Jump to content
  • 0

Renda Fixa NÂO É FIXA- Tesouro Direto - Rentabilidade Negativa

Pergunta

Postado
Pessoal, uma coisa que me surpreendeu muito, foi ver meu titulo do tesouro direto tendo rentabilidade negativa em Setembro de 2020.
Na época fui me informar e soube que o valor do título tinha reduzido, uma ''promoção'' para atrair investidores. Aconteceu com mais alguém? Raul, poderias comentar um pouco sobre isso?

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
1 hora atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Oi Evelyn, boa noite!

Sei que voce já escreveu este texto há 3 anos 😅 mas não achei mais esse "Resumos e Comentários"... Queria entender melhor essa questão da rentabilidade negativa do Tesouro Direto também... Investi pela primeira vez ontem e hoje já estou com rentabilidade de -0,05%... Ainda não consegui entender isso... Pode ser que a Renda fixa não seja fixa mesmo e eu perca dinheiro no final ou não? No final sempre haverá lucro? Desculpa a dúvida, se for muito boba, mas é bem difícil para mim ainda entender tudo isso na prática...🫣 Agradeço desde já!

Boa noite, @Luisa Carneiro Vianna Duarte !

No tesouro o que pode gerar uma rentabilidade negativa é a marcação a mercado. Mas isso não é uma perda efetivamente. Só será uma perda se você realizar a venda do seu título antes do vencimento. Caso contrário, levando até o vencimento você receberá a taxa contratada na compra. 

Logo, levando até o vencimento sempre haverá lucro. 

Eu explico isso em um post aqui na comunidade chamado "Entendendo sobre a marcação a mercado". Pode agregar neste entendimento!

Quando falamos que a renda fixa não é fixa é por conta de títulos pós fixados. Os lucros serão gerados mas não de maneira fixa em alguns títulos. Por exemplo, um CDB pagando IPCA+7% e vencimento para 5 anos. Sabemos que o IPCA vai oscilar muito em 5 anos o que não gera um percentual fixo. Por isso a renda fixa não é fixa. Mas isso não altera o fato de que haverão lucros.

Espero que tenha fica claro!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
Eu fiz um resumo sobre isso, caso queira, está no "Resumos e Comentários" e na "Renda fixa" eu coloquei o print de um título que resgatei explicando todos os dados da tela. De qualquer forma: O tesouro direito tem um valor de título e uma taxa.
Quando o Governo lança uma taxa mais atraente, o seu título que tem uma taxa menor fica menos atraente, logo ele diminui.
Se os outro títulos que estão sendo ofertados possuem taxa menor que o que você possui, o seu título fica mais atraente, ou seja: ele valoriza.
Achei um site que explica muito bem sobre isso, vou deixar aqui: https://www.euqueroinvestir.com/entenda-de-forma-descomplicada-o-que-e-agio-e-desagio/

• 0
Postado
On 14/02/2021 at 08:10, Evelyn Santos disse:

Eu fiz um resumo sobre isso, caso queira, está no "Resumos e Comentários" e na "Renda fixa" eu coloquei o print de um título que resgatei explicando todos os dados da tela. De qualquer forma: O tesouro direito tem um valor de título e uma taxa.
Quando o Governo lança uma taxa mais atraente, o seu título que tem uma taxa menor fica menos atraente, logo ele diminui.
Se os outro títulos que estão sendo ofertados possuem taxa menor que o que você possui, o seu título fica mais atraente, ou seja: ele valoriza.
Achei um site que explica muito bem sobre isso, vou deixar aqui: https://www.euqueroinvestir.com/entenda-de-forma-descomplicada-o-que-e-agio-e-desagio/

Oi Evelyn, boa noite!

Sei que voce já escreveu este texto há 3 anos 😅 mas não achei mais esse "Resumos e Comentários"... Queria entender melhor essa questão da rentabilidade negativa do Tesouro Direto também... Investi pela primeira vez ontem e hoje já estou com rentabilidade de -0,05%... Ainda não consegui entender isso... Pode ser que a Renda fixa não seja fixa mesmo e eu perca dinheiro no final ou não? No final sempre haverá lucro? Desculpa a dúvida, se for muito boba, mas é bem difícil para mim ainda entender tudo isso na prática...🫣 Agradeço desde já!

• Criar novo...