nem nada, amor em todos os sentidos é ilusão, kkk quero sinceramente ver o meu dinheiro  render de forma segura e exponencial e nao perder dinheiro nem tempo .

Eu sai do Brasil com 19 anos, trabalhei durante 19 anos, tive a sorte de entrar na área de construção civil aqui, mais nunca foi por amor, nao gosto de obra kkkk mais obra dava dinheiro e eu seguia o rastro do dinheiro,  sou socia al 50% de uma pequena empresa de construção que queremos fechar esse ano e por isso decidir retomar os estudos ...tenho 38 anos e me sinto com 80 psicologicamente, porque quando você nao gosta do que faz e muito difícil e ainda mais longe  de tudo o que você conhece e gosta é psicologicamente buff...

Sempre pensei eu ter muito patrimonio fisico, porque sempre ouvi do meu pai , que quem terra nao erra, mais nao é sim... kkkk. Sou a prova viva de que erra algumas vezes.

Tenho no Brasil meus pais, meus avos , minha terra ...que nao deu pra aproveitar com eles como eu gostaria.... ja quero estar tranquila e deixar de sentir a eterna sensação de nunca poder parar, te nao poder ficar doente,  nao poder ficar em casa, do dinheiro acabar , medo de acontecer algo com minha familia e que nao poder ajudar ...então isso me leva a pensar que nunca poderei  parar , porque sempre pode acontecer algo ....

 

As peguntas que nao querem calar na minha cabeça sao  ...Será que vale a pena para de estudar  e so investir oa que eu ja tenho?  Ir vendendo imóveis e investir( nao digo a casa propia)  ? Alguém aqui ja consegue viver 100% de renda so dos investimentos  de renda fixa ou variável ?  Os juros composto realmente existe e nao tem risco de eu  acordar dentro de 5 anos  e descobrir que foi uma pirâmide  e que perder tudo kkk? 

Porque ja nao posso perder o que lutei tanto pra conseguir, porque nao vou conseguir refazer de novo ...fiz pouquíssimas coisas na vida alem de trabalhar, naquele momento foi a única solução que encontrei , fui la e fiz... so queria saber si realmente é viável, real e sustentável conseguir esses 8% anuais em crescimentos das ações e ter uma media de 6%- 10% em dividendos para ir reinvestido e ou usar quando for preciso ....

Tudo o que estou aprendo nesse curso é tão incrível que nao parece real, estou vendo 5-6 videos seguidos kkk, tentando absorver tudo, estou como uma criança em loja de brinquedo. So que na realidade nao conheço ninguém que viva somente de renda ...luto contra esse sentimento arraigado  de " dinheiro certo é so que vem do seu suor , aquele que você trabalhou 12 horas por dia , do seu salario no final do mes , aquele dinheiro do inquilino que paga sempre atrasado kkk, o resto é uma grande ilusão e uma hora vai dar errado ..." ( frases do meu pai kkk, tadinho), sou plenamente cosciente  que a sua forma de pensar nao é a correta  kkk. Quero viver o que deixei de viver la nos 19 , e eu sei que os anos nao voltam , sonho com a possibilidade de poder começar a viver e me divertir agora , antes dos 90 se for possivel e finalmente ter o poder de decidir  100% quando, com quem, como e se quero , fazer as coisas ....incluido trabalhar ou estudar.

Poder manter 100% meus pais , que eles possam ter uma tranquila , nao precisam de luxo, mais sim viver sem preocupação pelo plano de  saude, remedios, poder comer onde quiser e viajar pra onde quiser , porque infelizmente sao da velha escola e eles ja nao tempo de refazer o passado econômico deles . 

 

PD. Desculpem o textao e os possíveis erros de ortografia .

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

@Glauce Giordane Alves Coutinho tem alguns detalhes que precisam ser levados em conta

- Investimento por si só não resolve a vida de ninguém, uma coisa super importante são os APORTES !

Dito isto, imagino que sendo uma dentista você vai ter muito mais chances de aportes maiores do que não sendo, ai já começa a primeira questão

- Caso não siga para se tornar dentista, qual vai ser seu plano para gerar renda ?

