Jump to content

Vale a pensa antecipar sonhos?


Recommended Posts

Depende cara.

Aqui em SP o antigo prefeito estava com câncer e levou o filho ao estádio em épocas que covid estava em uma certa alta ainda... Foi muito criticado... Dias depois morreu rsrs

Sei que estamos falando de antecipação de um sonho financeiro e não necessariamente um "momento". Mas serve...

Quanto tempo vc vai levar para aquele sonho? Vai conseguir aproveitar se for depois?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Othon Oliveira disse:

Fala, galera. Tudo bom?

O que vocês acham sobre "Antecipação de Sonho". Compensa? Sim, não, depende?

Já anteciparam algum?

Abraço!

Eu acho que só faz antecipar sonho se você não for se endividar. Exemplo: Vai fazer uma viagem que vai gastar alem o dinheiro que tem guardado para realizar a mesma, porém já estipulou no orçamento o valor que vai vir dos próximos rendimentos para pagar a fatura do cartão dessa viagem. Claro que o ideal era você ter o dinheiro todo antes, mas se é um valor que você tem toda certeza que vai conseguir, talvez não complique tanto sua vida financeira. Agora se for um sonho mais caro, que você corre o risco maior de complicar a sua vida, acho besteira, dar a doideira e comprar um carro ou uma casa que não cabe no seu orçamento, não vejo sentido de antecipar esse sonho

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que depende da situação. Chegou a ver a live de ontem? Raul sobre isso com uma pessoa que queria comprar uma casa de praia e gastar boa parte de seu dinheiro. Se ele tivesse investido e realizado seu sonho mais pra frente não perderia essa grana.

Acho que tudo precisa ser avaliado, mas é aquilo né, pagar juros por antecipação de sonho, é pagar com a vida

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

34 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Acho que depende da situação. Chegou a ver a live de ontem? Raul sobre isso com uma pessoa que queria comprar uma casa de praia e gastar boa parte de seu dinheiro. Se ele tivesse investido e realizado seu sonho mais pra frente não perderia essa grana.

Acho que tudo precisa ser avaliado, mas é aquilo né, pagar juros por antecipação de sonho, é pagar com a vida

 

 

Se esse tópico não saiu live de ontem, a coincidência vai ser monstra!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Othon Oliveira disse:

Fala, galera. Tudo bom?

O que vocês acham sobre "Antecipação de Sonho". Compensa? Sim, não, depende?

Já anteciparam algum?

Abraço!

Financeiramente falando, nao compensa, para antecipar o sonho, voce vai pagar o preço, vai digamos, alugar dinheiro e passar boa parte do seu tempo pagando esse custo.

Então a conta a fazer é em relação ao seu tempo, se você fizer uma viagem que vai custar seu aporte dos próximos 6 meses (não o seu salario dos próximos 6 meses, pq parte dele já esta comprometido com custos fixos e etc...) você esta antecipando o sonho ao custo de 6 meses da sua vida, vale a pena...

No exemplo anterior, considera que não esta tirando o que já foi aportado, se for tirar a conta fica muito mais cara, você estaria tirando o aporte de 6 meses, mas o aporte antigo de X meses, mais o rendimento de X+6 meses, o que no seu futuro, daqui a 10 anos significa que você perdeu o efeito dos juros compostos, ai com certeza não vai valer a pena (e como disse a @Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio foi esse o calculo que o Raul fez na live de 17/04, assustador, mas os números não mentem)

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Depende cara.

Aqui em SP o antigo prefeito estava com câncer e levou o filho ao estádio em épocas que covid estava em uma certa alta ainda... Foi muito criticado... Dias depois morreu rsrs

Sei que estamos falando de antecipação de um sonho financeiro e não necessariamente um "momento". Mas serve...

Quanto tempo vc vai levar para aquele sonho? Vai conseguir aproveitar se for depois?

Fala, Rai. Blz?

É justamente nesse ponto que eu levantei a "bola", não necessariamente a parte financeira.

 Nesse caso aí que você comentou, foi do Bruno Covas, esse ato dele, apesar de ter sido bastante criticado, deve ter sido um excelente momento com o filho, e com certeza ele irá lembrar por muito tempo.

