Jump to content
  • 0

Prima sem noção caindo em golpe, como lidar?


Convidado Anônimo

Pergunta

Minha prima tem 16 anos e se acha a entendedora do mundo
Acontece que ela não é, nem tem muita noção de dinheiro

Chegou pedindo 500 reais dizendo que faria um investimento com um conhecido do Instagram e devolveria em 15 minutos, pois ganharia 3000 reais na hora 🤡
Não sei quantas red flags a mais poderia existir numa única frase, mas ela foi em frente e levou um golpe

Fui dar uma bronca nela e ela apenas riu de nervosa sem levar a sério, argumentando que 500 reais não era tanto dinheiro
Entretanto, conheço o pai dela e ele se mata pra dar tudo de bom para a filha dele

Não sei como abordar os pais dela com essa informação
E a pior parte é que estou na semana de não reclamar, então se isso contar como desabafo, terei que recomeçar a contagem dos 7 dias

Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Minha prima tem 16 anos e se acha a entendedora do mundo
Acontece que ela não é, nem tem muita noção de dinheiro

Chegou pedindo 500 reais dizendo que faria um investimento com um conhecido do Instagram e devolveria em 15 minutos, pois ganharia 3000 reais na hora 🤡
Não sei quantas red flags a mais poderia existir numa única frase, mas ela foi em frente e levou um golpe

Fui dar uma bronca nela e ela apenas riu de nervosa sem levar a sério, argumentando que 500 reais não era tanto dinheiro
Entretanto, conheço o pai dela e ele se mata pra dar tudo de bom para a filha dele

Não sei como abordar os pais dela com essa informação
E a pior parte é que estou na semana de não reclamar, então se isso contar como desabafo, terei que recomeçar a contagem dos 7 dias

Quem tem 16 anos não tem noção de dinheiro, nem de nada kkkk

Se não é você que tá dando esse dinheiro pra ela (não é pra soar grosseiro), mas acho que você tem que cuidar mais da sua vida. Não tem muito o que fazer.

Pode tentar falar com seu tio (o pai da sua prima = tio. Certo? Falou como se fosse um conhecido kkkkk) e mandar a real, não tem muita tática. Se funcionar, funcionou.

Mesmo assim acho invasivo, a filha é dele, o dinheiro é dele... Enfim, não dá pra bancar o justiceiro com base na sua régua.

 

Editado por Raphael McLovin
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Minha prima tem 16 anos e se acha a entendedora do mundo
Acontece que ela não é, nem tem muita noção de dinheiro

Chegou pedindo 500 reais dizendo que faria um investimento com um conhecido do Instagram e devolveria em 15 minutos, pois ganharia 3000 reais na hora 🤡
Não sei quantas red flags a mais poderia existir numa única frase, mas ela foi em frente e levou um golpe

Fui dar uma bronca nela e ela apenas riu de nervosa sem levar a sério, argumentando que 500 reais não era tanto dinheiro
Entretanto, conheço o pai dela e ele se mata pra dar tudo de bom para a filha dele

Não sei como abordar os pais dela com essa informação
E a pior parte é que estou na semana de não reclamar, então se isso contar como desabafo, terei que recomeçar a contagem dos 7 dias

Olha só, eu falo, não é possível que alguém cai nesse golpe de quando é hackeado o Instagram. Mas como meu pai sempre fala, se tem alguém vendendo é porque tem alguém comprando, isso vale para golpes, se tem alguém aplicando, tem alguém caindo kkkkkkk

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom 16 anos com vontade de fazer merda , deixa ela errar e aprender … se você já falou e avisou , na fez sua parte !

se ela tem pai, não acho que você deveria ficar entrando muito no meio , no máximo se pedirem algum conselho (você ainda pode sair de chato na história )

sobre reclamar , você pode sim desde que seja com uma ação produtiva pra resolver a situação (só não vale reclamar por reclamar )

o jovem tem impulso pra fazer merda e as vezes fazer merda também nos ensina muitas coisas ( mas se esse pai cortasse a mesada por uns 3 meses de castigo seria ima lição bem gostosa - ainda mais se ele aplicar num tesouro selic e mostrar pra ela 90 dias depois como os juros reais sobem  comparado a pix mágico )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Se você tem liberdade com sua prima, acho que não vale espisinhar ela por ter caído no golpe, mas é uma boa oportunidade para tentar explicar para ela que não existe fórmula mágica, que ninguem vai transformar 500 em 3000 em 15 minutos.  Que esses 500 reais sejam encarados como se fosse uma a u l a. onde você espera que ela tenha aprendido que não existe dinheiro fácil.

