Jump to content
  • 0

Renda Fixa NÂO É FIXA- Tesouro Direto - Rentabilidade Negativa

Fernando Luz

Pergunta

Pessoal, uma coisa que me surpreendeu muito, foi ver meu titulo do tesouro direto tendo rentabilidade negativa em Setembro de 2020.
Na época fui me informar e soube que o valor do título tinha reduzido, uma ''promoção'' para atrair investidores. Aconteceu com mais alguém? Raul, poderias comentar um pouco sobre isso?
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hora atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Oi Evelyn, boa noite!

Sei que voce já escreveu este texto há 3 anos 😅 mas não achei mais esse "Resumos e Comentários"... Queria entender melhor essa questão da rentabilidade negativa do Tesouro Direto também... Investi pela primeira vez ontem e hoje já estou com rentabilidade de -0,05%... Ainda não consegui entender isso... Pode ser que a Renda fixa não seja fixa mesmo e eu perca dinheiro no final ou não? No final sempre haverá lucro? Desculpa a dúvida, se for muito boba, mas é bem difícil para mim ainda entender tudo isso na prática...🫣 Agradeço desde já!

Boa noite, @Luisa Carneiro Vianna Duarte !

No tesouro o que pode gerar uma rentabilidade negativa é a marcação a mercado. Mas isso não é uma perda efetivamente. Só será uma perda se você realizar a venda do seu título antes do vencimento. Caso contrário, levando até o vencimento você receberá a taxa contratada na compra. 

Logo, levando até o vencimento sempre haverá lucro. 

Eu explico isso em um post aqui na comunidade chamado "Entendendo sobre a marcação a mercado". Pode agregar neste entendimento!

Quando falamos que a renda fixa não é fixa é por conta de títulos pós fixados. Os lucros serão gerados mas não de maneira fixa em alguns títulos. Por exemplo, um CDB pagando IPCA+7% e vencimento para 5 anos. Sabemos que o IPCA vai oscilar muito em 5 anos o que não gera um percentual fixo. Por isso a renda fixa não é fixa. Mas isso não altera o fato de que haverão lucros.

Espero que tenha fica claro!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
Eu fiz um resumo sobre isso, caso queira, está no "Resumos e Comentários" e na "Renda fixa" eu coloquei o print de um título que resgatei explicando todos os dados da tela. De qualquer forma: O tesouro direito tem um valor de título e uma taxa.
Quando o Governo lança uma taxa mais atraente, o seu título que tem uma taxa menor fica menos atraente, logo ele diminui.
Se os outro títulos que estão sendo ofertados possuem taxa menor que o que você possui, o seu título fica mais atraente, ou seja: ele valoriza.
Achei um site que explica muito bem sobre isso, vou deixar aqui: https://www.euqueroinvestir.com/entenda-de-forma-descomplicada-o-que-e-agio-e-desagio/

Link para compartilhar

• 0
On 14/02/2021 at 08:10, Evelyn Santos disse:

Eu fiz um resumo sobre isso, caso queira, está no "Resumos e Comentários" e na "Renda fixa" eu coloquei o print de um título que resgatei explicando todos os dados da tela. De qualquer forma: O tesouro direito tem um valor de título e uma taxa.
Quando o Governo lança uma taxa mais atraente, o seu título que tem uma taxa menor fica menos atraente, logo ele diminui.
Se os outro títulos que estão sendo ofertados possuem taxa menor que o que você possui, o seu título fica mais atraente, ou seja: ele valoriza.
Achei um site que explica muito bem sobre isso, vou deixar aqui: https://www.euqueroinvestir.com/entenda-de-forma-descomplicada-o-que-e-agio-e-desagio/

Oi Evelyn, boa noite!

Sei que voce já escreveu este texto há 3 anos 😅 mas não achei mais esse "Resumos e Comentários"... Queria entender melhor essa questão da rentabilidade negativa do Tesouro Direto também... Investi pela primeira vez ontem e hoje já estou com rentabilidade de -0,05%... Ainda não consegui entender isso... Pode ser que a Renda fixa não seja fixa mesmo e eu perca dinheiro no final ou não? No final sempre haverá lucro? Desculpa a dúvida, se for muito boba, mas é bem difícil para mim ainda entender tudo isso na prática...🫣 Agradeço desde já!

Link para compartilhar

• Criar novo...