Jump to content
  • 0

Renda variável, ideias variáveis


Carlos Marcos Gasparette de Oliveira

Pergunta

Já virou quase um mantra a seguinte frase: "rentabilidade passada não garante rentabilidade futura". Acho que todos nós já ouvimos ou falamos esta frase. Sim, acredito que ela é verdadeira, que representa uma ideia verdadeira pela qual nós devemos nos guiar. Mas como diz nosso amado Warren Buffett, vulgo, Oráculo de Omaha, "Nos investimentos, o retrovisor tem uma visão mais nítida que o para-brisa."
Investir em renda variável é a junção destas duas frases, que não são contraditórias, mas complementares. Ela (a renda variável) nos força a conhecer o passado para especularmos sobre o futuro. Ao comprar uma ação, você compra o passado dela, mas também compra o futuro (ainda que por expectativa). O fator expectativa ou especulação nunca saí de cena, isso mostra que a gente não conhece tudo e tão pouco podemos controlar tudo, existe na mundo o acaso ou a Roda da Fortuna.
De forma mais resumida: seria você a partir do passado tentar adivinhar o futuro. Nada mais que isso, só uma tentativa e só uma adivinhação.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Por isso empresas que focam investimentos em pesquisas e inovação estarão a frente dos seus pares. Um passado promissor em um mercado em declínio, o resultado a gente já sabe (máquina de escrever).
Pra mim, um exercício válido é tentar estudar/identificar tendências e saber aplicar em diversos setores da sociedade. Carros elétricos, energias renováveis, possível nova corrida espacial?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Legal mesmo esse pensamento, além das análise sobre os indicadores das empresas, tentar entender onde a empresa pretende chegar, olhando seu passado, facilita a constatação(mera especulação) de que a empresa ainda tem muito a avançar ou então, apenas está tentando sanar suas dívidas ou então quando lança um IPO, na verdade os sócios querem se desfazer das ações, o que já gera uma certa desconfiança
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...