Jump to content
  • 0

Dúvida sobre tesouro ipca+


Paulo Henrique Cavalcante da Silva

Pergunta

Olá pessoal, recentemente eu terminei o módulo de renda fixa e decidi investir alguns reais para ver como funciona na prática. Eu comprei uma fração do tesouro ipca+ e esses dias eu estava olhando a corretora e vi que o valor dele saiu de R$62,00 para R$60,77. Eu comprei o tesouro ipca + 3,74\% e agora a rentabilidade está a 3,79\%. Então, minha dúvida é, o valor diminuiu por que o indexador está maior que a rentabilidade ou por que foi apresentada uma rentabilidade maior do que a minha ou tem algum outro motivo?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Fala Paulo, isso acontece sim. Se o preço cai, isso quer dizer que a taxa de juros subiu, e acontece a situação ao contrário também. Onde é conhecida como marcação a mercado, tem um tópico "tesouro direto" que é feito uma baita explicação sobre o assunto com exemplo prático, procure esse tópico, que vai te auxiliar pra entender melhor isso, ok.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
O valor diminui porque a taxa de outro título similar sobe, ou seja, seu título fica menos interessante. Veja no site do tesouro como isso funciona e eu também fiz um resumo com desenho sobre isso e postei aqui no "resumos e comentários".
https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
O tesouro pré-fixado sempre tem um valor de R$1000,00 no vencimento e o tesouro IPCA tem o valor de R$ 1000,00 com ajuste da inflação. Ou seja, se a taxa de juros oferecida aumenta, o valor nominal do título tem que diminuir, para que no vencimento tenhamos o mesmo valor. O mesmo vale pra situação inversa, se a taxa de juros diminuir, o valor do título aumenta. É a partir desse movimento que conseguimos fazer a marcação à mercado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...