PS: nessa época os "lockdowns" estavam tensos... eu sempre comentava aí que os "políticos" direto estavam em festas e etc. Mas, no caso específico do Bruno Covas, não tinha o que criticar, ele acertou em cheio.

Abraço!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

oi @Othon Oliveira,

Acho que cada caso deve ser analisado individualmente e depende da organização financeira de cada um.

  Exemplos que acontecem/aconteceram comigo:

  • Em Setembro vou visitar minha filha na Europa e bancar a viagem do meu filho que mora nos Estados Unidos para estarmos todos juntos lá:  No porquinho de viagens ainda não tem a grana toda que daria para comprar as passágens, mas aprovei do dólar mais barato e comprei logo os bilhetes - vou pagar em 4x sem juros no cartão.  Para as duas primeiras parcelas eu já tenho a grana no porquinho, mas como está dividido em 4, provavelmente eu não vou precisar mexer no porquinho para pagar as mesmas.  Sonho antecipado com custo zero para o futuro;
  • Grana para a viagem; eu já tenho uma parte guardada (uns 50% do que vou precisar); no meu orçamento mensal tem uma verba para compra de moedas que não vai cobrir os 50% que faltam até setembro; talvez eu precise tirar uma fatia do meu colchão financeiro, mas como eu não quero fazer isso, o que deve acontecer é um 'desvio de verba' no próximos meses e, se me conheço, vou acabar levando mais grana que o previsto.  Economizo num lado para gastar no outro;
  • Estou querendo trocar meu carro, mas decidi que será somente quando sair o carro que desejo com motorização híbrida.  A grana para trocar hoje já está disponível, mas decidi postergar esse sonho e enquanto isso, continuo aportando na carteira "carro novo".  Posso empestar a grana da carteira "carro novo" para a carteira "viagem" ou usar o excedente em alguma oportunidade de investimentos que eu veja agora.

Resumindo, embora eu guarde grana em carteiras por destinação da grana, o dinheiro não é carimbado e posso emprestar de um objetivo para outro.

Tenho algumas regras em relação a sonhos:

  • Nada de dívidas;
  • Viagem só no plano pré-pago;
  • Em viagem, eu já levo grana da próxima viagem, para que seu eu gastar além da conta, que continue pre-paga;
  • Em viagem, quem converte não se diverte;
  • Fora das duas primeiras, as demais são flexíveis.
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Othon Oliveira disse:

Sim eu vi ela, mas tipo... Pelo que tenho percebido a questão de antecipação de sonho sempre é vinculado, sei lá.. Uma casa , carro, mas que tá fora dos padrões financeiros.

Mas, sei lá, tem vários outros sonhos. Por exemplo, eu tenho filhos e direto surgem os papos de Diney e etc.. Hoje não vejo muito sentido, até pq, pela idade não vão aproveitar. Mas, tipo se eu julga-se que eles estivem pronto para isso, eu provalmente levaria, caso isso não me impacta-se financeiramento.

Acredito que não pesaria.... a posso aportar x a mais ao invés de fazer essa viagem, ou estourar um pouco o orçamento. Vai que amanhã, eu ou um deles não esteja aqui... penso muito sobre isso.

Abraço!

Como bom avô, estou doido para levar meus netos na Disney, Parque do Asterix, etc....  Eles ainda são pequenos para isso (4 e 2 anos), por enquanto eu cumpro meu papel estragando-os de outras formas....  Tenho que aguardar ainda uns 5 anos para que aproveitem bem e vai ser na época que pretendo me aposentar...  Esse sonho eu não consigo antecipar.... :-(

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, William Redig disse:

Como bom avô, estou doido para levar meus netos na Disney, Parque do Asterix, etc....  Eles ainda são pequenos para isso (4 e 2 anos), por enquanto eu cumpro meu papel estragando-os de outras formas....  Tenho que aguardar ainda uns 5 anos para que aproveitem bem e vai ser na época que pretendo me aposentar...  Esse sonho eu não consigo antecipar.... :-(

