Jump to content

Ativos e Passivos


Recommended Posts

  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

O aprendizado ou morar fora? rsrs Conte mais pra gente?
A propósito, meu plano é migrar este ano também. E estou muito feliz que a parte de investir, ter as contas ok já não são problemas a serem resolvidos.
Uma coisa legal que aprendi quando morei fora a primeira vez foi calcular o custo das coisas pelo tempo que eu demorava a adquirir. Mudou minha forma de viver.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que a forma de pensar modifica quando moramos fora seja por conta do ambiente mais favorável, pelas pessoas diferentes que conhecemos, ou seja por estarmos mais aberto aos desafios, ao aprendizado e a nos perceber. Trabalhei enquanto estudava, valor por hora, pagamento semanal. Ganhava menos, guardava mais, tinha menos conforto mas a sensação era de viver mais, aproveitar mais. Temos vontade de voltar a morar fora também Evy, mas não vai ser este ano. A organização é essencial mesmo e estamos no caminho!
Link para compartilhar
Share on other sites

Morar fora ensina muitas coisas. Brasileiro classe media perde logo a vergonha em trabalhar em "sub-emprego" quando aprende que isso não existe aqui fora.
Me programei pra vir com emprego garantido e com tudo acertado pela empresa, nunca fiz o tipo "ir e me virar", gosto de tudo certinho e planejado. Levei 3 anos planejando e conseguindo as certificações e experiencias necessárias pra ir com a segurança que eu queria.
Link para compartilhar
Share on other sites

Hoje depois de quase 4 anos morando fora, digo que um livro que realmente me ajudou a virar a chavinha com relação a Ativo/Passivo foi "Pai Rico Pai Pobre" de Robert T. Kiyosaki.

Morar fora me ajudou muito com controle de gastos. Me organizar financeiramente não era mais uma opção, foi questão de sobrevivência tanto para o curto, quanto para uma visão de médio/longo prazo.

Acho que poderíamos ter um tópico específico para esse assunto, pelo que vejo alguns da UVP morando fora do Brasil.
Link para compartilhar
Share on other sites

Desde que deixei de morar com meus pais em 2018 minha relação com o dinheiro melhorou. Apesar de ainda ser sustentados por eles, tenho um valor fixo para viver por mês e desse dinheiro tenho que pagar todas minhas contas e sempre sobrava um pouco para o lazer. Entretanto, toda vez que eu ia comprar algo pensava "Nossa! Isso custa x quilos de carne" e coisas parecidas. Então, notei que podia cortar alguns passivos que não faziam tanta diferença assim e que necessitava de uma nova fonte de renda para complementar, nisso a internet me ajudou bastante.
Link para compartilhar
Share on other sites

Disclaimer: meu laptop nao tem acentos e sinais graficos, entao me perdoem a falta deles!
Eu moro em Londres ha muitos anos e ja superei diversos obstaculos e situacoes desagradaveis. Fiquei muito feliz em fazer a analise dos meus passivos e ativos e descobrir que estou no verde! Acredito que viver em outros paises automaticamente te coloca num estado mental de sobrevicencia. Vc fica mais atento aos seus gastos, sabe exatamente quanto e quando pode gastar com lazer sem prejudir o orcamento semanal/ mensal, e fica bem longe de encrencas. E um amadurecimento forcado e veloz. Nao digo que a vida vai ser essa pegada pra sempre, pois vc vai se adaptar e se estabilizar, e dai pra frente poder viver com mais liberdade.



Link para compartilhar
Share on other sites

Sim Vanessa, e muita responsabilidade. No início meu maior medo era precisar pedir dinheiro a minha família no Brasil. Não era uma opção pra mim, até porque eu não queria dar o braço a torcer e admitir meu erro, e muito menos colocar minha família em uma posição de dificuldade (pensando no câmbio)
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...