Jump to content

O que é melhor para começar a investir?


Recommended Posts

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Sua grana na poupança? É além da sua reserva de emergência?

Caso não seja, recomendo que antes de pensar em investir obtenha o valor de 6 meses dos seus gastos fixos + conforto, e ai depois sim pensar em iniciar os investimentos.

E com relação a forma de aportar, acredito que você fazendo aportes semanais, quinzenais ou mensais a depender do valor que você tem, pode ser uma boa estratégia, pois você pode ir pegando a variação do mercado de acordo com o tempo, diferente de se você aportar de uma única vez, pois seria só aquele momento e pronto.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu aguardaria para poder administrar melhor essa saída da Poupança, mas nunca é legal fazer um aporte único, porque você pode dar o azar de entrar numa fase em que os ativos estão em suas máximas. Quando eu vou entrar num ativo, ex.: Itaúsa. Eu compro 1 lote.. depois outro... e vou analisando. Baixou, compro mais. Até fechar o valor que quero. Sei que não vai mudar muito minha vida, porque pretendo resgatar isso muito no futuro... (aposentadoria), mas é meu jeitinho virginiana de ser. haha
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com a divisão mensal em aportes, mas fique ligado nos fatos relevantes da empresa que te interessa.

Na prática, estava estudando a Simpar há algum tempo, e algumas movimentações de suas subsidiarias mostraram que o preço podia subir. Resultado: 17\% em 5 dias... Pode ser que o preço volte? Pode. Pode ser que não? Também pode. Eu preferi colocar um aporte pequeno e continuar acompanhando.
Link para compartilhar
Share on other sites

Realizo aportes mensais, na data em que recebo o salário. Só abro o home broker no recebimento seguinte e direciono o novo aporte e os dividendos recebidos no período.
Sobre o dinheiro da poupança, a indicação dos colegas é exatamente o que o módulo 2 aponta: garantir 6 a 12 meses do seu custo de vida (custo fixo + conforto), sendo mais próximo de 6 meses caso tenha certa "estabilidade" no emprego e mais próximo de 12 caso seja profissional liberal ou empreendedor. No meu caso, aderi a média de 9 meses na reserva de emergência.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu estou com a reserva de emergência feita. E tenho um dinheiro separado para começar a investir. De dezembro para cá tenho feito compras beeeem pequenas de algumas ações de empresas que me parecem sólidas de segmentos sólidos, porém sem nenhuma análise profunda, que pretendo adquirir na UVP T4 e iniciar os investimentos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Como os veteranos já deram a letra, antes de tudo construa bem a sua Reserva de Emergência, agora quanto a organização dos aportes é simples, quanto maior o número de aportes, menor o seu risco.
Imagine a seguinte questão: SARD3 em dezembro estava custando R$ 18, você entra com 10 mil reais e compra 555 ações de uma só vez, seu PM é R$ 18, ela cai para R$ 12, para abaixar seu PM agora fica muito difícil, mesmo que invista mais 10 mil reais seu PM ainda vai para R$ 14.
Se você fizer diferente e for investindo aos poucos: R$ 1.000 por semana por exemplo, a chance de que você consiga montar um PM melhor já que vai pegar a ação em diferentes valores, é maior e você também ficaria mais tranquilo durante o processo de aprendizado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu utilizaria parte dos recursos para adquirir competências que me possibilitassem aferir alguma renda (cursos), sei que o investimento no UVP é algo desse tipo, mas pensaria em algo que me desse algo mensal. Investiria em conseguir um trabalho, ser bom no que faço e conseguir ascender profissionalmente (e financeiramente). Vai ser o combustível para investir. No mais, concordo com os colegas mais experientes: aportes mensais.
abs
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...