Jump to content

Sinal de que você está virando investidor de verdade! Será?


Recommended Posts

A ideia de comprar a vista é muita boa. Que você vai juntando o dinheiro, quando chegar lá você decide se compra ou não. 

Eu estou pensando em trocar o meu carro daqui uns 20/30k Km, ele esta com 60k, ai pensando nas suas perguntas: Não, não, não, não, não. Ai fiquei pensando, será que compensa vender o carro só com medo de ficar com um carro mais rodado? Se eu continuar rodando o tanto que rodei esse ultimo ano, acho que é melhor continuar com o meu carro, do que trocar por um novo e deixar ele bem rodado também. E sobre o preço, levando em consideração a FIP atual do meu carro, acho que iria gastar uns 30k a mais, no máximo 50k. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

William! tudo bem? 

Eu particularmente gosto de comprar carro e deixar ele ficar véio hehe.. tive um golzinho por 9 anos que não me deu trabalho nenhum, depois troquei por um virtus em 2020, já antecipando que minha família iria crescer e pretendo ficar uns bons anos com ele. Até agora zero dor de cabeça também. 

Carro pra mim é uma decisão muito pessoal. Se troca ou não, se compra zero ou não, porém pra existe a parte óbvia, que nem sempre é tão óbvia assim, que é ter um carro que condiza com sua realidade financeira. Algo que eu vi que faltou você incluir nos seus pontos elencados, é o da realização de trocar de carro. É importante a gente conseguir balancear investimentos/viver a vida. Será que pra ti, que trocava de carro a cada 3 anos, não seria uma alternativa trocar a cada 5?  Você já chegou a colocar no papel pra ver a questão da depreciação? Ou ainda trocar por um carro mais novo, porém já usado? 

No meu caso quando fiz a troca, tinha o dinheiro para comprar a vista, porém à época chorei um desconto e depois de chorado o desconto, chorei o parcelamento "sem juros", dando entrada de 50% e pagando o resto em 24 meses. à época, a Selic estava bem mais baixa e tinham aqueles "juros 0%" e o carro custou 87 mil. Desembolsei os 43,5k (dos quais 10 paguei no CC e ainda ganhei milhas) e o restante dos 43,5k foram rendendo e fui fazendo a retirada para pagar as 24 prestações. Então nem sempre pagar a vista é a melhor opção, desde que vc não perca esse dinheiro com day trade, poker ou jogos de azar hehe

Editado por Gustavo Dantas
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

41 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

A ideia de comprar a vista é muita boa. Que você vai juntando o dinheiro, quando chegar lá você decide se compra ou não. 

Eu estou pensando em trocar o meu carro daqui uns 20/30k Km, ele esta com 60k, ai pensando nas suas perguntas: Não, não, não, não, não. Ai fiquei pensando, será que compensa vender o carro só com medo de ficar com um carro mais rodado? Se eu continuar rodando o tanto que rodei esse ultimo ano, acho que é melhor continuar com o meu carro, do que trocar por um novo e deixar ele bem rodado também. E sobre o preço, levando em consideração a FIP atual do meu carro, acho que iria gastar uns 30k a mais, no máximo 50k. 

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa não ria (muito) mas meu carro tem 250 mil km rodados (215 mil apenas comigo ) , tenho ele desde 2013 … e confesso q não penso em troca-Lo pois faço as manutenções religiosamente !

mas confesso que eu não me apego a ideia de ter carro novo ou ficar trocando , prefiro um carro confortável que me atenda no dia a dia e quando pego estrada pra vir ver minha mãe (nestes quesitos o velho e bom Honda civic automático me atende com sobra até hoje )

e pra ajudar eu mal tenho referência de preços de carros atuais … 

 

obs: meu Honda com 250 mil é tão econômico e silencioso como era quando comprei com 35mil km há 9 anos atrás 😁😁😁 buy and hold kkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas!

Entre as minhas metas, trocar de carro é uma delas, a cada 3 anos.

Até antes de eu me educar financeiramente, isso significava que acabava de pagar o carro, tinha um ano de fôlego e já encarava um novo financiamento.

Eu comecei a destinar parte dos meus investimentos à troca do carro.  Fui colocando uma grana equivalente à prestação em RF todos os meses e decorridos pouco mais de um ano, já tenho a grana que preciso para complementar o valor do carro à vista.