Bom que quando eles tiverem essa idade, você já vai estar bem mais tranquilo, e vai poder aproveitar bem os netos 👏🏻👏🏻

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

54 minutes ago, William Redig disse:

Como bom avô, estou doido para levar meus netos na Disney, Parque do Asterix, etc....  Eles ainda são pequenos para isso (4 e 2 anos), por enquanto eu cumpro meu papel estragando-os de outras formas....  Tenho que aguardar ainda uns 5 anos para que aproveitem bem e vai ser na época que pretendo me aposentar...  Esse sonho eu não consigo antecipar.... :-(

Olha, eu me programaria (se possível financeiramente) pra fazer isso já no ano que vem. Para o de 5 anos vai ser mágico e o de 3 anos vai se mais mágico ainda. Aí vc volta depois de mais 4 ou 5 anos para curtirem mais. Assim vc vai tirar um proveito do lúdico impagável!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, William Redig disse:

oi @Othon Oliveira,

Acho que cada caso deve ser analisado individualmente e depende da organização financeira de cada um.

  Exemplos que acontecem/aconteceram comigo:

  • Em Setembro vou visitar minha filha na Europa e bancar a viagem do meu filho que mora nos Estados Unidos para estarmos todos juntos lá:  No porquinho de viagens ainda não tem a grana toda que daria para comprar as passágens, mas aprovei do dólar mais barato e comprei logo os bilhetes - vou pagar em 4x sem juros no cartão.  Para as duas primeiras parcelas eu já tenho a grana no porquinho, mas como está dividido em 4, provavelmente eu não vou precisar mexer no porquinho para pagar as mesmas.  Sonho antecipado com custo zero para o futuro;
  • Grana para a viagem; eu já tenho uma parte guardada (uns 50% do que vou precisar); no meu orçamento mensal tem uma verba para compra de moedas que não vai cobrir os 50% que faltam até setembro; talvez eu precise tirar uma fatia do meu colchão financeiro, mas como eu não quero fazer isso, o que deve acontecer é um 'desvio de verba' no próximos meses e, se me conheço, vou acabar levando mais grana que o previsto.  Economizo num lado para gastar no outro;
  • Estou querendo trocar meu carro, mas decidi que será somente quando sair o carro que desejo com motorização híbrida.  A grana para trocar hoje já está disponível, mas decidi postergar esse sonho e enquanto isso, continuo aportando na carteira "carro novo".  Posso empestar a grana da carteira "carro novo" para a carteira "viagem" ou usar o excedente em alguma oportunidade de investimentos que eu veja agora.

Resumindo, embora eu guarde grana em carteiras por destinação da grana, o dinheiro não é carimbado e posso emprestar de um objetivo para outro.

Tenho algumas regras em relação a sonhos:

  • Nada de dívidas;
  • Viagem só no plano pré-pago;
  • Em viagem, eu já levo grana da próxima viagem, para que seu eu gastar além da conta, que continue pre-paga;
  • Em viagem, quem converte não se diverte;
  • Fora das duas primeiras, as demais são flexíveis.

Tenho usado essa estratégia também de ir separando em objetivos, realmente ajuda bastante.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Othon Oliveira disse:

Tenho usado essa estratégia também de ir separando em objetivos, realmente ajuda bastante.

Vi num outro post que você também trabalha com TI.  Será que pessoas com mentes mais para o lado da lógica pensam de forma similar.  Será que para nós isso é mais fácil que para médicos, advogados e profissionais de área mais para o lado de humanas?

Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, William Redig disse:

Exemplos que acontecem/aconteceram comigo:

Resumindo, embora eu guarde grana em carteiras por destinação da grana, o dinheiro não é carimbado e posso emprestar de um objetivo para outro.

Tenho algumas regras em relação a sonhos:

  • Nada de dívidas;
  • Viagem só no plano pré-pago;
  • Em viagem, eu já levo grana da próxima viagem, para que seu eu gastar além da conta, que continue pre-paga;
  • Em viagem, quem converte não se diverte;
  • Fora das duas primeiras, as demais são flexíveis.

