Jump to content

Saída Definitiva do Brasil: alguém aqui já fez?


Recommended Posts

Tenho buscado textos e vídeos sobre saída definitiva do Brasil e não acho nada que preste. Só informação desencontrada.

Eu mesma morei na Ásia por 4 anos e nunca dei saída definitiva. Porém, gostaria de me preparar para isso em breve (se valer a pena pra mim).

Tenho mil dúvidas, se preciso vender tudo, se posso receber aluguel, se posso continuar tendo conta bancária, e por aí vai.

Quem puder me ajudar, agradeço.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Juliana bom dia,

Então, eu sai do país em 2016, e em 2017 ao pedir meu contador pra declarar meu imposto ele sugeriu esse formato como meio mais facil, segundo ele assim eu nao precisaria fazer conversão de renda, fiz e ainda mantenho contas bancarias e imoveis no país, porem se e quando eu retornar terei que declarar tudo que possuo. 

ESPERO TER AJUDADO.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom Dia Juliana!

Como moramos aqui na fronteira com o Uruguay, temos conhecimento de que esse país tem benefícios fiscais e tributários para receber imigrantes para investir e trazer a sua residência. Também estão estabelecendo distritos para Zonas Francas no setor tecnológico e varias isenções. Segue o link de uma consultoria na qual você pode ter alguma orientação destes processos, visto que eles atendem brasileiros que estão mudando para o Uruguay.

https://vlc.com.uy/?gclid=CjwKCAjwrdmhBhBBEiwA4Hx5g88IA1zT3FO28WoGe4vunbXkn9fx7SIBEnTnVj4y1NkL8PP6bAWx3hoCCCsQAvD_BwE

Espero ter colaborado na tua busca.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite, Juliana

O Brasil pode fazer bitributação em caso de malha fina da Receita ao descobrir que você não era um CPF desempregado, mas sim empregado com visto regular no exterior. Ocorre que quem ganha salário fora de forma legal e registrada já paga imposto naquele país em fonte. E a bitributação ocorre se o valor convertido em Reais dá algum percentual alto de taxa, o que geralmente dá sim. E aí podem taxar em 27% + multa por omissão desse ganho na declaração de imposto de renda.
 

A saida definitiva faz sentido se você planeja ficar muitos anos fora em uma região de moeda forte. Pois caso faça a saída definitiva, você não só não será atingida por risco de bitributação, como também em caso de retorno ao Brasil, poderá repatriar todo o seu dinheiro não importa o quanto foi, inteiro, todinho sem taxação de imposto. Então dá a entender que faz mais sentido para quem planeja voltar algum dia, ou simplesmente não tem certeza de quanto tempo fica fora. Conheço alguns casos de pessoas que voltaram 8 ou 10 anos depois, e aí levar o dinheiro convertido em reais é dificultoso. Ou a pessoa faz transferências no teto do MEI ao longo dos meses antes da mudança, ou arrisca levar tudo de uma vez e ter o banco acionando alguma auditoria na conta por movimentação estranha, ou a pessoa transfere tudo e no aeroporto já vai para a ala de Declarar e aguenta o rojão.

 

Por outro lado, a parte ruim, a saída definitiva dificulta ter contas bancárias no Brasil. O CPF fica ativo e adequado por um tempo, muitas vezes por anos, mas em caso de verificação do banco, eles fecham a conta e travam o valor em poupança, sem ter como movimentar a menos que reabra residência fiscal no Brasil. Isso também impacta investimentos em ações, etc. Isso é porque as regras de uso de sistemas bancários não é clara, tem divergências da interpretação da lei entre o BACEN e a RFB.

Eu contratei uma consultoria muito boa com uma Brasileira que atualmente mora na Holanda, e achei que valeu muito a pena. Ela se chama Bianca Souza e tem uma página no instagram chamada @bsc_accounting , acho que vale a pena.

Adicionalmente, esse é o melhor link do tema que já encontrei>


https://tersi.adv.br/declaracao-de-saida-definitiva-do-pais-em-2022/?utm_term=comunicação saída definitiva&utm_campaign=Saída+Definitiva

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...