Jump to content
  • 0

O dilema das margens


Carlos Marcos Gasparette de Oliveira

Pergunta

Uma das características citadas pelo Raul é a margem de lucro, que, se possível, deve ser alta para a empresa obter um bom lucro. Mas, como citado, se a margem é alta acaba gerando oportunidades para concorrentes fazerem o mesmo trabalho por margens menores. Acredito que o exemplo mais recente de margem alta é a Cielo, que era líder do mercado, margens gordas, de um tempo pra cá vieram tantas empresas menores fazendo a mesma coisa que ela e com margens menores, tomando todo o mercado dela, tem tudo prejuízo até recentemente. Do outro lado, tem a Black Rock (ou a Magalu, como mostrado com margem de 1,70\%), empresa do setor financeiro, mais forte lá fora que aqui, que trabalha com margens pequenas, evitando assim a concorrência em sua área.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
A concorrência é inevitável e sempre haverá novas visões, maneiras de realizar os processos e serviços e melhoria dos produtos, torna tudo dinâmico e em constante rotação. A concorrência é extremamente saudável principalmente para nos consumidores. Ela acaba obrigando as empresas a melhorarem, serem mais eficientes e oferecer serviços e qualidade. Empresas alinhadas com a realidade e os movimentos do mercado se alinham e se adequam rapidamente.
Com certeza aquela empresa que conseguir um diferencial vai liderar o mercado e o grande diferencial é valor não apenas preço, assim como falado pelo Warren Buffe diferença entre "preço e valor".
Exemplo é a Magalu, mencionada pela Paula, o mesmo celular que ela vende tem em várias outros sites/lojas, mas ela agrega valor para quem compra seja uma frete grátis, um parcelamento melhor, uma troca mais rápida, uma loja próxima e muitas vezes o consumidor aceita até pagar um pouco a mais pelo mesmo produto para ter uma experiência de valor.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Então, a concorrência é boa, em teoria. Se vc me perguntar se eu quero ter o monopólio na minha área de atuação, a resposta é sim! Toda empresa quer ter o monopólio na área em que atua. A mesma coisa se vc quer ser sócia de uma empresa que tem o monopólio na sua área de atuação, possivelmente sua resposta é sim. Isso até aparece nos critério do Raul, "É líder nacional ou global na sua área de atuação?" A ideia de margens pequenas serve exatamente para limitar a concorrência, para deixar o solo menos fértil para os concorrentes. O lado ruim é que diminui a margem de ganho da empresa.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Existe um outro segredo em torno da margem, imagine que uma empresa tem uma receita de R$ 10.000 e uma margem de 10\%, se essa margem aumentar em 1\%, o lucro da empresa tem uma alta relevante vai de R$ 1.000 para R$ 1.100.
Mas pense em uma empresa com um faturamento bem maior algo como R$ 100.00 com uma margem de 1\%, que lucra R$ 1.000, se ela aumentar em 1\% a margem para 2\% por exemplo, o lucro dobra. Não é raro ver isso acontecer no mercado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...