Jump to content
  • 0

Porcentagem de ações em um setor?


VANESSA GUEDES DE MORAES

Pergunta

Considerando uma carteira composta de 50\% em renda fixa e 50\% em renda variável.
Dentro dos 50\% de renda variável de uma carteira e olhando para os setores disponíveis na bolsa, devemos buscar a diversificação e equilíbrio da carteira.
Digamos que exista um setor que o investidor possua maior interesse, mas como deve diversificar para se proteger não deve nunca colocar tudo em um único setor mesmo que sejam várias ações/empresas.
Qual o percentual máximo esse setor deve participar da carteira? Qual seria a exposição máxima aceitável?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Seria algo entre 15-20\% por setor e 10\% por empresa, mas varia do seu perfil. Não acredito em um número fixo, mas esses são os números que mais vejo o pessoal sempre recomendando.
Porém, se gosta mesmo de um setor, eu buscaria pensar na diversificação dentro dele, vou pegar o setor bancário como exemplo:
>O Bradesco tem boa parte das suas receitas atrelada a sua seguradora, então tem uma diversidade de fonte de renda.
>O Banco ABC é um banco empresarial, então tem um risco diferente dos bancos que estamos acostumados.
>Banco Inter é um banco digital, ele age de forma diferente dos "bancões".
>BB tem a folha salarial dos funcionários públicos, forte no agro e muito mais, mas é estatal.
Então, da pra diversificar dentro da mesma área, mas elas ainda tem uma ligação de "risco positivo". O patrimônio pode apanhar por causa do "risco positivo" mas se as empresas estão ok, apanha mas não cai
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Eu gosto de manter no máximo 20\% por setor e até 10\% em cada ação.

Na minha carteira eu separei uma parte para o setor de transportes, com Santos Brasil e recentemente adicionei a Simpar (SIMH3), uma holding que concentra outras empresas, tais como a Movida e a Vamos.

Adicionando Itaúsa, não é só o setor bancário que entra na carteira, mas também a Alpargatas, Duratex, NTS e recentemente a Copagaz.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Realmente não acho que existe um valor, existem, segundo a B3, 11 setores na bolsa, que num divisão rasa e estúpida daria 9,09\% em partes iguais. Segundo o Investidor10 são 10 setores, dando um divisão, novamente estúpida de 10\% para cada. Isso só a título de curiosidade, acho que essa conta não é válida.

Existem, talvez, setor que você jamais investiria, por exemplo, Comunicações. Então aumentaria a porcentagem dos outros setores, um vez que esse nem seria levado em consideração.

Existem setores que são mais perenes, talvez eles mereçam maior porcentagem da sua carteira, partindo da ideia do Raul de pirâmide invertida....

Independente do valor acho que é o mais importante é a correlação entres os papéis da sua carteira. De nada adianta estabelecer uma porcentagem máxima de um setor se as empresas tem uma alta correlação entre si.

Essa danada da correlação dá um trabalho pra achar e entender. Mas acho que é por ai a solução da sua pergunta.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...