Com dinheiro é fácil, que ver é duro kkk

  • Uma coisa que poderia ter visto ai é a compra das passagens com milhas, já que tem planejamento, e antecedência.
  • levar dinheiro no cartão de debito para economizar no cambio, spread e demais (wise, nomad, c6)
  • outra coisa, que você já deve ter são os cartões com acesso as salas vip, o desfrute da viagem começa antes de subir no avião.

 

Não tem que não goste de Sonho, um pão doce que é frito e recheado com creme.

 

image.jpeg.2c70f4bb0919e2197386c2839569a551.jpeg

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Com dinheiro é fácil, que ver é duro kkk

  • Uma coisa que poderia ter visto ai é a compra das passagens com milhas, já que tem planejamento, e antecedência.
  • levar dinheiro no cartão de debito para economizar no cambio, spread e demais (wise, nomad, c6)
  • outra coisa, que você já deve ter são os cartões com acesso as salas vip, o desfrute da viagem começa antes de subir no avião.

 

Não tem que não goste de Sonho, um pão doce que é frito e recheado com creme.

 

 

 

 

Já comprei muita passagem com milhas; hoje são tantas milhas necessárias que não se vale a pena.  Prefiro cashback nas compras de cartão.  Essa agora que já comprei, vai ter cashback de 1,25%

Quanto o dinheiro no cartão; eu tenho uma engenharia diferente;  Minha filha tem um cartão aqui do Brasil que ela usa para pagar coisas aqui, tais como psicóloga, uma pós graduação que está fazendo, assinatura da globoplay e uns supérfluos brasileiros quando alguém vai para lá.  Em vez dela mandar grana de lá para cá para pagar em reais, eu pago para ela, a gente converte a grana no cambio comercial do dia de pagamento da fatura pela taxa média de compra/venda.  Ela guarda a grana lá com ela para eu gastar quando viajo.  A gente economiza o spread e o iof, fora as taxas de remessa.  A grana que tem lá já é suficiente para cobrir os gastos, vou levar só um pouco para não viajar sem nada no bolso....

Direito à sala vip eu até tenho do Mastercard Black, mas vou usar a da Cia aérea mesmo.

Vou locar carro com cartão Visa daqui, por conta do seguro incluido;

Vou usar 3 noites de hotel (os outros dias fico na casa da minha filha) e reservei já via booking que vai me dar 8% de cashback sobre o valor da hospedagem, mais 1,25% de cashback quando eu pagar a fatura.

Ainda vou ganhar umas milhas da Smiles que pretendo usar num futuro evento da AUVP que eu venha a ser convidado...

Podia ser pior... rssss

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, William Redig disse:

Já comprei muita passagem com milhas; hoje são tantas milhas necessárias que não se vale a pena.  Prefiro cashback nas compras de cartão.  Essa agora que já comprei, vai ter cashback de 1,25%

Quanto o dinheiro no cartão; eu tenho uma engenharia diferente;  Minha filha tem um cartão aqui do Brasil que ela usa para pagar coisas aqui, tais como psicóloga, uma pós graduação que está fazendo, assinatura da globoplay e uns supérfluos brasileiros quando alguém vai para lá.  Em vez dela mandar grana de lá para cá para pagar em reais, eu pago para ela, a gente converte a grana no cambio comercial do dia de pagamento da fatura pela taxa média de compra/venda.  Ela guarda a grana lá com ela para eu gastar quando viajo.  A gente economiza o spread e o iof, fora as taxas de remessa.  A grana que tem lá já é suficiente para cobrir os gastos, vou levar só um pouco para não viajar sem nada no bolso....

Direito à sala vip eu até tenho do Mastercard Black, mas vou usar a da Cia aérea mesmo.

Vou locar carro com cartão Visa daqui, por conta do seguro incluido;

Vou usar 3 noites de hotel (os outros dias fico na casa da minha filha) e reservei já via booking que vai me dar 8% de cashback sobre o valor da hospedagem, mais 1,25% de cashback quando eu pagar a fatura.

Ainda vou ganhar umas milhas da Smiles que pretendo usar num futuro evento da AUVP que eu venha a ser convidado...

Podia ser pior... rssss

Fenômeno.. um dia chego nesse nível!

=}

 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...