Em vez de reclamar, dê uma aula, falando de boa.

Sobre os 16 anos, sei bem como é; meus filhos já passaram dessa idade, mas toda vez que minha filha diz: "Pai, o Gustavo - tem 4 anos - está impossível", eu retruco com um "é mesmo filha, espera só até ele ter 15 anos para você ver como será.... rsssss".  A primeira vez que falei ela perguntou se era praga minha, e respondi que não, nunca; apenas para ela se prepara pois ainda tem 11 anos para isso.  Essa é a idade que os aborrecentes se acham donos da verdade e fazem as maiores merdas....

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então, 16 anos...

Enfim, os colegas acima, disseram tudo

Pergunta, ela perdeu o dinheiro de quem? Pois se você não emprestou, provavelmente alguém, foi o pai?

O fato dela falar que R$ 500,00 não é tanto dinheiro assim, diz muito já.

Bem, ela precisa entender que dinheiro é dinheiro, e que ele não vem de magica, os rendimentos saem de algum lugar.

Depois de passar 30min no telefone, ano passado, explicando pra um amigo de um amigo, que ele estava investindo em um golpe, e ele não conseguia entender, eu faço minha parte mais breve hoje, geralmente explicando que, faz  anos que eu acompanho pessoas caindo em golpe/piramides/esquemas, exatamente como o seu, a formula magica que você escutou, essas pessoas escutaram também, e me contaram com a mesma empolgação, e todas elas tinham a estrutura/historia parecida, e que aplicações sérias, fazem sentidos por N fatores , mas com rendimentos muito menores, e que o dinheiro precisa sair de algum lugar pra te pagarem, e os meios pra investir naquilo são regulados de varias formas, e que você pode validar isso, e que aquilo que ela esta vendo, é OBVIO que é um golpe, e que eu não tenho duvidas, e que aquilo não é um debate, ou pra ela contornar a objeção, mas sim um aviso, que ela esta "investindo" em uma FRAUDE.

Depois disso, pergunto se a pessoa quer escutar as diferentes formas de identificar um golpe, e de como aquilo não faz sentido, e também, se quer escutar como aplicações de verdade funcionam, como te pagam, enfim, qualquer coisa diferente disso, eu encerro o assunto e vou cuidar da minha vida.

Faço isso uma única vez, e gasto agora uns 2min no máximo 5 kkkkkk

Sei que a vontade de cuidar de quem você gosta é grande, mas existe um limite para não ficar se desgastando

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Minha prima tem 16 anos e se acha a entendedora do mundo
Acontece que ela não é, nem tem muita noção de dinheiro

Chegou pedindo 500 reais dizendo que faria um investimento com um conhecido do Instagram e devolveria em 15 minutos, pois ganharia 3000 reais na hora 🤡
Não sei quantas red flags a mais poderia existir numa única frase, mas ela foi em frente e levou um golpe

Fui dar uma bronca nela e ela apenas riu de nervosa sem levar a sério, argumentando que 500 reais não era tanto dinheiro
Entretanto, conheço o pai dela e ele se mata pra dar tudo de bom para a filha dele

Não sei como abordar os pais dela com essa informação
E a pior parte é que estou na semana de não reclamar, então se isso contar como desabafo, terei que recomeçar a contagem dos 7 dias

Seleção natural? Me apresenta ela que tenho uma proposta de investimento para apresentar!!

Bom, eu acho que é difícil fazer a pessoa dar valor ao dinheiro enquanto derem o dinheiro pra ela. O que precisa é cortar consideravelmente a grana dela pra ela se virar com o pouco que vai ter.

Qualquer quantia, se for pra jogar fora, é muito!

Em geral, eu provavelmente me afastaria da pessoa caso percebesse que ela realmente está "de boa" de ter passado por isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

É meio complicado interferir na relação dela com o pai dela. A não ser que você perceba que é algo que tá se tornando recorrente, as vezes pode ser bom pra salvar até ela mesmo da ruina.

