Jump to content
  • 0

Tesouro Direto Prefixado - Resgate Marcação a Mercado


Ricardo Vinicius Muniz Menezes

Pergunta

Galera boa tarde, espero que todos estejam bem.

Pra fixar o conhecimento, segue o cenário hipotético:

Tenho o Tesouro Prefixado 2029, rentabilidade 12,89%. Fiz, Valor inicial investido R$ 1.000,00 com aporte mensal de R$ 100,00. Se eu esperar vencer o resultado estimado bruto é R$ 11.944,50.

Dúvida: Quando eu sei que é lucrativo realizar o resgate com a marcação de mercado? Eu vejo se o resultado estimado bruto passou do R$ 11.944,50 no dia do resgate? Ou vou no site de cálculo da inflação (https://www.idinheiro.com.br/calculadoras/calculadora-correcao-de-valor-por-indice/) e vejo quanto vale R$ 1.000,00 naquele dia do restage, levando em consideração como data de início o dia da aquisição do título e data fim o dia de restage, com o indice do IPCA e se o valor de rentabilidade estiver próximo ao resultado (R$ 1.180,28) é inderessante sacar?

image.png.864a94fe07bbc0b07eba3e99650fd7b2.png

image.png.0420972977650ca2eae7e7e05cefe634.png

Editado por Ricardo Vinicius Muniz Menezes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 horas atrás, Ricardo Vinicius Muniz Menezes disse:

Galera boa tarde, espero que todos estejam bem.

Pra fixar o conhecimento, segue o cenário hipotético:

Tenho o Tesouro Prefixado 2029, rentabilidade 12,89%. Fiz, Valor inicial investido R$ 1.000,00 com aporte mensal de R$ 100,00. Se eu esperar vencer o resultado estimado bruto é R$ 11.944,50.

Dúvida: Quando eu sei que é lucrativo realizar o resgate com a marcação de mercado? Eu vejo se o resultado estimado bruto passou do R$ 11.944,50 no dia do resgate? Ou vou no site de cálculo da inflação (https://www.idinheiro.com.br/calculadoras/calculadora-correcao-de-valor-por-indice/) e vejo quanto vale R$ 1.000,00 naquele dia do restage, levando em consideração como data de início o dia da aquisição do título e data fim o dia de restage, com o indice do IPCA e se o valor de rentabilidade estiver próximo ao resultado (R$ 1.180,28) é inderessante sacar?

image.png.864a94fe07bbc0b07eba3e99650fd7b2.png

image.png.0420972977650ca2eae7e7e05cefe634.png

@Ricardo Vinicius Muniz Menezes vamos por partes.

A rentabilidade do Tesouro Direto variam todos os dias, então quando fazemos aportes mensais, provavelmente não iremos conseguir contratar a mesma rentabilidade. Pegando o seu exemplo do Tesouro Pre 2029, cada aporte terá uma taxa contratada, porém todos são o mesmo título e vencerao no mesmo dia, e todos valerão R$1mil no vencimento. 

Vamos supor que você compre 1 título inteiro por mês desse título. Cada aporte terá uma rentabilidade diferente, porém a partir do momento da compra o seu título passa a valer o preço de mercado, independente de ser maior ou menor que o valor que você tenha pago em cada título. Quando você tem mais de uma compra do mesmo Tesouro, se você entrar no Portal do Tesouro (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br/) você consegue ver exatamente isso que falei. Lá você tem o valor pago e a rentabilidade contratada em cada aporte, e tem quanto está a rentabilidade real dos títulos. A marcação a mercado é justamente a diferença do preço teórico (valor do título corrigido pela rentabilidade contratada) comparado ao preço real (preço negociado naquele momento e se você vender, será o valor que você vai receber). 

As perguntas são: qual o momento de vender? Quanto o preço real precisa estar acima do preço teórico? A taxa vai cair mais?

Essa é a questão, para mim pode ser o momento para vender, mas para você ainda não seria o momento, pois você entende que vai cair mais e o preço vai aumentar. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado, primeiro obrigado pela resposta. 

Vê se entendi direito:
Acorde e vi Tesouro Pre 2029 valor título R$ 50,00, marcação a mercado R$ 60,00. Ai fica pra mim descidir, será que eu vendo e levo R$ 10,00 a mais ou seguro mais um pouco?

Este marcação a mercado entendo que pode está acima ou abaixo do valor do título no dia, blz?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Ricardo Vinicius Muniz Menezes disse:

@Flavio Prado, primeiro obrigado pela resposta. 

Vê se entendi direito:
Acorde e vi Tesouro Pre 2029 valor título R$ 50,00, marcação a mercado R$ 60,00. Ai fica pra mim descidir, será que eu vendo e levo R$ 10,00 a mais ou seguro mais um pouco?

Este marcação a mercado entendo que pode está acima ou abaixo do valor do título no dia, blz?

@Ricardo Vinicius Muniz Menezes exato. Quando você olha os seus títulos no Portal do Tesouro, lá você verá o seu título a R$50,00 (preço teórico) e vai aparecer o valor a mercado de R$60,00. Você avalia se esses R$10,00 de ganho acima da rentabilidade contratada já vale vender ou não. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...