Jump to content

Vivendo o contra-fluxo


Recommended Posts

2 minutes ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas!

Desde janeiro, o valor da minha carteira de RV está um CAOS!  Caiu muito, mas muito mesmo.  Ações, FIIs, tudo beeem para baixo.

Eu continuo fazendo os meus aportes normalmente, e seguindo a minha estratégia de alocação e o método burro (que de burro não tem nada, rsss).  Nesses 4 meses, apesar de uma RF convidativa em termos de taxas, os preços dos FIIs e ações que eu escolhi ter na minha carteira estavam ladeira abaixo.  Empresas boas, FIIs bons (quase todos), negociados por um preço muito abaixo do VP.

Para mim, que sou sardinha há pouco tempo, nunca tinha vivido um momento assim onde todo mês eu aportava uma grana boa e via o total da minha carteira estacionado, na melhor das hipóteses.  Cheguei até a inventar (na minha imaginação) que eu estava vivendo a maldição do valor X.  Não importava quanta grana eu aportava, o valor não crescia.

Raul e outros analistas sempre falando que os ativos de RV estão baratos, que quando a Selic começar a cair, os preços vão começar a subir e vai ter muita gente chorando que não comprou quando estava barato...

Aliás, esse é um movimento comum de quem não tem estratégia, comprar na alta e vender na baixa.

Apesar de tudo isso jogando contra, o DY, tanto de ações quanto FIIs está bom.  Meus FIIs estão me pagando acima da Selic; agora em Maio a minha renda passiva foi a melhor até hoje, quase o triplo de maio/22 (tá certo que tem bem mais grana lá), onde as ações fizeram a minha alegria.  São 44 eventos diferentes de proventos para cair esse mês e pode ser que tenha ainda mais....  Se uma imagem diz mais que 1000 palavras, esse gráfico de proventos é uma delícia de olhar.  Cada barrinha vertica no mês representa um ativo diferente.  

image.png.b358a0ac7bf1151d12ee6ae100d201c8.png

Agora que vemos a inflação mais ou menos sob controle, medidas que tendem a controlar a inflação, tal como o término da paridade internacional no preço dos combustíveis (mesmo que eu não concorde com isso) que deve ajudar a conter aumentos de preços, calabouço fiscal sendo aprovado, etc... todas medidas que podem levar a tão sonhada redução da Selic.

Apesar de muito aporte, o valor da carteira não cresceu esse ano, o que chega ser frustrante, teve mês até que diminuiu, apesar de eu não ter resgatado nada....

image.png.77fcbd34ffad6bec3dc9885d134d388b.png

Essas duas últimas semanas tem sido uma alegria só na recomposição do valor da minha carteira - ações para cima, FIIs para cima, só alegria (exceto na hora de aportar).  Mesmo assim, muitos dos ativos em que invisto ainda estão baratos; não tanto quanto há um mês, mas ainda baratos.

Será que vou ver a sonhada alavancada no valor da carteira?  Já botei muita grana nos ativos desde Janeiro e o valor total da carteira estava estável, mas já recuperou uma boa parte das perdas sofridas no periodo...

Nós, as sardinhas Pobres Premium, estamos precisando de uma alegriazinha de ver os ativos se valorizarem e assim sentirmos o conforto de ver a estratégia de longo prazo dando resultado.

E aí cardume?  Como está a situação de vocês?  Estão também vendo o valor da carteira melhorar?  E a renda passiva, está também em crescimento?  Será que vamos finalmente decolar?

Comentem aí....

Sim, vai alavancar, mas acho que ainda tem um pouco de chão. Estamos subindo faz alguns dias, mas eu estimo que ainda deve acontecer uma nova queda. Mas isso é só especulação.

Eu acredito sim que vai virar foguetinho a sua carteira até o final do ano e que vc está fazendo certo. Inclusive suas postagens desse tipo tem me feito ter mais juízo e tentar seguir o modelo mais adequadamente.

Te parabenizo novamente, muito legal ver isso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Rai Nunes disse:

Sim, vai alavancar, mas acho que ainda tem um pouco de chão. Estamos subindo faz alguns dias, mas eu estimo que ainda deve acontecer uma nova queda. Mas isso é só especulação.