Mas se você tiver intimidade com ela, eu teria uma conversa legal explicando sobre investimentos, pra ela entender como é "chato" e demorado, não esse negócio de coloca 100 e saca 1000 em uma hora.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/05/2023 at 06:45, Guest Anônimo disse:

Minha prima tem 16 anos e se acha a entendedora do mundo
Acontece que ela não é, nem tem muita noção de dinheiro

Chegou pedindo 500 reais dizendo que faria um investimento com um conhecido do Instagram e devolveria em 15 minutos, pois ganharia 3000 reais na hora 🤡
Não sei quantas red flags a mais poderia existir numa única frase, mas ela foi em frente e levou um golpe

Fui dar uma bronca nela e ela apenas riu de nervosa sem levar a sério, argumentando que 500 reais não era tanto dinheiro
Entretanto, conheço o pai dela e ele se mata pra dar tudo de bom para a filha dele

Não sei como abordar os pais dela com essa informação
E a pior parte é que estou na semana de não reclamar, então se isso contar como desabafo, terei que recomeçar a contagem dos 7 dias

Tem algumas coisas que me incomodam aqui.

Primeiro é você ter dado o dinheiro. Você sabia que era golpe.

Segundo é ela achar que é pouco dinheiro.

Terceiro é você não saber se  fala com o pai dela sobre o ocorrido.

Nós é que não temos de nos meter na criação dos outros, porém falta conhecimento ao pai, falta a menina trabalhar para ajudar na casa, e falta você ajudá-los.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/05/2023 at 06:45, Guest Anônimo disse:

Minha prima tem 16 anos e se acha a entendedora do mundo
Acontece que ela não é, nem tem muita noção de dinheiro

Chegou pedindo 500 reais dizendo que faria um investimento com um conhecido do Instagram e devolveria em 15 minutos, pois ganharia 3000 reais na hora 🤡
Não sei quantas red flags a mais poderia existir numa única frase, mas ela foi em frente e levou um golpe

Fui dar uma bronca nela e ela apenas riu de nervosa sem levar a sério, argumentando que 500 reais não era tanto dinheiro
Entretanto, conheço o pai dela e ele se mata pra dar tudo de bom para a filha dele

Não sei como abordar os pais dela com essa informação
E a pior parte é que estou na semana de não reclamar, então se isso contar como desabafo, terei que recomeçar a contagem dos 7 dias

Primeira coisa: saia desse desafio. É uma perda de tempo.

Segunda coisa: fale pro pai dela q ELE está te devendo 500 reais pelos motivos tal, tal e tal. Joga essa merda no ventilador. Tu não é baú pra guardar segredo e ainda vai entubar um preju de quinhetao?

Quando eu tinha 16 anos a única coisa q eu pensava era quando seria a próxima micareta no Mauá e hoje o povo faz isso. Putz há 20 anos 500 reais eram 2 salários mínimos, se eu fizesse uma merda dessas meus pais esfregariam minha cara no muro chapiscado. Não sei o q se sucede com essa geração z 🤦🏼‍♀️

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bárbara, eu entendo sua preocupação com sua prima, mas não acredito que você deva intervir nas atitudes dela. Você pode aconselhar, mas há pessoas que não querem ouvir. Eu falo uma vez, e sigo em frente com minha vida. Outro dia vi um colega meu postando pirâmide no Instagram. Aproveitei que ele parou de falar comigo um tempo atrás, e deixei quieto. Infelizmente muita gente só aprende com as perdas. E por mais que falemos, aconselhemos, não podemos de forma alguma colocar nossa certeza dentro do cérebro de ninguém. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Ulisses Valentim Ferreira disse:

Bárbara, eu entendo sua preocupação com sua prima, mas não acredito que você deva intervir nas atitudes dela. Você pode aconselhar, mas há pessoas que não querem ouvir. Eu falo uma vez, e sigo em frente com minha vida. Outro dia vi um colega meu postando pirâmide no Instagram. Aproveitei que ele parou de falar comigo um tempo atrás, e deixei quieto. Infelizmente muita gente só aprende com as perdas. E por mais que falemos, aconselhemos, não podemos de forma alguma colocar nossa certeza dentro do cérebro de ninguém. 

Isso aí; o pior cego é aquele que não quer ver....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
42 minutes ago, Ulisses Valentim Ferreira disse:

Bárbara, eu entendo sua preocupação com sua prima, mas não acredito que você deva intervir nas atitudes dela. Você pode aconselhar, mas há pessoas que não querem ouvir. Eu falo uma vez, e sigo em frente com minha vida. Outro dia vi um colega meu postando pirâmide no Instagram. Aproveitei que ele parou de falar comigo um tempo atrás, e deixei quieto. Infelizmente muita gente só aprende com as perdas. E por mais que falemos, aconselhemos, não podemos de forma alguma colocar nossa certeza dentro do cérebro de ninguém. 

Eu o q menino? Não fui eu q fiz o post

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...