Jump to content

Empreendedorismo e liberdade geográfica


Recommended Posts

O gado não engorda somente de baixo do olho do dono. Vc pode chegar a ter funcionário que consiga fazer isso por vc também.

Mas estamos falando de pessoas muito bem remuneradas, quase que sócio (ou até mesmo com uma participação)... O Raul fala bastante de ganhar por produtividade. Seu funcionário vai talvez precisar ganhar por produtividade (ainda que ele tenha um piso). Aí é hora de ficar feliz por pagar muito dinheiro a ele, pois isso significa que ele te gerou muito mais.

Para esse perfil de funcionário, irá te largar se não pagar bem. Aí vc fica achando que só vc pode tocar o negócio.

Tem muita gente que não consegue remunerar bem seus funcionários e isso atrapalha o crescimento da empresa.

Mas isso aqui é uma conversa amadora, de micro empresa (ao pé da letra).

Pois se formos seguir para algo mais profissional, entra a estrutura organizacional, processos bem definidos para delegação, capacitação dos funcionários, metas e objetivos claros, implementação de mais tecnologia, montar estratégias, monitorar desempenho e etc...

Mas para apostar em toda essa "profissionalização" há muito o que se considerar.

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Leonardo Contezini,

Minha empresa funciona sem o meu envolvimento no dia-a-dia.  Isso significa que meus funcionários foram bem treinados, tem normas e procedimentos a seguir mas eu faço um monitoramento à distância, orientando-os quando cometem erros ou deixam de seguir os procedimentos que estabeleci.

A orientação constante faz com que eles sigam as normas e procedimentos, pois sabem que estão sendo observados.

Eu gastei tempo de massa cinzenta para estabelecer tais regras.

Estabeleci também um plano de premiação pelo bom desempenho, incentivo-os a contribuirem com sugestões de melhorias e boa execução (pontos positivos) e cada vez que deixam de cumprir as regras/procedimentos perdem pontos.  Ao final de cada trimestre, a pontuação se reverte em prêmios em $$$ ou uma viagem de FDS numa pousada ou algo parecido.

Esses procedimentos me permitem me ausentar para viagens e sei que um corrige/orienta os outros, pois atingindo as metas de resultados e qualidade gera benefícios.

Resumindo, não dá para ficar totalmente ausente.  Fundamental também é você ter total domínio e conhecimento sobre o seu negócio para conseguir estabelecer regras claras e eficazes.

Espero que isso lhe ajude!!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Leonardo Contezini,

Minha empresa funciona sem o meu envolvimento no dia-a-dia.  Isso significa que meus funcionários foram bem treinados, tem normas e procedimentos a seguir mas eu faço um monitoramento à distância, orientando-os quando cometem erros ou deixam de seguir os procedimentos que estabeleci.

A orientação constante faz com que eles sigam as normas e procedimentos, pois sabem que estão sendo observados.

Eu gastei tempo de massa cinzenta para estabelecer tais regras.

Estabeleci também um plano de premiação pelo bom desempenho, incentivo-os a contribuirem com sugestões de melhorias e boa execução (pontos positivos) e cada vez que deixam de cumprir as regras/procedimentos perdem pontos.  Ao final de cada trimestre, a pontuação se reverte em prêmios em $$$ ou uma viagem de FDS numa pousada ou algo parecido.

Esses procedimentos me permitem me ausentar para viagens e sei que um corrige/orienta os outros, pois atingindo as metas de resultados e qualidade gera benefícios.

Resumindo, não dá para ficar totalmente ausente.  Fundamental também é você ter total domínio e conhecimento sobre o seu negócio para conseguir estabelecer regras claras e eficazes.

Espero que isso lhe ajude!!

Show William, qual seu negocio ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, William Redig disse:

Eu gastei tempo de massa cinzenta para estabelecer tais regras.

Estabeleci também um plano de premiação pelo bom desempenho, incentivo-os a contribuirem com sugestões de melhorias e boa execução (pontos positivos) e cada vez que deixam de cumprir as regras/procedimentos perdem pontos.  Ao final de cada trimestre, a pontuação se reverte em prêmios em $$$ ou uma viagem de FDS numa pousada ou algo parecido.

Aí está o segredo de alguém que já conseguiu efetivamente implementar um bom processo. Já tenho uma certa liberdade da minha empresa, mas um dia ainda chego nesse nível! Obrigado por compartilhar o conhecimento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Marcelo Ribeiro disse:

Qual seu negocio Rai ?