Fui então olhar as opções de carro e reais custos da troca, quanto a mais de IPVA, seguro, etc....  Cabe facilmente no orçamento.

Quem não gostou foi o "eu do futuro", fazendo aquelas perguntinhas que não querem calar:

  • Seu atual carro está ruim, dando defeito?
  • Desgostou do seu carro?
  • Precisa mesmo de um carro novo?
  • Seu  carro gasta muito em manutenção e combustível?
  • Já pensou em quanto vai deixar de ganhar por mês na RF ou se investir a grana em FII?

Respostas:  Não, Não, Talvez, Não, Sim.

Resumindo, não tive coragem de trocar ainda, embora a grana esteja reservada para tal.  Deixei a "grana do carro novo" investida ainda na RF, para caso eu mude de ideia, mas estou cada vez encontrando menos motivos que justifiquem gastar um monte de dinheiro em algo que no momento, não é necessidade.

Enquanto isso, continuo "me pagando" a prestação mensal, iniciando novo ciclo de juntar grana para trocar de carro.

Botei uma nova meta:  Juntar 100% do valor do carro novo, e espero que quando eu atingir o valor eu compre o carro novo à vista e que eu consiga enxergar a grana que vou receber da venda do atual como um prêmio por ter me comportado de forma correta.  

Vinculei na nova meta a compra de um carro híbrido.  Como estou de olho no HRV novo e ainda não lançaram o modelo híbrido, está sendo um alento, pois o que quero ainda não existe no Brasil.

Em outros tempos, eu teria encarado o financiamento sem nem pensar duas vezes.

Será que estou ficando paranoico ou mais alguém já passou por situação similar?

@William Redigcomo um dos amigos comentou, acho uma boa vc tentar colocar a conta da depreciação aí também pra te ajudar na matemática!! E não sei se já viu, tem um vídeo do Raul sobre comprar X alugar carros que ele dá uma bela detalhada em todos os custos envolvidos e traz um cenario bem esclarecedor sobre veiculos como um todo!! 

Me identifiquei bastante na sua reflexão. Estou passando pelo momento - vou comprar meu primeiro carro - e estou tendo infinitas reflexões sobre: carro mais básico e dinheiro rendendo, ou investir um pouco mais no carro? Confesso que sou apaixonada no HRV tb 😍

Bom, enquanto não decido, dinheiro rendendo e vou estudando possibilidades e aprendendo com posts como o seu! Adorei o ponto colocado pelo @Gustavo Dantasde negociar, conseguir desconto e passar uma parte no cartão! E pelo que parece entraremos numa fase de queda de preços de veículos (não sei se pro hrv) mas acho uma boa ficar de olho nisso tb!!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas!

Entre as minhas metas, trocar de carro é uma delas, a cada 3 anos.

Até antes de eu me educar financeiramente, isso significava que acabava de pagar o carro, tinha um ano de fôlego e já encarava um novo financiamento.

Eu comecei a destinar parte dos meus investimentos à troca do carro.  Fui colocando uma grana equivalente à prestação em RF todos os meses e decorridos pouco mais de um ano, já tenho a grana que preciso para complementar o valor do carro à vista.

Fui então olhar as opções de carro e reais custos da troca, quanto a mais de IPVA, seguro, etc....  Cabe facilmente no orçamento.

Quem não gostou foi o "eu do futuro", fazendo aquelas perguntinhas que não querem calar:

  • Seu atual carro está ruim, dando defeito?
  • Desgostou do seu carro?
  • Precisa mesmo de um carro novo?
  • Seu  carro gasta muito em manutenção e combustível?
  • Já pensou em quanto vai deixar de ganhar por mês na RF ou se investir a grana em FII?

Respostas:  Não, Não, Talvez, Não, Sim.

Resumindo, não tive coragem de trocar ainda, embora a grana esteja reservada para tal.  Deixei a "grana do carro novo" investida ainda na RF, para caso eu mude de ideia, mas estou cada vez encontrando menos motivos que justifiquem gastar um monte de dinheiro em algo que no momento, não é necessidade.

