Jump to content

Vocês ajudam pessoas interessadas em investir ao seu redor?


Recommended Posts

7 minutes ago, Everton Luciano Macedo disse:

A única coisa que fiz no sentido de ajudar, foi convencer meu pai e a minha esposa (na época era namorada) a tirar o dinheiro guardado na Poupança e colocar no Tesouro SELIC ou num CDB de liquidez diária com pelo menos 100% do CDI.

Fora isso, ocasionalmente ajudo minha família com alguma planilha de orçamento familiar bem basicona, afinal ter algum controle dos seus gastos é melhor do que não ter nenhum.

Esse negócio da poupança é uma coisa que eu pego no pé quando alguém me fala que tem 😂

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Rai Nunes disse:

Esse negócio da poupança é uma coisa que eu pego no pé quando alguém me fala que tem 😂

Pois é, eu também kkkk

Minha esposa foi mais difícil convencer. Pra vc ter uma ideia, ela ganhava nessa época aprox. 3k por mês e morava com a mãe, e ela colocava 20 reais na poupança e já achava de bom tamanho. Hoje graças à minha insistência e muita conversa ela já tem a reserva de emergência dela formada e investe (só RF) um pouco todo mês.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Wendell Costa,

Eu falo sobre investir com todos em geral.  Não dou dica de ativos, nem aconselho.  Posso até indicar uma classe de ativo, enviar links de alguns vídeos para iniciantes, recomendar a AUVP se a pessoa quiser mesmo aprender.  

Se me perguntarem, digo abertamente como pesquisar, falo de macro economia e como enxergar as empresas no contexto real, fora do sensacionalismo da mídia.

Se for muito "irmão", posso até dar uma lista de ativos para a pessoa estudar e converso sobre o assunto, dando minha opinião de estratégia.

Indicar ativos, costumo evitar, mas perguntar "já viu a empresa xxx?" ou comentar "já viu quanto a empresa X pagou em proventos nos últimos 3 anos?" pode até acontecer, mas somente com pessoas que cuidam dos seus investimentos.

Meus amigos desesperados que gostam de t r a d e, eu tendo convencer que Buy&Hold é melhor, mas não adianta muito pois o pior cego é aquele que não quer ver....

Nota:  Em 2 anos, eu acho que consegui colocar umas 15 pessoas na trilha dos investimentos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/05/2023 at 09:04, Daniel Fernandes Coração disse:

Cara, hoje eu vou ter minha primeira experiência falando sobre o tema de investimento, porém, vou falar de financiamento imobiliário pq tenho um amigo que  quer financiar um apartamento.... 

como passei por alguns problemas recentemente com o tema, eu n digo que fiquei expert no tema, porém, tenho experiência suficiente para não deixar ninguém cair em uma cilada.

Além do tema, vou explicar para ele a planilha de gastos e tal, aquela onde vc vai descobrir onde vc ta jogando a grana errada, vou com os dois pés para ABRIR os olhos dele. E é claro, vou indicar a AUVP para ele fazer os custos.

Tenho ctza que ele vai cair para trás, quando ele ver onde a grana que ele ta gastando de forma errada está indo. kkkkkk

Pq eu sei, kkkk ele sai comigo kkkk, e ele é Bemmmmmmmm mais gastão que eu kkkkkk

 

Missão cumprida.

estou aliviado.

Consegui conversar com meu amigo e abri os olhos dele para a situação que ele estava querendo se meter.

Ele pode pagar o financiamento, porém, deixei claro todos os pontos  de um financiamento, principalmente das correções mensais que tem. E ele viu que é melhor dar um passo para atrás agora, juntar uma grana que ele tem, e consequentemente, comprar o AP o ano que vem quando ele estiver estruturado financeiramente.

conversei com ele, da mesma forma que eu queria que alguém tivesse explicado todos os pontos de financiamento imobiliário comigo.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia sardinhas então SIM ajudo pois tenho pessoas aqui no Brasil e no exterior que passa pela minha supervisão com relação aos investimentos,Mas assim que entrei na AUVP me disseram para tomar cuidado seria necessário fazer um curso específico para assessorar essas pessoas...fica aí a dica...A AUVP resta para lançar um curso para quem quer se tornar um acessor de investimento... 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Rapaiz eu faço uns posts que rendem kkkk. 

Bom eu li todos e agradeço os comentários. 
E adianto não recomento ações, fii ou nada do tipo, até porque não sou bobo, isso custa meu tempo, alem do valor empregado em fazer a AUVP. 
Mas já falei sobre ações, receber dividendos e afins com amigos mais próximos. No caso da minha chefe eu realmente ajudei, nos sentamos, vimos onde ela podia diminuir ou cessar gastos e disse sobre CDB de liquidez diária ou o Tesouro para ela ter um local para aplicar e que tenha um rendimento decente.  

Um outro colega de trabalho viu eu dando uma olhada num FII e me perguntou sobre investimentos, eu me restringi a ver os videos do Raul e do Charles no youtube, são 2 pessoas que acompanham e realmente gosto do conteúdo. 
Mas eu já discuti ações com outras pessoas, mas essas pessoas investem, tem suas carteiras e seus métodos de análise. 

Eu só 'recomendo' ativos para meus pais (convenci meus pais a investirem um pouquinho por mês) e só recomendo, porque eu que tomo conta da carteira deles.

No mais eu mantenho a politica de recomendar videos, conteúdos na internet e agora a AUVP, no máximo o bom e velho tesouro para quem quer ter uma grana para emergência ou não recomendar alguma coisa, por exemplo COE (já me perguntaram se vale a pena investir nisso). 

Mas é isso pessoal, obrigado pelos conselhos e comentários. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/05/2023 at 23:48, William Redig disse:

Oi @Wendell Costa,

Eu falo sobre investir com todos em geral.  Não dou dica de ativos, nem aconselho.  Posso até indicar uma classe de ativo, enviar links de alguns vídeos para iniciantes, recomendar a AUVP se a pessoa quiser mesmo aprender.  

Se me perguntarem, digo abertamente como pesquisar, falo de macro economia e como enxergar as empresas no contexto real, fora do sensacionalismo da mídia.

Se for muito "irmão", posso até dar uma lista de ativos para a pessoa estudar e converso sobre o assunto, dando minha opinião de estratégia.

Indicar ativos, costumo evitar, mas perguntar "já viu a empresa xxx?" ou comentar "já viu quanto a empresa X pagou em proventos nos últimos 3 anos?" pode até acontecer, mas somente com pessoas que cuidam dos seus investimentos.

Meus amigos desesperados que gostam de t r a d e, eu tendo convencer que Buy&Hold é melhor, mas não adianta muito pois o pior cego é aquele que não quer ver....

Nota:  Em 2 anos, eu acho que consegui colocar umas 15 pessoas na trilha dos investimentos.

Eu convenci meus pais, meu irmão e agora to convencendo um amigo a montar a carteira dele. 
Recentemente ele chegou em mim todo feliz, porque havia colocado 400 dinheiros num CDB (não lembro qual) para começar a reserva de emergência e comprou 3 cotas de MXRF11. Fiquei feliz por ele também  

Editado por Wendell Costa
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...