A empresa mais bem estruturada é de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, mas tenho apenas uma participação - esta é minha prioridade.

Falando de diversificação, tenho também uma autopeças, uma loja de armas (que mal abriu, mas vai fechar), e algumas outras tentativas embrionárias ainda.

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

A empresa mais bem estruturada é de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, mas tenho apenas uma participação - esta é minha prioridade.

Falando de diversificação, tenho também uma autopeças, uma loja de armas (que mal abriu, mas vai fechar), e algumas outras tentativas embrionárias ainda.

Muito legal, é de que cidade ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Marcelo Ribeiro disse:

Muito legal, é de que cidade ? 

Moro em Sorocaba, SP. Tecnologia funciona online há 10 anos já. Antes a gente até tinha coworks para que os clientes pudessem fazer reunião presencial, mas depois da pandemia ficou normal o trabalho "homeoffice" e normalizou a gente rsrs.

Autopeças é online também. No seu auge, cheguei a abrir loja física em SP Capital, porém obra demorou, documentação demorou e etc... Abri as portas e na semana seguinte o Dória mandou fechar, por conta da pandemia. Ainda sustentei a loja por mais de 1 ano mas tive que fechar. Voltamos apenas para o online (vendemos em marketplaces apenas). Já foi um negócio excelente, mas a pandemia prostituiu demais o marketplace.

A loja de armas foi dentro de um clube em uma cidade mais ao interior. Me rendeu bons negócios até a volta do Lula.

As outras coisas que estou ainda experimentando, são todas online também.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Moro em Sorocaba, SP. Tecnologia funciona online há 10 anos já. Antes a gente até tinha coworks para que os clientes pudessem fazer reunião presencial, mas depois da pandemia ficou normal o trabalho "homeoffice" e normalizou a gente rsrs.

Autopeças é online também. No seu auge, cheguei a abrir loja física em SP Capital, porém obra demorou, documentação demorou e etc... Abri as portas e na semana seguinte o Dória mandou fechar, por conta da pandemia. Ainda sustentei a loja por mais de 1 ano mas tive que fechar. Voltamos apenas para o online (vendemos em marketplaces apenas). Já foi um negócio excelente, mas a pandemia prostituiu demais o marketplace.

A loja de armas foi dentro de um clube em uma cidade mais ao interior. Me rendeu bons negócios até a volta do Lula.

As outras coisas que estou ainda experimentando, são todas online também.

Que legal, meus tios são de Sorocaba (sou de Campinas) ! ia muito ai visitar meus primos... ai com essa coisa toda de prioridade que não definimos direito, acabou que faz um bom tempo que não vou para ai.

Tenho uma empresa que desenvolve e fabrica impressoras 3d, neste mercado de autopeças acredito que existam oportunidades interessantes pra vender peças plásticas de reposição !

Tanto impressas em 3d, quanto injetadas em plástico.

Quando a parte de mensagens privadas voltar a funcionar vou te chamar, talvez exista uma oportunidade que podemos trocar umas ideias !

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Tanto impressas em 3d, quanto injetadas em plástico.

E se vc não tiver nenhuma aversão, pode ser que exista um mercado potencial para armamentos. Já comprei peças para algumas adaptações e treinos que foram feitas em impressoras 3D. Mas claro que esse mercado específico não seria a hora certa para se pensar.

Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Leonardo Contezini,

Minha empresa funciona sem o meu envolvimento no dia-a-dia.  Isso significa que meus funcionários foram bem treinados, tem normas e procedimentos a seguir mas eu faço um monitoramento à distância, orientando-os quando cometem erros ou deixam de seguir os procedimentos que estabeleci.

A orientação constante faz com que eles sigam as normas e procedimentos, pois sabem que estão sendo observados.

Eu gastei tempo de massa cinzenta para estabelecer tais regras.

Estabeleci também um plano de premiação pelo bom desempenho, incentivo-os a contribuirem com sugestões de melhorias e boa execução (pontos positivos) e cada vez que deixam de cumprir as regras/procedimentos perdem pontos.  Ao final de cada trimestre, a pontuação se reverte em prêmios em $$$ ou uma viagem de FDS numa pousada ou algo parecido.

Esses procedimentos me permitem me ausentar para viagens e sei que um corrige/orienta os outros, pois atingindo as metas de resultados e qualidade gera benefícios.

Resumindo, não dá para ficar totalmente ausente.  Fundamental também é você ter total domínio e conhecimento sobre o seu negócio para conseguir estabelecer regras claras e eficazes.