Enquanto isso, continuo "me pagando" a prestação mensal, iniciando novo ciclo de juntar grana para trocar de carro.

Botei uma nova meta:  Juntar 100% do valor do carro novo, e espero que quando eu atingir o valor eu compre o carro novo à vista e que eu consiga enxergar a grana que vou receber da venda do atual como um prêmio por ter me comportado de forma correta.  

Vinculei na nova meta a compra de um carro híbrido.  Como estou de olho no HRV novo e ainda não lançaram o modelo híbrido, está sendo um alento, pois o que quero ainda não existe no Brasil.

Em outros tempos, eu teria encarado o financiamento sem nem pensar duas vezes.

Será que estou ficando paranoico ou mais alguém já passou por situação similar?

Acho que essa questão é muito pessoal. Se algo faz você se sentir bem e está dentro do seu planejamento e condição financeira, então vá em frente e seja feliz.😁    Eu não tenho um grande apego por carros, mas gosto de ter um que ofereça conforto, segurança e meio quilo de status.😅 Atualmente, possuo um Honda HRV 2016 com 85.000 km rodados, que financiei quando não tinha condições financeiras ideais. Estou muito satisfeito com ele e já não tinha planos de trocá-lo tão cedo. Depois que conheci recentemente Seu Pedro é que não vou trocar mesmo. 😂😂um vizinho que estaciona na vaga ao lado um Fusca ano 1974 que comprou zero e usa o mesmo carro há 49 anos. Todo dia ele sai para dar uma volta com a esposa, feliz com seu carro de 74.

 

 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa não ria (muito) mas meu carro tem 250 mil km rodados (215 mil apenas comigo ) , tenho ele desde 2013 … e confesso q não penso em troca-Lo pois faço as manutenções religiosamente !

mas confesso que eu não me apego a ideia de ter carro novo ou ficar trocando , prefiro um carro confortável que me atenda no dia a dia e quando pego estrada pra vir ver minha mãe (nestes quesitos o velho e bom Honda civic automático me atende com sobra até hoje )

e pra ajudar eu mal tenho referência de preços de carros atuais … 

 

obs: meu Honda com 250 mil é tão econômico e silencioso como era quando comprei com 35mil km há 9 anos atrás 😁😁😁 buy and hold kkkk

Meu HRV eu comprei zero em 2016; está com 165k km.  Todas as revisões feitas na Honda, a cada 10k km.  Pode andar na buraqueira que faz zero barulho.  Honda é bom demais!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Mariana Sengling Favaro disse:

@William Redigcomo um dos amigos comentou, acho uma boa vc tentar colocar a conta da depreciação aí também pra te ajudar na matemática!! E não sei se já viu, tem um vídeo do Raul sobre comprar X alugar carros que ele dá uma bela detalhada em todos os custos envolvidos e traz um cenario bem esclarecedor sobre veiculos como um todo!! 

Me identifiquei bastante na sua reflexão. Estou passando pelo momento - vou comprar meu primeiro carro - e estou tendo infinitas reflexões sobre: carro mais básico e dinheiro rendendo, ou investir um pouco mais no carro? Confesso que sou apaixonada no HRV tb 😍

Bom, enquanto não decido, dinheiro rendendo e vou estudando possibilidades e aprendendo com posts como o seu! Adorei o ponto colocado pelo @Gustavo Dantasde negociar, conseguir desconto e passar uma parte no cartão! E pelo que parece entraremos numa fase de queda de preços de veículos (não sei se pro hrv) mas acho uma boa ficar de olho nisso tb!!

Comprei ele em 2016 por 90mil; hoje deve valer uns 75k.  Fora a inflação, perdeu  15 mil de valor em 7 anos.  Visualmente e mecanicamente está novinho.  Quando vejo ele parado no estacionamento, acho ele o mais bonito de todos.

Razão diz:  fica com ele.  Emoção fala:  Já viu o novo, turbão?

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Quem gosta de carro não adianta… fica pesquisando , fazendo conta… mas e um hobby caro (e muito)…

pior é que gosto, por isso é que acho que estou mudado.  Sendo honesto, quando o comprei era algo que eu não poderia/deveria ter feito, mas fiz mesmo assim.