Eu acredito sim que vai virar foguetinho a sua carteira até o final do ano e que vc está fazendo certo. Inclusive suas postagens desse tipo tem me feito ter mais juízo e tentar seguir o modelo mais adequadamente.

Te parabenizo novamente, muito legal ver isso.

Fico feliz sempre que consigo causar uma boa impressão!!  Eu engano bem....🤣🤣

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olhem a janela de oportunidade se fechando:  Esses gráficos abaixo são os últimos 6 meses de alguns FIIs escolhidos aleatoriamente.  Da para ver claramente a queda no valor das cotas pós início da era L-Nove e agora as mesmas recuperando o valor no último mês.  Quem teve coragem de comprar quando as cotações estava mais baixas que pre-sal vai ver uma baita valorização de patrimônio....  Liquidação no fim, mas garimpando, ainda tem muita coisa boa que ainda está barata...

 

image.png.c69ee2334a08d48f48bff956d007c66a.png

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, William Redig disse:

Olhem a janela de oportunidade se fechando:  Esses gráficos abaixo são os últimos 6 meses de alguns FIIs escolhidos aleatoriamente.  Da para ver claramente a queda no valor das cotas pós início da era L-Nove e agora as mesmas recuperando o valor no último mês.  Quem teve coragem de comprar quando as cotações estava mais baixas que pre-sal vai ver uma baita valorização de patrimônio....  Liquidação no fim, mas garimpando, ainda tem muita coisa boa que ainda está barata...

 

image.png.c69ee2334a08d48f48bff956d007c66a.png

Agora que estou com a grana do aporte, estou só decidindo a compra :)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não tenho nem acompanhado para te falar a verdade, até o valor que estou recendo de FIIs não estava acompanhando. Fiz essa semana por curiosidade, e fiquei feliz, que nos 6 primeiros meses de 2023, recebi mais dividendos do que nos 6 primeiros meses de 2022, espero que 2023 venha um novo recorde de dividendos. Patrimônio é consequência 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Não tenho nem acompanhado para te falar a verdade, até o valor que estou recendo de FIIs não estava acompanhando. Fiz essa semana por curiosidade, e fiquei feliz, que nos 6 primeiros meses de 2023, recebi mais dividendos do que nos 6 primeiros meses de 2022, espero que 2023 venha um novo recorde de dividendos. Patrimônio é consequência 

Rapaz, o negócio anda tão ruim que eu já acho que no segundo semestre as coisas vão andar um pouquinho e vou ter a sensação de que vai estar tudo voando kkkkkk

Só não vou comemorar porque desde a pandemia eu fico achando que o próximo ano vai ser foda e fica tudo morno.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Rai Nunes disse:

Rapaz, o negócio anda tão ruim que eu já acho que no segundo semestre as coisas vão andar um pouquinho e vou ter a sensação de que vai estar tudo voando kkkkkk

Só não vou comemorar porque desde a pandemia eu fico achando que o próximo ano vai ser foda e fica tudo morno.

Eu estou feliz do jeito que esta, estou na fase de acumulação de patrimônio, quanto mais ativos caindo, sei que posso seguir aportando sem medo de ser feliz

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@William Redig, como vc pode ver no gráfico, desde 14/01/21 que minha rentabilidade está totalmente de lado, mas sigo aportando todos os meses, sendo que em muitos desses meses eu aportava e o valor na carteira mais o aporte ficava menor do que o valor do mês anterior. 

Como já acompanhei alguns desses ciclos econômicos, segui tranquilo por esse período, entendendo que era um momento pra eu aumentar o máximo possível a minha quantidade de cotas, já que o foco é o longo prazo, o que pode ser visto se pegarmos um recorte temporal maior, no qual minha carteira tranquilamente bate ibov, cdi. 

Por fim, lógico que ninguém tem bola de cristal, mas creio que se não forem feitas grandes cagadas econômicas, em breve vc verá mágica da RV . hehe 

 

 

image.png.63d9ee053859e75dd3158b997ff3a73e.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Gustavo Dantas disse:

@William Redig, como vc pode ver no gráfico, desde 14/01/21 que minha rentabilidade está totalmente de lado, mas sigo aportando todos os meses, sendo que em muitos desses meses eu aportava e o valor na carteira mais o aporte ficava menor do que o valor do mês anterior. 

