Jump to content

Recommended Posts

12 horas atrás, Othon Oliveira disse:

Fala, João. Boa noite, tudo bem?

Eu diria precária... Na minha visão, educação financeira deveria ser ensinada assim que as crianças e adultos aprendessem as operações básicas de matemática adição, subtração, multiplicação e divisão.

Lembro agora que comecei a fazer AUVP de quando eu comecei a calcular juros compostos na escola, poderiam muito bem já ter emendado o assunto kkkkkkkkkk.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sinceramente, eu sempre quis investir mas nunca quis aprender.

Recentemente, frustrado por estar apenas em renda fixa, andei procurando meios de investir sem precisar me inteirar do assunto. Foi quando resolvi que faria o Fundo Arca da Grão.

Eu já assistia o Raul e quis ouvir a opinião dele sobre o fundo. Salvo engano, foi nesse vídeo que ele me convenceu a fazer a AUVP.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Péssimo, 

o adolescente sai da escola sem saber o que é o básico do básico. 

Eu sempre me interessei por esse assunto de investimento, mas na escola, na vizinhança, nos colegas a minha volta, não tinha ninguém que entendia do assunto pra me auxiliar. E naquela época tbm não existia internet a disposição pra gente correr atrás e pesquisar por conta própria. 

Hj existe a internet mas tbm percebo mta falta de interesse de mtos jovens ainda (ou seria preguiça de pesquisar). Essa rede social tbm acho que atrapalha mto, o jovem prefere perder o dia vendo dancinhas no TikTok do que pesquisar mais a fundo sobre o que fazer com seu dinheiro. 

Por isso, infelizmente, tem tanta gente frustrada sem nenhum real no bolso. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...
On 11/04/2023 at 13:23, William Redig disse:

Oi @João Vitor Schneider Vera e @Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio,

Essa pergunta é fácil de responder:  Não existe nível; é zero mesmo.

Com muito raras excessões, as pessoas não se interessam pelo tema.  Mesmo estando endividadas, sem perspectiva de crescimento, o que observo - infelizmente - é que a grande maioria trata a melhor condição financeira no campo do "se eu fosse rico" e não "quando eu me tornar rico".

Mais ainda, nas escolas, na mídia, nas propagandas é um incentivo desenfreado ao consumo irresponsável, estímulo a comprar parcelado.  Os bancos adoram dar corda para o consumidor se enforcar, quer seja através de limites de cheque especial e cartões de crédito incompatíveis com a situação financeira de seus clientes.  Uma verdadeira tristeza.

Resultado é que a grande maioria das famílias está endividada.  Já estive nesse lado e a realidade é que se você está tendo dificuldades de honrar com seus compromissos e está conseguindo se manter adimplente, mesmo que seja pagando o mínimo do cartão ou rolando dívida do cheque especial com financiamentos, refinanciamentos, etc... os bancos ou empresas do cartão não renegociam as dívidas; só os fazem quando você fica um tempão sem pagar; aí eles querem te "ajudar", empurrando um novo financiamento, com juros menores, mas mesmo assim abusivos.

O sistema não quer que o povo seja educado, querem mesmo é que o povo (nós) se lasque cada vez mais.  

De onde vem os lucros absurdos dos bancos?  Grande parte vem do povo explorado com tarifas absurdas.

Será que um dia teremos um governo que queira ver isso e vá incluir a educação financeira a partir do ensino fundlamental e se estendendo por todo o período de estudos?  Acho difícil que isso aconteça... infelizmente!!

Eu to nessa. Tenho empréstimo, que já cheguei ao valor que peguei x2. E é isso mesmo, o sistema quer que tu se exploda. Já tentei negociar, mas não tem jeito não baixam. Ainda está em dia, e acho justo pagar porque peguei, mas não acho justo o valor já ir para quase 3x o que peguei? Vontade da de não pagar e depois negociar final do ano. :/

  • Triste demais irmão 3
Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutes ago, Daniel Da Silva disse:

Eu to nessa. Tenho empréstimo, que já cheguei ao valor que peguei x2. E é isso mesmo, o sistema quer que tu se exploda. Já tentei negociar, mas não tem jeito não baixam. Ainda está em dia, e acho justo pagar porque peguei, mas não acho justo o valor já ir para quase 3x o que peguei? Vontade da de não pagar e depois negociar final do ano. :/

Já passei por isso quando mais jovem. Na época deixei de pagar porque chutei o balde (tive praticamente um burnout). Maior arrependimento da minha vida, jamais deixarei algo assim acontecer novamente. Demorei muito tempo para me ajustar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

gente isso é muito sério. ontem atendi um senhor beeeem idoso que queria processar alguns bancos (ele não tinha muita noção tadinho) pq não queriam dar mais empréstimo pra ele. resumindo, ele já estava tão enrolado com consignados e cartão que nenhum banco queria liberar mais um centavo pra ele e ele estava desesperado por mais dinheiro a ponto de querer obrigar judicialmente as instituições a darem mais um empréstimo. o mundo está muito perdido...

Editado por Barbara
  • Triste demais irmão 4
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Daniel Da Silva disse:

Eu to nessa. Tenho empréstimo, que já cheguei ao valor que peguei x2. E é isso mesmo, o sistema quer que tu se exploda. Já tentei negociar, mas não tem jeito não baixam. Ainda está em dia, e acho justo pagar porque peguei, mas não acho justo o valor já ir para quase 3x o que peguei? Vontade da de não pagar e depois negociar final do ano. :/

Infelizmente, o sistema é feito para continuar sugando e enforcando cada vez mais enquanto você está pagando.  Comigo, o banco só quis negociar depois que eu deixei de pagar a eles.  No meu caso foi tudo decorrente de um assalto onde o ladrão vez compras no meu cartão de crédito Amex e Visa.  O Visa me reembolsou direitinho, mas o Amex se recusa a estornar até hoje.  Só andou para frente em termos de negociação justa (justa para o Banco, me estoquiu muito mais que deveria) depois que eu fiquei 3 meses sem dar dinheiro a eles.

  • Brabo 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Daniel Da Silva disse:

Eu to nessa. Tenho empréstimo, que já cheguei ao valor que peguei x2. E é isso mesmo, o sistema quer que tu se exploda. Já tentei negociar, mas não tem jeito não baixam. Ainda está em dia, e acho justo pagar porque peguei, mas não acho justo o valor já ir para quase 3x o que peguei? Vontade da de não pagar e depois negociar final do ano. :/

Se o juros é muito alto, tal vez possa ser considerado como "juros abusivo" aí tem como abrir um processo com um advogado para tentar negociar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...