Jump to content
  • 0

Estratégia para renda fixa.


Iago Bonifácio

Pergunta

Boa noite. Concluindo agora o módulo 3. Ficaram alguns questionamentos quanto á estratégia de renda fixa da minha carteira. Gostaria da ajuda de vocês para saber se faz sentido ou não a minha estratégia. Penso em manter um alto percentual de renda fixa da minha carteira em 30 a 40\%, porém não tenho interesse em me tornar um “especialista” em renda fixa, que analisa com frequência os títulos disponíveis e encontra boas oportunidades de marcação á mercado, CDB’s e LCI’s incríveis, entre outras oportunidades que podemos encontrar. A minha intenção, não só com a parcela de renda fixa, mas com a carteira de um modo geral é “holdar” de fato, estudar antes de aportar e só abrir a carteira novamente quando for realizar um novo aporte. Manter meus aportes periódicos e constantes, respeitando meu perfil, mas ainda tratando dos meus investimentos como uma atividade secundária, dando prioridade ao que me gera renda. Nesse cenário, não me imagino inventando muito quando se trata de renda fixa. Sem muita “diversificação” ou muito tempo dedicado a garimpar uma oportunidade incrível. Minha questão é: Seria muito errado agir dessa maneira e simplificar ao máximo minha parcela de renda fixa aportando sempre em tesouro SELIC por exemplo? Teria a renda fixa alguma outra importância crucial para a minha carteira que eu não consegui enxergar? Pelo que eu entendo agora (sei que é pouco), vejo a renda fixa da minha carteira como uma reserva e como caixa (um percentual pré-definido) e por isso penso mais em TER e MANTER uma parcela de renda fixa considerável e que boa parte dela tenha uma boa LIQUIDEZ do que tentar alcançar rendimentos fora da curva com essa parcela. Caso não tenha nenhum problema com essa estratégia, quais seriam os melhores ativos para manter os aportes no momento atual? SELIC? Tesouro? CDB?... Gostaria da ajuda de vocês nessas questões, desde já eu agradeço!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Iago, uma das partes mais importantes em se ter renda fixa é a previsibilidade dos rendimentos que você gera. Negligenciar a renda fixa é perder oportunidades incríveis de ganhos com um risco muito menor que a renda variável."Garimpando" um pouco, você consegue montar uma carteira de renda fixa de rentabilidade de 10\% a.a. de maneira até que fácil. Em um momento de volatilidade como vivemos desde o ano passado, com a bolsa despencando, seria pouco prudente deixar de lado a sua carteira de renda fixa. Lembre-se sempre que é ela que traz equilíbrio ao seu portfólio. Manter por exemplo todos seus aportes em tesouro SELIC, hoje, por exemplo, seria estar tendo rentabilidade real negativa, porque os 2\% de rendimento não pagam a inflação do mesmo período. Obviamente, para sua reserva de emergência e reserva de oportunidade você deve buscar liquidez diária, que é justamente para usar quando for necessário.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Bom, eu procuro manter no máximo uns 25\% em renda fixa, ao meu ver tesouro Selic no momento não é bom, pois está pagando menos que a inflação, mas se não gostaria de ver a questão da marcação a mercado, sugiro pelo menos no ato de fazer aportes, avaliar o que trás maior rentabilidade no momento, pois assim você consegue garantir uma defesa da sua carteira em caso de rentabilidade baixa em outros investimentos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Iago, acho que pra renda fixa, o ideal seria vc considerar outros investimentos como LCI e LCA, isentos de imposto de renda. No módulo 3 estou tendo mais conhecimento sobre esses investimentos. Achei muito viável as letras de crédito, no banco inter tem bons LCI para 180 dias, até pra 90 dias já encontrei.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Se você se sente confortável com essa estratégia... Warren Buffett mesmo diz: só devemos investir no que entendemos, então é normal você ter essa estratégia agora, que pode parecer mais simples, mas eu vejo como correta.
Sobre a renda fixa: Pesquise sobre a rega dos 80. fala sobre \% em cada renda. rs É bem legal. Eu tenho 34 anos e tenho 70\% em renda variável. Acho que daqui 6 anos vou baixar para 50\%/50\%.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Iago, você entrou no mercado financeiro em um momento que a Renda Fixa não está no seu ápice, o que é claro, acaba contribuindo para que você ignore a importância dela. Se você observar historicamente, vai ver que a rentabilidade do Ibovespa foi 11\% dolarizado (a.a), vai ver que HOJE temos investimentos em Renda Fixa, na pior fase oferecendo mais que isso. Não negligencie completamente a importância desse tipo de investimento, diversifique entre as diferentes classes, se não encontrar boas oportunidades no momento, aguarde, no futuro elas vão surgir, mas não fique preguiçoso e nem deixe de pesquisa-las.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Eu só tenho tesouro SELIC, mas o módulo 3 me abriu um leque de possibilidades. Ainda montando a reserva de emergência, fico pouco "amarrada" no tesouro mas, penso que é possível com um olhar mais aprofundado, se arriscar menos e ganhar mais. Acredito que a Selic subindo, e com o conhecimento que estamos adquirindo, faremos excelentes negócios na renda fixa.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...