Espero que isso lhe ajude!!

Muito obrigado por compartilhar @William Redig! Me ajudou bastante.

Já pensei em trazer uma bonificação por "erro zero" periodicamente. Legal pensar também em metas individuais e gerais pra trazer esse sentimento de dono à todos os envolvidos.

Você tem algum gestor na empresa que fica responsável pelos demais enquanto vocês se ausenta? Ou a estrutura é horizontal, e cada um é responsável por suas atividades?

Obrigado à todos pelas respostas! A partir desta semana, está será uma de minhas prioridades.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Leonardo Contezini disse:

Muito obrigado por compartilhar @William Redig! Me ajudou bastante.

Já pensei em trazer uma bonificação por "erro zero" periodicamente. Legal pensar também em metas individuais e gerais pra trazer esse sentimento de dono à todos os envolvidos.

Você tem algum gestor na empresa que fica responsável pelos demais enquanto vocês se ausenta? Ou a estrutura é horizontal, e cada um é responsável por suas atividades?

Obrigado à todos pelas respostas! A partir desta semana, está será uma de minhas prioridades.

Oi @Leonardo Contezini,

Eu tenho um "numero 2", mas a estrutura funciona sozinha e eu supervisiono à distância. 

Sobre bônus de "erro zero", eu descobri na prática que não era uma ideia muito boa, pois se os funcionários perdem o bônus por um erro, depois disso eles podem "cagar e andar" pelo resto do periodo, já que perderam o bônus.  Achei mais produtivo criar um sistema que dá pontos positivos por atitudes que somam, e tirar pontos por fatos negativos, que desagregam.  No final do período, a soma dos positivos e negativos compõem um total que vai dar o prêmio a quem merece.  Um exemplo do "erro zero" funcionando contra, na prática, é a pontualidade:  O funcionário chega na hora sempre e uma vez ele se atrasou e por isso perdeu o bônus.  A partir daí, ele não vai ligar tanto para chegar na hora.  Perdendo um ponto por chegar atrasado, ele já não vai ter a totalidade do prêmio, mas tem incentivo para continuar sendo pontual.  Além disso, se você tirar totalmente o prêmio por um atraso, vai ter que ficar julgando caso-a-caso.  Eu adotei que chegou atrasado, não importa o motivo, perde um ponto, se excessões.

No meu caso o prêmio costuma ser um valor fixo, em % do salário;  Cada ponto vale 10% do bônus e ele tem como recuperar o atraso que o fez perder um ponto contribuindo com uma boa ideia na melhoria do processo ou tendo 100% de eficiência e qualidade nos seus serviços.  Caso ele termine com pontos positivos, quem tiver mais pontos positivos no final do trimestre ganha o prêmio extra do FDS com a família.

Pelas contas que fiz, esse tipo de incentivo custa bem menos do que eu contratar um supervisor para olhar todo mundo e funciona muito bem.

Só não ache que estabeleci isso de uma vez... rsss... foi um processo de aprendizado, erro, evolução.  O que aplico no meu negócio, muito provavelmente não vai servir perfeitamente em nenhum outro, mas ficam as ideias.

Funcionários trabalhando satisfeitos produzem mais, são mais leais e mais dificilmente te deixam por outro emprego.  No caso da minha empresa, o tempo de treinamento de um substituto é muito alto e custoso e por isso prefiro investir em cultivar a incentivar as pratas da casa.

Abraço!!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Que legal, meus tios são de Sorocaba (sou de Campinas) ! ia muito ai visitar meus primos... ai com essa coisa toda de prioridade que não definimos direito, acabou que faz um bom tempo que não vou para ai.

Tenho uma empresa que desenvolve e fabrica impressoras 3d, neste mercado de autopeças acredito que existam oportunidades interessantes pra vender peças plásticas de reposição !

Tanto impressas em 3d, quanto injetadas em plástico.

Quando a parte de mensagens privadas voltar a funcionar vou te chamar, talvez exista uma oportunidade que podemos trocar umas ideias !

 

Oi @Marcelo Ribeiro, que legal isso.  Eu ouço um podcast de tecnologia do Neil Degrasse Tyson e num episódio desses, sobre colonização da lua, marte, etc.. falavam sobre a importância das impressoras 3D em produzir o que for necessário lá no destino, sem necessidade de transportar peça prontas e/ou de reposição, usando materias primas minerais existentes lá no destino.  Mercado muito promissor!!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...