Jump to content
  • 0

Governança corporativa seria um marcador eliminatório?


Thales Vinicius De Paula Drumond

Pergunta

Estou fazendo minha carteira, levando um tempo para analisar as empresas e fui separando por setores e tal, da forma como Raul disse.

Separei no setor financeiro as seguintes:

Holding
ITSA4 (itausa) Blue Chip

Bolsa
B3SA3 (bolsa de valores)

Bancos
SANB11 (Banco Santander 
BMGB4 (banco bmg)
BBDC3 (bradesco)

Seguros
WIZS3 (Wiz)
PSSA3 (Porto seguro) 

Comecei pela ITAÚSA, tudo certo, passou pela maioria dos indicadores do método scuttlebutt, tudo certo, cheguei na governança, SEGMENTO DE LISTAGEM
Nível 1, TAG ALONG 80% ON e 80% PN. 

Nesse caso, eu ja deveria largar? Raul fala na aula que o mínimo deve ser nível 3, mas não sei se só esse é um eliminatório sem concessões, já que em quase todos os outros indicadores itaúsa "passa". Como vocês analisam essa questão? De uma empresa "quase 100%" com o ponto de governança ruim?

Obrigado a todos e todas!

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Thales Vinicius De Paula Drumond,

Vai ser muito difícil você conseguir encontrar um ativo perfeito e que tire nota 10 em tudo.  Vai analisando, olhando um a um, comparando dentro do mesmo setor e aí vai chegar ao SEU melhor.

No caminho, vai errar, vai se arrepender, vai ficar feliz... Isso tudo é parte do aprendizado.

Eu considero fator elimininatório estar envolvido com corrupção; não compro determinados ramos de atividade, não compro empresas que produzem armamentos (não quero se sócio desse negócio) e outros critérios pessoais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Thales Vinicius De Paula Drumond disse:

Estou fazendo minha carteira, levando um tempo para analisar as empresas e fui separando por setores e tal, da forma como Raul disse.

Separei no setor financeiro as seguintes:

Holding
ITSA4 (itausa) Blue Chip

Bolsa
B3SA3 (bolsa de valores)

Bancos
SANB11 (Banco Santander 
BMGB4 (banco bmg)
BBDC3 (bradesco)

Seguros
WIZS3 (Wiz)
PSSA3 (Porto seguro) 

Comecei pela ITAÚSA, tudo certo, passou pela maioria dos indicadores do método scuttlebutt, tudo certo, cheguei na governança, SEGMENTO DE LISTAGEM
Nível 1, TAG ALONG 80% ON e 80% PN. 

Nesse caso, eu ja deveria largar? Raul fala na aula que o mínimo deve ser nível 3, mas não sei se só esse é um eliminatório sem concessões, já que em quase todos os outros indicadores itaúsa "passa". Como vocês analisam essa questão? De uma empresa "quase 100%" com o ponto de governança ruim?

Obrigado a todos e todas!

@Thales Vinicius De Paula Drumond complementando as respostas, cuidado com o "ferro e fogo", cuidado com transformar as falas do Raul em regras. Precisamos ver as aulas e trazer as informações para dentro da nossa realidade, para o nosso "mundo". Tudo é relativo, ou seja, o que para um não seria problema, para outro é gravíssimo.

Por exemplo, para mim, não vejo problema em tag along ser 80%, porém se for menor e a empresa tem outros fundamentos muito bons, posso aceitar de investir, porém ela terá uma pontuação no Diagrama do Cerrado menor e portanto vai ter um percentual menor em relação aos demais investimentos, pois o risco dela é maior.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu não considero não ter Tag Along um problema muito grande, e no caso, 80% já é algo bastante aceitável. Não vejo motivo para não ter itausa, se na tua avaliação o único problema dela é não ter 100% de Tag Along

 

17 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Thales Vinicius De Paula Drumond,

Vai ser muito difícil você conseguir encontrar um ativo perfeito e que tire nota 10 em tudo.  Vai analisando, olhando um a um, comparando dentro do mesmo setor e aí vai chegar ao SEU melhor.

No caminho, vai errar, vai se arrepender, vai ficar feliz... Isso tudo é parte do aprendizado.

Eu considero fator elimininatório estar envolvido com corrupção; não compro determinados ramos de atividade, não compro empresas que produzem armamentos (não quero se sócio desse negócio) e outros critérios pessoais.

 

7 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Thales Vinicius De Paula Drumond complementando as respostas, cuidado com o "ferro e fogo", cuidado com transformar as falas do Raul em regras. Precisamos ver as aulas e trazer as informações para dentro da nossa realidade, para o nosso "mundo". Tudo é relativo, ou seja, o que para um não seria problema, para outro é gravíssimo.

Por exemplo, para mim, não vejo problema em tag along ser 80%, porém se for menor e a empresa tem outros fundamentos muito bons, posso aceitar de investir, porém ela terá uma pontuação no Diagrama do Cerrado menor e portanto vai ter um percentual menor em relação aos demais investimentos, pois o risco dela é maior.

Espero ter ajudado.

Entendi o ponto de vocês e concordo totalmente. Meu questionamento seria com esse segmento de listagem nivel 1, seria um problema muito grande? Já que não teria algumas obrigações que as outras tem e realmente. Itausa é um bom investimento pra mim, devido aos indicadores, devido a grande parte do protfólio ser em um banco (o Brasil tem os bancos mais lucrativos do mundo) meu medo seria com relação a se esse nivel de governança, mas como o freefloat é 9%  não teria muito problema ja que o mercado poderia intervir de certa maneira...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...