Se você não gosta da odontologia (e esta atras disso pelo dinheiro, na minha humilde opinião já começou errado) você consegue gerar renda de outras formas que seriam do mesmo montante que se fosse dentista ?

Se sim, não faz muito sentido continuar o curso, pois você já pode ser "dentista" AGORA, do ponto de vista de geração de caixa, ai sim faz muito sentido já investir essa grana que vai gerar.

Sobre risco de perder etc, aqui aprendemos como controlar o risco e diversificar, para que mesmo em caso de perda, vai ser uma parte ínfima do seu patrimônio e isso não vai te complicar...

Outra coisa legal para ter como meta, é calcular seu padrão de vida e quanto precisa para viver, e ai calcular quanto precisa aportar mensalmente para chegar neste objetivo ... se quiser colocar quanto gostaria de receber por mes e em que horizonte de tempo, podemos calcular o tamanho do aporte necessário.  ( e também quanto já tem investido )

Porque vão fechar a construtora ? não esta mais valendo a pena ? Você mora nos EUA ?

Link para compartilhar
Share on other sites

 Investimento por si só não resolve a vida de ninguém ? Meu objetivo era  justamente viver de renda dos investimentos em 4-5 anos.

Tenho outras rendas de aluguéis e imóveis . Area da construção sempre vale a pena, nosso setor é muito especifico , muito manual...pavimentação de concreto com efeito cerâmica , madeira , formas em geral ... 

 

Gosto da odontologia , so que nao sabia que era tão difícil .... e tenho medo de gastar tanto dinheiro e logo nao conseguir terminar a faculdade e abandonar antes ....e perder o dinheiro e nao me formar kkkk

 

Ja fiz todos os cálculos e o tempo necesario , so queria saber si alguém aqui do curso , ja chegou nesse objetivo de viver 100 % de renda dos investimentos .Vou deixar de aportar então  ate aprender mais 

 

Obrigada 

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Glauce Giordane Alves Coutinho disse:

 Investimento por si só não resolve a vida de ninguém ? Meu objetivo era  justamente viver de renda dos investimentos em 4-5 anos.

Tenho outras rendas de aluguéis e imóveis . Area da construção sempre vale a pena, nosso setor é muito especifico , muito manual...pavimentação de concreto com efeito cerâmica , madeira , formas em geral ... 

 

Gosto da odontologia , so que nao sabia que era tão difícil .... e tenho medo de gastar tanto dinheiro e logo nao conseguir terminar a faculdade e abandonar antes ....e perder o dinheiro e nao me formar kkkk

 

Ja fiz todos os cálculos e o tempo necesario , so queria saber si alguém aqui do curso , ja chegou nesse objetivo de viver 100 % de renda dos investimentos .Vou deixar de aportar então  ate aprender mais 

 

Obrigada 

Talvez eu não tenha entendido direito a pergunta…

Voce tem investimentos certo ?

se você tem X e recebe Y

se tivesse 10 vezes X receberia 10 vezes mais

ou seja o mecanismo eh o mesmo… você tem preocupação das empresas ou Fiis não pagarem ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 semanas depois...

Sim. Basicamente é medo ao desconhecido ... investir um dinheiro e logo nao receber kkkk. Mais avançando com o curso vejo é algo que parece real ...kkk . Tento seguir, aprender e me acostumar com um valor "real" e sustentável como o que Raul diz ..uma media de 8 a.a .. então por cada 1 milhão por ejemplo a 8 a.a, eu teria uns 6 mil reais de renda mensal. Acho que essa é a conta de forma  conservadora e sustentável que tenho que fazer . Mais vou fazer todo o curso e tira duvidas no final .obrigada 

On 16/03/2023 at 10:40, Marcelo Ribeiro disse:

Talvez eu não tenha entendido direito a pergunta…

Voce tem investimentos certo ?

se você tem X e recebe Y

se tivesse 10 vezes X receberia 10 vezes mais

ou seja o mecanismo eh o mesmo… você tem preocupação das empresas ou Fiis não pagarem ?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...