Jump to content
  • 0

Montando a primeira carteira - dificuldade de pesquisa


Matheus Cunha De Almeida

Pergunta

Fala galera, queria uma ajuda de alguns investidores com já alguma experiência.

Finalizei o curso há poucos dias e no momento estou no processo de pesquisar ações para compor a parcela variável da minha carteira.

Nesse contexto, a dificuldade que venho enfrentando é relativa à quantidade de ações disponíveis pra pesquisar. Mesmo pesquisando por setor, são muitas as opções para pesquisar, e assim acaba ficando difícil não optar por ações "famosinhas" e bem recomendadas como WEG e Itausa. Como contornar essa situação? 

Outra dúvida é a seguinte: a WEG, por exemplo, me parece bastante cara no momento. Para o investidor buy and hold faz sentido comprá-la mesmo cara ou é melhor esperar uma oportunidade mais barata?

Abraços!

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
45 minutes ago, Matheus Cunha De Almeida disse:

Fala galera, queria uma ajuda de alguns investidores com já alguma experiência.

Finalizei o curso há poucos dias e no momento estou no processo de pesquisar ações para compor a parcela variável da minha carteira.

Nesse contexto, a dificuldade que venho enfrentando é relativa à quantidade de ações disponíveis pra pesquisar. Mesmo pesquisando por setor, são muitas as opções para pesquisar, e assim acaba ficando difícil não optar por ações "famosinhas" e bem recomendadas como WEG e Itausa. Como contornar essa situação? 

Outra dúvida é a seguinte: a WEG, por exemplo, me parece bastante cara no momento. Para o investidor buy and hold faz sentido comprá-la mesmo cara ou é melhor esperar uma oportunidade mais barata?

Abraços!

Boa tarde.

Investidor Buy'n Hold não costuma olhar preço.

Tem que analisar os fundamentos, colocar no diagrama do cerrado, dar sua nota e comprar conforme ele indica. Ele já costuma te direcionar para o que está mais descontado naquele momento, fazendo uma média com o que está "em falta" pra sua carteira.

Se estiver tudo "caro", vc vai comprar mesmo assim. A longo prazo esses valores de hoje não são nada.

Agora se vc tiver uma reserva de oportunidade, vc pode ficar esperando, por exemplo, uma crise em WEGE3 para aportar.

Abs.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Sobre como achar ativos, vou falar um pouco o que eu ando fazendo. 

 

Primeira coisa, na verdade são duas, que faço "ao mesmo tempo" que é entender se na carteira estou buscando um ativo do topo, do meio ou da base, pois só com isso você já vai ter uma visão melhor do tamanho da empresa que esta buscando. Além disso definir o setor e subsetor que gostaria de entender/investir.

 

Com base no tipo de empresa que você definiu no ponto 1 (topo, meio ou base) já vai facilitar um pouco em relação a ser "famosinha" ou não, pois por exemplo, se você escolher o setor financeiro e mais especificamente de bancos, além disso escolher também que quer uma empresa da base, ou seja, seria um banco Large Cap. Nessa dai já vai ficar fácil de entender que então esta buscando algo entre Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e etc. 

 

Nessa linha de raciocinio não tem muito como você fugir dos "famosinhos", pois Large Cap é mais restrito e daí você começa a sua analise entre eles para ver qual você prefere. 

 

Agora seguindo a mesma ideia só que alterando um pouco para exemplificar, vamos supor que você queira um banco do topo, ou seja uma Small Cap, então é nesse cenário que foge do comum, pois está buscando empresas "pequenas", que são mais arriscadas e com mais potencial de crescimento.

 

Como disse eu estou seguindo essa linha de raciocinio, mas estou aprendendo também, então não sei se será esse o meu metódo definitivo, mas eu gostei muito da ideia de escolher primeiro o tipo de empresa para depois buscar a empresa em si, pois não faz sentido você estar precisando de uma empresa de base na sua carteira e estar analisando small caps. 

 

Se alguém discordar da minha linha de raciocinio sintam-se livres para comentar. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Leo Rogerio Da Silva Moreira excelente explicações e pontos observados, acho que é isso aí mesmo, primeiro precisa entender em qual ponto de organização da pirâmide está e depois começar a entender a empresa que tu tens em vista.

Sobre o preço, mesma coisa, a análise do preço é o último fator é apenas um indicativo e não um limitador de compra.

Sobre a empresa ser "famosinha" dependendo da situação é normal, e se tu souber o porque escolheu a empresa não tem problema se é famosinha ou se é desconhecida, olhe os fundamentos, entenda do setor e queira investir nela.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...