Jump to content
  • 0

DUVIDA, Golden Share.


Heverton Marcelo Nunes

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

"A golden share ou ação de ouro é uma terminologia utilizada no mercado acionário consistente na criação de ações que serão retidas pelo poder público no momento em que se desfaz do controle acionário de sociedades onde detinha participação (a chamada privatização). 

O mecanismo das golden shares foi criado na Inglaterra na década de 1980 para ser uma espécie de participação acionista detida pelo Estado, que apesar de ser minoritária confere poderes especiais. A possibilidade de intervenção do governo na empresa, porém, não é bem vista pelo mercado financeiro e pode ter um efeito negativo sobre o valor dos ativos. Por isso mesmo, está em discussão no seio da União Europeia proibir os vários países membros de possuir golden shares em empresas, por norma que já pertenceram ao universo público e foram privatizadas."

Fonte Wikipidia 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/05/2023 at 11:12, Heverton Marcelo Nunes disse:

BOM DIA! Sardinhas alguém pode me esclarece essa dúvida?

Oque significa Golden Share ? 

 O Governo Federal possui uma Golden Share.

 

@Heverton Marcelo Nunes complementando, quando o Governo privatiza uma Estatal, mesmo não sendo mais o sócio majoritário, o Governo tem o voto que pode vetar alterações na empresa, ou seja, ela ainda tem o poder nas decisões que podem afetar a soberania nacional, por exemplo.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/05/2023 at 13:24, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

"A golden share ou ação de ouro é uma terminologia utilizada no mercado acionário consistente na criação de ações que serão retidas pelo poder público no momento em que se desfaz do controle acionário de sociedades onde detinha participação (a chamada privatização). 

O mecanismo das golden shares foi criado na Inglaterra na década de 1980 para ser uma espécie de participação acionista detida pelo Estado, que apesar de ser minoritária confere poderes especiais. A possibilidade de intervenção do governo na empresa, porém, não é bem vista pelo mercado financeiro e pode ter um efeito negativo sobre o valor dos ativos. Por isso mesmo, está em discussão no seio da União Europeia proibir os vários países membros de possuir golden shares em empresas, por norma que já pertenceram ao universo público e foram privatizadas."

Fonte Wikipidia 

obrigado!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/05/2023 at 13:13, William Redig disse:

Oi @Heverton Marcelo Nunes e @Flavio Prado,

É isso que o governo perdeu na privatização da Eletrobrás?   Se não me engano, nenhum acionista tem mais de 10% do poder de voto, independente de sua participação acionárias...

A acão de ouro virou ação de ourina... rss

@William Redig não sei dizer se o Governo perdeu a Golden Share na Eletrobrás, pois não tenho interesse na empresa e não a estudei, mas acho difícil não ter a Golden Share.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@William Redig não sei dizer se o Governo perdeu a Golden Share na Eletrobrás, pois não tenho interesse na empresa e não a estudei, mas acho difícil não ter a Golden Share.

oi @Flavio Prado,Na privatização, uma das regras foi que nenhum acionista tem mais de 10% dos votos, independente de quantas cotas tenha,  o governo continua tendo uns 30+ porcento das ações, mas na hora de votar só vale 10%.  Por isso falei que perdeu a golden share, o ouro virou ourina.  É isso que estão tentando reverter.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...