Ainda gosto de carro e queria/quero ter o novo, mas a meta dos investimentos totais e renda mensal está falando mais alto.

Atualmente, a renda passiva que já tenho pagaria a prestação de uma compra parcelada, mas não contrair dívida.

Editado por William Redig
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, William Redig disse:

pior é que gosto, por isso é que acho que estou mudado.  Sendo honesto, quando o comprei era algo que eu não poderia/deveria ter feito, mas fiz mesmo assim.

Ainda gosto de carro e queria/quero ter o novo, mas a meta dos investimentos totais e renda mensal está falando mais alto.

Atualmente, a renda passiva que já tenho pagaria a prestação de uma compra parcelada, mas não contrair dívida.

Lendo tudo e respondendo o tópico principal @William Redig simmmmm, me parece que vc já virou um investidor de verdade!!! Hahahahahahahahaha. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Meus sonhos de consumo se resumem a carros… mas nunca cogitei canalizar esforço , ainda mais em um país que a infraestrutura rodoviária, principalmente aqui no nordeste, é pífia… amigo meu arrombou a suspensão de uma 320i em um buraco dentro da cidade… prejuízo foi altíssimo, segundo ele foi quase metade do que eu tenho hoje investido em renda variável… ja pensou, tu comprometer metade do teu patrimônio para arrumar uma merda de uma suspensão? Vou ficar com meu 208 mesmo por muitos anos… bonito, me serve bem, altamente confortável, manutenção baratíssima e melhor: quitado kkkkkkkkkk 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Meus sonhos de consumo se resumem a carros… mas nunca cogitei canalizar esforço , ainda mais em um país que a infraestrutura rodoviária, principalmente aqui no nordeste, é pífia… amigo meu arrombou a suspensão de uma 320i em um buraco dentro da cidade… prejuízo foi altíssimo, segundo ele foi quase metade do que eu tenho hoje investido em renda variável… ja pensou, tu comprometer metade do teu patrimônio para arrumar uma merda de uma suspensão? Vou ficar com meu 208 mesmo por muitos anos… bonito, me serve bem, altamente confortável, manutenção baratíssima e melhor: quitado kkkkkkkkkk 

Eu pensava como teu amigo (e agia assim também, mesmo sem ter os investimentos) e hoje penso como você.

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, William Redig disse:

Eu pensava como teu amigo (e agia assim também, mesmo sem ter os investimentos) e hoje penso como você.

Mesma coisa foi com a minha formatura orçada na época em 20k … ate hoje tenho parte desse dinheiro em tesouro e ainda viajei para europa (tempos de euro a 3 merreis e passagens por menos de 2k. Arrependimento? Só de não ter investido o dinheiro antes

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa não ria (muito) mas meu carro tem 250 mil km rodados (215 mil apenas comigo ) , tenho ele desde 2013 … e confesso q não penso em troca-Lo pois faço as manutenções religiosamente !

mas confesso que eu não me apego a ideia de ter carro novo ou ficar trocando , prefiro um carro confortável que me atenda no dia a dia e quando pego estrada pra vir ver minha mãe (nestes quesitos o velho e bom Honda civic automático me atende com sobra até hoje )

e pra ajudar eu mal tenho referência de preços de carros atuais … 

 

obs: meu Honda com 250 mil é tão econômico e silencioso como era quando comprei com 35mil km há 9 anos atrás 😁😁😁 buy and hold kkkk

Então, como eu viajo muito, carro não pode me dar medo, e estradas do MS são bem desertas. A gente tem um Cruze 2013, ele 160k Km, teve uma epoca que estava complicado, dava problema direto, estava acendendo uma luz no painel, toda vez que olhava óleo esta baixo. Parar rodar na cidade ele é bom, mas viajar tenho coragem não kkkkkk.

E digo que venderia o meu hoje, porque a FIP esta praticamente o preço que paguei, só perdi a inflação, em outubro agora ele faz dois anos. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, William Redig disse:

Meu HRV eu comprei zero em 2016; está com 165k km.  Todas as revisões feitas na Honda, a cada 10k km.  Pode andar na buraqueira que faz zero barulho.  Honda é bom demais!!

Só não peguei HRV porque ia trocar o modelo, gosto bastante dele. E agora com o motor novo fico mais econômico 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...