Jump to content
  • 0

Irrigando o (Diagrama do) Serrado!


Carlos Marcos Gasparette de Oliveira

Pergunta

Para quem reparou no Diagrama do serrado, existe uma questão interna dele que nós, como discípulos da "Única Verdade Possível" temos que encarar. Quanto menos questões o diagrama tem, o que é pouco importante, acaba ganhando importância, fica no mesmo pé de igualdade do que é muito importante.
>Quanto mais questões o diagrama tem, a importância de certos tópicos acaba diluída no monte de questões.

Então pensei em duas soluções para conseguir ter maior mobilidade para escolher minhas empresas e para que os demais consigam personalizar mais o Diagrama.
1- repetir a mesma pergunta. Meio tosco, eu sei, mas imagine 10 questões no Diagrama, cada uma vale 1 ponto, pode definição.
Se você gosta de dividendos e não se incomoda muito se a empresa é estatal, você pode repetir a questão dos dividendos, assim critério "dividendos" ganha "peso 2" na sua avaliação. (sobre outros critérios que você acha menos relevante)
2- aprofundando o critério. Seria fazer mais questões sobre o mesmo critério, assim esse critério ganha mais peso e passa a ser mais determinante.
Digamos que para você é fundamental a empresa ter um histórico longo, que pode indicar sua resiliência (Efeito Lindy). Você pode fazer questões assim por exemplo: A empresa existe a mais de 35 anos?/ A empresas existe a mais de 50 anos?; Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5\% nos últimos 5 anos?/ Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 10\% nos últimos 10 anos?"
Não sei se ficou claro, mas tente focar mais nos critérios e, se assim desejar, se aprofundar neles. Desta forma, o Diagrama torna-se mais você e menos Raul, que é a ideia.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
olha Carlos, estou iniciando na turma 4 e ainda não cheguei ao diagrama, na verdade nem pesquisei por ele ainda por causa de toda essa complexidade, mas achei muito interessante essa análise pela pontuação. Vou ficar atento a sua ideia, quando chegar nesse conteúdo, para tentar facilitar o meu entendimento. obrigado por compartilhar isso
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Achei uma boa ideia, eu não sei como fazer no caso de empresas do mesmo setor sabe, por exemplo tenho várias de energia, mas queria que energia fosse 30\% da minha carteira. Vc sabe como eu poderia penalizar para o diagrama distribuir as empresas de energia ficando dentro dos 30\%? kkkk Não sei se deu pra entender
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...