Jump to content
  • 0

Subscrição - Sobras


Marcos Rodrigues

Pergunta

Pessoal, vi um investidor falando que está vendendo as cotas que possui de um determinado fundo para comprar novas cotas do mesmo fundo através das Sobras de uma Subscrição atual.
Vale lembrar que ele tinha cotas anteriormente, teve direito a Subscrição e o fez e com isso agora tem direito as sobras.

Eu realmente não sei se isso é um ganho válido/normal/permitido.
Tenho uma quantidade relevante disponível de sobras no momento, e com isso vi a possibilidade de ainda ter um ganho nesse spread do preço. Vale lembrar que sei que não teria o fundo em carteira (consequentemente sem proventos) durante o período de tempo de emissão das cotas, podendo ser de até 6 meses, mas apenas fiquei em dúvida em saber se posso ou não fazer essa movimentação (caso queria).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Se você não sabe como funciona arbitragem de FIIs é meio arriscado fazer isso, você pode acabar perdendo dinheiro.

Como funciona resumidamente. Vamos supor que você tenha 50 cotas de um certo FII e ele esteja custando 102 reias agora no mercado secundário e ele fez uma subscrição no valor de 100 reais e você tem direito a 5 cotas. Você venderia essa 5 cotas, ficando com 45 e participaria da subscrição do seu direito em 5 cotas, no final do processo você teria as mesmas 5 cotas, com esse ganho de 10 reais. Só que essas cotas que você vendeu, você não vai receber os proventos dela. Do direito você recebe um provento proporcional, não sei como funciona o calculo. 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Marcos Rodrigues disse:

Pessoal, vi um investidor falando que está vendendo as cotas que possui de um determinado fundo para comprar novas cotas do mesmo fundo através das Sobras de uma Subscrição atual.
Vale lembrar que ele tinha cotas anteriormente, teve direito a Subscrição e o fez e com isso agora tem direito as sobras.

Eu realmente não sei se isso é um ganho válido/normal/permitido.
Tenho uma quantidade relevante disponível de sobras no momento, e com isso vi a possibilidade de ainda ter um ganho nesse spread do preço. Vale lembrar que sei que não teria o fundo em carteira (consequentemente sem proventos) durante o período de tempo de emissão das cotas, podendo ser de até 6 meses, mas apenas fiquei em dúvida em saber se posso ou não fazer essa movimentação (caso queria).

@Marcos Rodrigues complementando o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, quando você vender as cotas do FII você vai precisar calcular o IR sobre lucro e pagar o DARF, já que FII e ETF não tem isenção dos R$20mil. E se tiver prejuízo vai precisar deixar anotado para uso futuro.

Particularmente falando, não vejo um ganho relevante que justifique o trabalho de vender, calcular lucro/prejuízo e lançamento na declaração anual do ano seguinte. Muita coisa para um valor baixo.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Rai Nunes disse:

Quanto mais eu acompanho aqui, mais eu vejo que tenho para aprender. 

Muito bom. Muito obrigado!

Dois, de vez enquanto alguém fala sobre algo que eu não sei, principalmente sobre renda fixa ou um indicador diferente, já que eu sempre preferi estudar sobre mercado financeiro específico, a analise eu achei mais pratico terceirizar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...