Como já acompanhei alguns desses ciclos econômicos, segui tranquilo por esse período, entendendo que era um momento pra eu aumentar o máximo possível a minha quantidade de cotas, já que o foco é o longo prazo, o que pode ser visto se pegarmos um recorte temporal maior, no qual minha carteira tranquilamente bate ibov, cdi. 

Por fim, lógico que ninguém tem bola de cristal, mas creio que se não forem feitas grandes cagadas econômicas, em breve vc verá mágica da RV . hehe 

 

 

image.png.63d9ee053859e75dd3158b997ff3a73e.png

Entendo não ser o resultado desejado, mas de lado ela não está... Principalmente vendo o IBOV caindo e vc não.

Tracei uma linha conservadora:

image.png.3ba7beff5bcd31d21cb06f62f7404bc5.png

Link para compartilhar
Share on other sites

Galera sou novato( minha primeira participação caso estiver errado me desculpem) tenho alguns fundos imobiliários estão todos com crescimento  fico na dúvida se já subiu e agora não devo comprar por estar caro .

Na média o preço dos fundos ainda estão baratos ? Mesmo com essa leve alta na minha carteira?

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Fernando bicalho Camilo pinto disse:

Galera sou novato( minha primeira participação caso estiver errado me desculpem) tenho alguns fundos imobiliários estão todos com crescimento  fico na dúvida se já subiu e agora não devo comprar por estar caro .

Na média o preço dos fundos ainda estão baratos ? Mesmo com essa leve alta na minha carteira?

Na média ainda estão baratos.

A menos que vc esteja com foco em dividendo, lembrando que nas aulas o Raul "sem querer" fala que se comprar FIIs de início vc vai atrasar um pouco sua vida.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutes ago, Fernando bicalho Camilo pinto disse:

Galera sou novato( minha primeira participação caso estiver errado me desculpem) tenho alguns fundos imobiliários estão todos com crescimento  fico na dúvida se já subiu e agora não devo comprar por estar caro .

Na média o preço dos fundos ainda estão baratos ? Mesmo com essa leve alta na minha carteira?

Nem todos estão baratos, mas muitos ainda estão.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutes ago, Fernando bicalho Camilo pinto disse:

Muito obrigado meu querido minha primeira aula vai ser dia 31/05 cheguei agorinha , muito obrigado pelo retorno 

Pega seu dinheiro, coloca na SELIC e conclua o cvrso antes de começar a aportar.

Como diz o Raul: não investiu todo esse tempo, por que vai ficar com pressa agora?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutes ago, Fernando bicalho Camilo pinto disse:

Muito obrigado meu querido minha primeira aula vai ser dia 31/05 cheguei agorinha , muito obrigado pelo retorno 

Em quanto não pode ver as aulas, pode maratonar os vídeos de YouTube do Raul

Procure: sardinha FIIS, sardinha carteira, sardinha, sardinha + qualquer assunto que tiver dúvidas 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Rai Nunes disse:

Pega seu dinheiro, coloca na SELIC e conclua o cvrso antes de começar a aportar.

Como diz o Raul: não investiu todo esse tempo, por que vai ficar com pressa agora?

Pior que já  tô investindo a algum tempo  já tenho uma certa posição  montada , como o tema  foi  que a oportunidade estava passando gostaria de me posicionar antes . Mas  realmente pode ser uma opção  esperar não tinha pensado nisso, muito obrigado pela dica

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Fernando bicalho Camilo pinto disse:

Pior que já  tô investindo a algum tempo  já tenho uma certa posição  montada , como o tema  foi  que a oportunidade estava passando gostaria de me posicionar antes . Mas  realmente pode ser uma opção  esperar não tinha pensado nisso, muito obrigado pela dica

Ainda assim, deixa a posição pausada (não vende nada), guarda na SELIC o que vc tem. Depois do curso vc decide o que fazer.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...